terça-feira, 3 de abril de 2012

Autismo, o musical - documentário

Após algumas tentativas frustradas para conseguir engravidar, Elaine Hall partiu – com o então marido – para o país natal de seu pai, a Rússia, decidida a adotar uma criança e oferecê-la a possibilidade de crescer em um lar aonde fosse amada e querida. Já como mãe de Neal, Elaine teve uma surpresa ao ver seu filho diagnosticado com autismo, uma síndrome ligada ao desenvolvimento neurológico. Ao colocar Neal em terapias alternativas, com a aplicação de métodos ligados às artes cênicas, Elaine teve a idéia de criar o Miracle Project, que trabalharia com crianças autistas e faria com que elas desenvolvessem capacidades pessoais através de elementos como canto, atuação e dança.

O documentário “Autismo – O Musical”, da diretora Tricia Regan, segue os seis meses de trabalho desenvolvidos por Elaine Hall e equipe com cerca de 22 crianças portadoras de autismo, no Miracle Project. Ao final deste semestre, eles iriam criar e encenar um musical – e esta será uma tarefa das mais difíceis, já que o autismo afeta a capacidade do ser de se comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder de maneira apropriada ao ambiente na qual estão inseridos.

O filme aborda estas questões também do ponto de vista de cinco crianças participantes do projeto – Adam, Henry (que é filho de Stephen Stills, do clássico grupo Crosby, Stills & Nash), a adorável Lexi, Neal e Wyatt – e seus pais. Contando com a total colaboração das famílias (que cederam vídeos caseiros mostrando os momentos em que eles encontraram os primeiros sinais de que seus filhos eram diferentes das outras crianças), a diretora Tricia Regan consegue pintar um cenário que causa uma empatia muito grande com o espectador e que faz com que a gente se importe com cada um deles.

Indicado ao Primetime Emmy Awards 2008 na categoria de Nonfiction Special, “Autismo – O Musical” é um documentário excelente. A diretora Tricia Regan faz um filme extremamente sensível e que nos mostra crianças que – apesar de viverem em seus próprios mundos – possuem inteligência e humor raros; e que, no fundo, só querem ser compreendidas. Ao abordar um tema tão “difícil” com honestidade, Regan humaniza seu relato e o ato final de “Autismo – O Musical” é uma das coisas mais lindas e comoventes que eu já vi – o filme faz com que a gente se envolva tanto que, no término dele, estamos sentindo um misto de orgulho, de amor e de carinho por estas pessoas, ao mesmo tempo em que ficamos com uma lição de vida e com um exemplo de superação.

Cotação: 10,0

Autismo – O Musical (Autism – The Musical, 2007)
Diretor: Tricia Regan
Com: Adam, Elaine Hall, Henry, Rosanne Katon, Lexi, Neal, Wyatt, Kristen Stills, Stephen Stills 

Nenhum comentário:

Postar um comentário