sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Um segundo cérebro

Um segundo cérebro

De acordo com o médico ortomolecular e cardiologista, Dr. Artur Lemos, o eixo cérebro-intestino é responsável por secretar quantidades significativas de hormônios. "O intestino possui uma rica rede neuronal o que permite dizer que o intestino é um 'segundo cérebro', responsável por 80% da nossa imunidade global", explica o médico.

O livro, Uma visão da medicina natural e ortomolecular para o controle e tratamento de doenças do aparelho digestivo, com lançamento previsto para o dia 02 de março na Loja Bemzen no Jardim Botânico, permite entender a relação do trato digestivo como todo o organismo, o que segundo a medicina ortomolecular, possibilita conduzir ao equilíbrio e produção das substâncias necessárias para conservar os tecidos em condições de funcionar plenamente, inclusive em circunstancias onde ocorre o desequilíbrio em conseqüências de processos degenerativos. "O funcionamento em conjunto das estruturas orgânicas define a harmonia do corpo, não havendo como sustentar o conceito de partes separadas e sim, tratar o indivíduo como um todo e como único", defende o Dr. Artur Lemos, autor do livro.

Segundo Artur Lemos, o intestino desempenha papel de relevância na formação da serotonina, um neurotransmissor indispensável para o bom humor e na formação do p53, um bloqueador do câncer. Ele explica no livro que o trato intestinal tem várias funções essenciais para o organismo, incluindo a digestão, a absorção dos nutrientes, criação de barreira impeditiva contras toxinas e bactérias do meio ambiente, síntese de proteínas ligadas à absorção de gorduras, secreção de imunoglobulinas, reabsorção de água e excreção de compostos do metabolismo. "Todas essas funções dependem de uma mucosa especializada e íntegra. Para a Medicina Ortomolecular a porta de entrada para inúmeros problemas relacionados à saúde é o aparelho digestivo", complementa o médico ortomolecular.

No decorrer dos dez capítulos do livro, Uma visão da medicina natural e ortomolecular para o controle e tratamento de doenças do aparelho digestivo, é possível identificar inúmeras doenças sistêmicas com origem em distúrbios gastrintestinais, que se relacionam com funções inadequadas do aparelho digestivo, incluindo a disbiose, hipocloridria, hiperpermeabilidade intestinal, alergia alimentar, superpovoamento bacteriano, detoxificação inadequada e má digestão dos alimentos, além de patologias como Psoríase, Acne, Síndrome da Fadiga Crônica, Doença Inflamatória Intestinal, Hiperatividade Infantil, Alergias, Fibromialgia, Artrose, Artrite Reumatóide, e com sintomas de artralgia, cefaléia, distensão abdominal, déficit cognitivo, dor abdominal, pirose, fadiga, insônia, depressão e erupções cutâneas. A visão da medicina ortomolecular direciona o leitor para a busca de conjugar o desaparecimento dos sintomas das doenças e concomitantemente buscar a recuperação da boa saúde.

Dr. Artur Henrique Lemos é Diretor Médico do Centro de Medicina Integrada Dr Artur Lemos, Pós Graduado em Cardiologia pela Escola Médica Carlos Chagas, e Presidente da Associação Médica Brasileira de Oxidologia. Regional Rio de Janeiro. AMBO-Rio. CRM 52229806

Livros publicados:
1 - Ortomolecular: A Medicina do Equilíbrio
2 - Radicais Livres nas Doenças Cardiovasculares
3 - Prevenção e Controle das Doenças pela Medicina Natural e Ortomolecular.

Loja Bemzen - Rua Jardim Botânico, 635 - Loja 135
Jardim Botânico - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: 21 3874 7071 - E-mail: bemzen@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário