O
Relation Play tem sido aplicado em individuos com PEA, Síndrome de Down
e deficiência mental. Este método tem como objectivos gerais
desenvolver auto-confiança, auto-conhecimento, consciencialização
corporal e espacial, promover interacção social e a comunicação entre os
participantes. Pode ser aplicado individualmente ou em grupo, em todas
as idades (embora seja mais direccionado para crianças).
Nas
PEA existem três grandes áreas comprometidas: comunicação/linguagem,
interacção social e comportamento. Estudos provam a eficácia da
aplicação do Relation Play nas crianças com esta perturbação. Ocorrem
melhorias significativas, por exemplo, ao nível da interacção social e
na capacidade de manter contacto ocular (Konaka, 2006). Contudo, nem
todas crianças alcançam os objectivos pretendidos (Mello,2001). No
Relation Play é particularmente importante estimular a comunicação
não-verbal. Devem estar sempre presentes a linguagem corporal, mímica,
expressões faciais, contacto ocular e o toque nas actividades. Este
método também permite trabalhar a defesa táctil (reacção exagerada e
aversiva ao toque), muito caracteristica nas crianças com esta
perturbação.
Existem
dois objectivos fundamentais a atingir neste tipo de abordagem:
consciência do “eu” (ao experenciar os diferentes movimentos que
realiza) e consciência do outro (ao promover a interacção, através das
experiências de movimento encoraja-se o desenvolvimento do indívíduo,
construindo relações baseadas na confiança e segurança). Através do
ensino do movimento consciente, as crianças conseguem criar uma relação
consigo mesmas e com os outros (Klinta, 2002). Os movimentos utilizados
nestas actividades são simples e a criança movimenta-se naturalmente.
As
actividades têm como objectivos: desenvolver a consciência corporal e
do espaço; desenvolver sentimento de segurança e estabelecer uma relação
com o(s) outro(s).
EXEMPLOS DE ACTIVIDADES RELATION PLAY
Jogos
individuais: Têm como objectivo experimentar o corpo e explorar as suas
possibilidades. Assim, a criança pode desenvolver a autoconfiança e
consciência corporal
| |
No
chão, deita-te de barriga para baixo no chão. Tenta balancear-te em
diferentes posições (Depois, faz o mesmo exercício mas de costas
voltadas para o chão);
Corre com passos grandes e pequenos, com as pernas esticadas e dobradas;
Deita-te de costas e experimenta o espaço à tua volta. Estica os braços e as pernas o mais que conseguires;
Senta-te e gira em redor com os pés levantados;
Vamos
fazer caretas: primeiro põe os teus olhos arregalados e depois muito
apertados; põe a tua boca muito aberta e depois muito fechada.
| |
Jogos de 2 elementos: Têm como objectivo experimentar relações positivas com o outro (respeito, confiança, compreensão)
|
Um deita-se no chão e outro fica em pé. Segura nos tornozelos do teu colega e puxa-o calmamente no chão em diferentes direcções;
Sentem-se de costas um para o outro. Façam força um contra o outro.
Deitem-se de costas e juntem os vossos pés (as plantas dos pés ficam juntas). Façam movimentos em conjunto.
Um
elemento põe as mãos e os joelhos no chão e o outro deita-se de costas
nas suas costas. Depois, quem está no chão anda devagar, para a
frente/trás e para os lados;
De costas um para o outro, empurrem e andem em diferentes direcções, sem perder o equilíbrio;
Deitem-se no chão, cabeça contra cabeça. Segurem as mãos um do outro, e rolem em conjunto.
|
Jogos em grupo
|
Formem todos um túnel. O ultimo da fila gatinha dentro do túnel e posiciona-se no fim do túnel, e assim sucessivamente;
Sentem-se todos em fila. Encostem-se calmamente para trás e relaxem;
Duas
pessoas sentam-se de frente uma para a outra, e uma pessoa senta-se no
meio delas. Calmamente, balancem-na de um lado para o outro (coloquem as
mãos nos seus ombros);
Deitem-se todos de costas, bem juntinhos. Alternadamente, uma pessoa tola e arrasta-se por cima das que estão deitadas;
Um
pessoa deita-se no chão, e as outras seguram-na pelos pulsos e
tornozelos, balanceando-a para a frente e para trás. (Nota: Este jogo
exige no mínimo 5 pessoas. É necessário força, cooperação e coordenação
entre todos os elementos);
Deitam-se
todos de barriga para baixo, bem juntinhos. Um elemento deita-se de
barriga em cima dos outros. Quando o grupo se vira e rola, o elemento
que está por cima vira-se e rola ao mesmo tempo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário