sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Documentário Autismo Enigma - A Teoria Bacteriana parte 2. Mosaico chamado autismo parte 2

Em dezembro de 2011 foi lançado o documentário canadense, Autism Enigma, na rede CBC de televisão, com o propósito de investigar e divulgar o trabalho de um grupo de cientistas empenhados em estudar o autismo de forma sistêmica com origem microbiana.

As entrevistas com estes cientistas para a produção do documentário, foram transcritas e, as traduções feitas por mim, estão sendo disponibilizadas aqui no blog.


Já postei a entrevista feita com o Prof. Jeremy Nicholson.


Hoje disponho a entrevista do Dr. Sidney Finegold, autoridade mundial em biologia de bactérias anaeróbicas e grande conhecedor de doenças produzidas por estes micro organismos. Com mais de 60 anos de carreira, sua reputação é reconhecida mundialmente.
Professor emérito de medicina, microbiologia, imunologia e genética molecular da UCLA School of Medicine.
Atualmente seu foco de trabalho está no papel de bactérias intestinais no autismo; diarréia e colites associadas a antibióticos; e no papel das bactérias intestinais em doenças auto imunes. Ele descobriu que esporos de clostridia se encontram em grandes quantidades em pacientes autistas o que o levou a exploração de espécies bacterianas no autismo e, mais recentemente, a descoberta de uma cepa crucial para a desordem.





Quanto tempo tem sua carreira em microbiologia?

Bem, meu primeiro artigo foi publicado em 1951. Foi com base no trabalho que fiz como estudante de medicina no final dos anos 40 e finalmente tinha dados suficientes para publicá-lo em 51. E nesse ponto, eu e minha esposa e outro estudante de medicina todos concordaram em tomar alguns antibióticos para ver qual seria o impacto sobre a flora intestinal, e então documentamos mudanças, mesmo com as técnicas rudes disponíveis naquele momento. Então eu tenho estado no meio desde essa época. Nossa 1ª pesquisa com anaeróbios entrou pela primeira vez na nossa coleção em 1957, mas nós estávamos trabalhando com eles por vários anos antes disso.

Quando você começou a fazer uma conexão entre bactérias intestinais e autismo?

Em 1998, eu recebi um telefonema do Dr. Richard Sandler em Chicago. Ele é um gastroenterologista pediátrico, e ele tinha visto o filho autista de uma senhora chamada Ellen Bolte. Ela tinha feito um trabalho notável de revisão da literatura médica sobre o autismo e doenças relacionadas, e concluiu que esta poderia muito bem ser uma infecção bacteriana. E ela pensou que o melhor exemplo disso era o botulismo infantil, onde o organismo cresce no intestino do bebê, produz a toxina que é absorvida. Ela vai para o sistema nervoso central e produz a doença. Isso está em contraste com o tipo mais comum de botulismo onde comemos um alimento e é contaminado com a toxina do organismo e não há envolvimento do intestino em tudo. A doença ocorre diretamente.

Então, ela tinha recomendado ao Dr. Sandler que ele tratasse seu filho com vancomicina oral, o raciocínio seria que esta droga iria ser ativa contra o tipo de organismo que poderia estar causando a doença, e que seria um grupo Clostridia. Eles são Gram-positivos e a  vancomicina é particularmente ativa contra organismos Gram-positivos. Então, ele concordou em fazer isso e a criança teve uma melhora dramática, começando dentro de alguns dias e persistindo por seis semanas enquanto ele ainda usava a droga.

Isto envolveu a melhoria nas habilidades de linguagem. Ele realmente não  tinha nenhuma linguagem de antemão, mas ele pegou algumas palavras e até mesmo começou a encadear sentenças no final, como: "Não, mamãe, eu gostaria desse." Ele era muito mais maleável. Ele ouvia as pessoas e respondia. Ele olhava para as pessoas, o que era bastante diferente do seu comportamento usual. Ele não tinha mais qualquer acesso de raiva e geralmente era uma criança muito melhor, quase normal.

Que impacto o uso de antibióticos repetidamente tem em bactérias do intestino?

Os antibióticos têm um impacto sobre a flora intestinal. Praticamente todos eles têm. Alguns, quando administrados sistemicamente, não entram no intestino, de modo que não deveriam, mas a maioria dos antibióticos, mesmo administrados sistemicamente, são secretados no intestino, em certa medida. Assim, praticamente todo o tempo que nós usamos antibióticos, um dos problemas menos conhecidos é que eles têm impacto na flora intestinal. Estamos descobrindo mais e mais nos últimos anos, que a flora intestinal faz uma série de coisas incríveis para o corpo. Nossa imunidade inata é desenvolvida em virtude da exposição a partir de bactérias que vivem no intestino. E sabemos agora que pelo menos algumas formas de obesidade estão relacionadas com alterações na flora bacteriana normal. Nós não sabemos se os antibióticos estão envolvidos nesse problema em particular, mas certamente parecem estar no autismo e claramente estão na colite dificile associada ao Clostridium. 
http://claumarcelino.blogspot.com/search/label/Fatores%20Metab%C3%B3licos

Nenhum comentário:

Postar um comentário