fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/search/label/A%20Evolu%C3%A7%C3%A3o%20do%20Desenho%20Infantil
O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas
que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da
garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os
primeiros símbolos Essa passagem é possível graças às interações da
criança com o ato de desenhar e com desenhos de outras pessoas. Na
garatuja, a criança tem como hipótese que o desenho é simplesmente uma
ação sobre uma superfície, e ela sente prazer ao constatar os efeitos
visuais que essa ação produziu. No decorrer do tempo, as garatujas, que
refletiam sobretudo o prolongamento de movimentos rítmicos de ir e vir,
transformam-se em formas definidas que apresentam maior ordenação, e
podem estar se referindo a objetos naturais, objetos imaginários ou
mesmo a outros desenhos.
O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar de registrar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho assume um caráter próprio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-rFohqAZQy-LvVVKjzSar2_IhWxuVk5aE3B2GGqCT_S2zlZOi7AFCkwmLJRi08Ptu19eZ_cJW9BEcBp2HyMnY21ELVuMeSX5WYoPz_Zb7MU9q5QHyMZiqTeWbYPqk34jQE7J7zD9cYBg/s400/desenho+1.bmp)
• De 1 a 3 anos
-É a idade das famosas garatujas: simples riscos ainda desprovidos de controle motor, a criança ignora os limites do papel e mexa todo o corpo para desenhar, avançando os traçados pelas paredes e chão.
-As primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes.
-figuras humanas com cabeça e olhos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFJRBfD6TZEOQcJ0d00ZF-zA2OMlaIASSYGdpx0b_5gYjWvm4GuvQeAqRJ4HASAQU5OhCaNg5eqHok0qycDe3F_ul9nDiNSdeNyvkILbwvnVfsV5r9glpuuhVRCd8YgXr04r2SE1NHazY/s400/desenho+2.bmp)
• De 3 a 4 anos
-conquistou a forma e seus desenhos têm a intenção de reproduzir algo.
-respeita melhor os limites do papel.
-desenho um ser humano com pernas, braços, pescoço e tronco.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1pf4gypME7mz7wIivK30K2Qm2HDUkFq6Anji0lo_yXJa32p9Lh7kzsyXZFIZVPGsTkkEO-sQ4aDapp6Wg7nUx3GtOvE28qRTHPbmvwmrOpNPQGMHtvqSZL97mtHK1WxC-DxMRFrHzAik/s400/desenho+3.bmp)
• De 4 a 5 anos
-É uma fase de temas clássicos do desenho infantil, como paisagens, casinhas, flores, super-heróis, veículos e animais
-varia no uso das cores, buscando um certo realismo.
-figuras humanas já dispõem de novos detalhes, como cabelos, pés e mãos, e a -distribuição dos desenhos no papel obedecem a uma certa lógica, do tipo céu no alto da folha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpMV0ZkEMPVJVfYduN8SgtO3g2j24_paVjBsq2349B6HSB9B6pw81s6XKjUMKhSTUwE6eva-SOvTpY6otQav-pPrZ0BYLtQhVzU8exd8jTYfbuyDvYQm51x7kltRVXrDB9dPfFMkKfouo/s400/desenho+4.bmp)
-Aparece ainda a tendência à antropomorfização, ou seja, a emprestar características humanas a elementos da natureza, como o famoso sol com olhos e boca. Esta tendência deve se estender até 7 ou 8 anos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqbRIkJeDmdpLuaDCJ3r0Lqk7JuYlJP4GtSCpL1Nm_F-IX8jMSVM0NaYFUNjeAJEvX0y3BZGCB0Soy9C8YiJTrsF_l83SXs84vu0C84s-GxQJcZNcfDdfwo5HJqzId2K7GQdI4aH7K4e0/s400/desenho+6.bmp)
• De 5 a 6 anos
-Os desenhos sempre se baseiam em roteiros com começo, meio e fim.
-figuras humanas aparecem vestidas
-grande atenção a detalhes como as cores.
-Os temas variam e o fato de não terem nada a ver com a vida dela são um indício de desprendimento e capacidade de contar histórias sobre o mundo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVbZFPsXYNPDSSS3EgS7r6tI-WAuLQsgCEoKIWiekf4aXNfIJvCqUguGONgvTZjZA_AvamyUNukeS3X_T05kpbHXDne2BRsHXO2m2DOcl6D1zW3Nm3wIpmvsKv_Qlmm3HBf5xpB21V_T8/s400/desenho+8.bmp)
• De 7 a 8 anos
-O realismo é a marca desta fase, em que surge também a noção de perspectiva. Ou seja, os desenhos da criança já dão uma impressão de profundidade e distância.
-Extremamente exigentes, muitas deixam de desenhar, se acham que seus trabalhos não ficam bonitos.
O importante é respeitar os ritmos de cada criança e permitir que ela possa desenhar livremente, sem intervenção direta, explorando diversos materiais, suportes e situações.
O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar de registrar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho assume um caráter próprio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-rFohqAZQy-LvVVKjzSar2_IhWxuVk5aE3B2GGqCT_S2zlZOi7AFCkwmLJRi08Ptu19eZ_cJW9BEcBp2HyMnY21ELVuMeSX5WYoPz_Zb7MU9q5QHyMZiqTeWbYPqk34jQE7J7zD9cYBg/s400/desenho+1.bmp)
• De 1 a 3 anos
-É a idade das famosas garatujas: simples riscos ainda desprovidos de controle motor, a criança ignora os limites do papel e mexa todo o corpo para desenhar, avançando os traçados pelas paredes e chão.
-As primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes.
-figuras humanas com cabeça e olhos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFJRBfD6TZEOQcJ0d00ZF-zA2OMlaIASSYGdpx0b_5gYjWvm4GuvQeAqRJ4HASAQU5OhCaNg5eqHok0qycDe3F_ul9nDiNSdeNyvkILbwvnVfsV5r9glpuuhVRCd8YgXr04r2SE1NHazY/s400/desenho+2.bmp)
• De 3 a 4 anos
-conquistou a forma e seus desenhos têm a intenção de reproduzir algo.
-respeita melhor os limites do papel.
-desenho um ser humano com pernas, braços, pescoço e tronco.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1pf4gypME7mz7wIivK30K2Qm2HDUkFq6Anji0lo_yXJa32p9Lh7kzsyXZFIZVPGsTkkEO-sQ4aDapp6Wg7nUx3GtOvE28qRTHPbmvwmrOpNPQGMHtvqSZL97mtHK1WxC-DxMRFrHzAik/s400/desenho+3.bmp)
• De 4 a 5 anos
-É uma fase de temas clássicos do desenho infantil, como paisagens, casinhas, flores, super-heróis, veículos e animais
-varia no uso das cores, buscando um certo realismo.
-figuras humanas já dispõem de novos detalhes, como cabelos, pés e mãos, e a -distribuição dos desenhos no papel obedecem a uma certa lógica, do tipo céu no alto da folha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpMV0ZkEMPVJVfYduN8SgtO3g2j24_paVjBsq2349B6HSB9B6pw81s6XKjUMKhSTUwE6eva-SOvTpY6otQav-pPrZ0BYLtQhVzU8exd8jTYfbuyDvYQm51x7kltRVXrDB9dPfFMkKfouo/s400/desenho+4.bmp)
-Aparece ainda a tendência à antropomorfização, ou seja, a emprestar características humanas a elementos da natureza, como o famoso sol com olhos e boca. Esta tendência deve se estender até 7 ou 8 anos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqbRIkJeDmdpLuaDCJ3r0Lqk7JuYlJP4GtSCpL1Nm_F-IX8jMSVM0NaYFUNjeAJEvX0y3BZGCB0Soy9C8YiJTrsF_l83SXs84vu0C84s-GxQJcZNcfDdfwo5HJqzId2K7GQdI4aH7K4e0/s400/desenho+6.bmp)
• De 5 a 6 anos
-Os desenhos sempre se baseiam em roteiros com começo, meio e fim.
-figuras humanas aparecem vestidas
-grande atenção a detalhes como as cores.
-Os temas variam e o fato de não terem nada a ver com a vida dela são um indício de desprendimento e capacidade de contar histórias sobre o mundo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVbZFPsXYNPDSSS3EgS7r6tI-WAuLQsgCEoKIWiekf4aXNfIJvCqUguGONgvTZjZA_AvamyUNukeS3X_T05kpbHXDne2BRsHXO2m2DOcl6D1zW3Nm3wIpmvsKv_Qlmm3HBf5xpB21V_T8/s400/desenho+8.bmp)
• De 7 a 8 anos
-O realismo é a marca desta fase, em que surge também a noção de perspectiva. Ou seja, os desenhos da criança já dão uma impressão de profundidade e distância.
-Extremamente exigentes, muitas deixam de desenhar, se acham que seus trabalhos não ficam bonitos.
O importante é respeitar os ritmos de cada criança e permitir que ela possa desenhar livremente, sem intervenção direta, explorando diversos materiais, suportes e situações.
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