sexta-feira, 13 de abril de 2012

Como as reações imunes às vacinas diferem dependendo da idade

Tradução: Claudia Marcelino
fonte: http://sites.google.com/site/desvendandooautismo/home
O sistema imunitário é um sistema muito complexo, que no nascimento ainda está incompleto. Isto significa, e é confirmado nos estudos animais e humanos, que as reações imunes às vacinações diferem em idades diferentes, de modo que os bebês pequenos têm uma reação diferente do que adultos. Isto foi mostrado com a vacina da hepatite B dada agora aos neonatos.
A taxa de maturação do sistema imunitário igualmente difere consideravelmente entre os bebês e as crianças, significando que nós não podemos dizer qual efeito ocorrerá em todas as crianças. Há um grande número de variáveis, incluindo a dieta.
A reação do sistema imunitário à infecção e à imunização pode ser completamente diferente. Normalmente o sistema imunitário confia em um deslocamento da função do linfócito-T para determinar o que é melhor em determinada situação.26
Os linfócitos Th podem existir na forma deTh1, Th0, ou Th2. Quando nenhuma infecção está ocorrendo, o sistema reage na modalidade Th0. Se um vírus invade, comuta rapidamente à fase Th1, que permite que as células imunes segreguem um grupo de citoquinas que matam vírus. Igualmente ativa os linfócitos imunes que matam vírus e bactérias.
Em outras vezes, o sistema imunitário precisa de um conjunto inteiramente diferente de sinais e células, que são fornecidos pela fase Th2. A fase Th2 favorece a produção de anticorpos, fornecida principalmente pelas células-B, mas no geral reduzem reações imunes.
Os infantes estão na modalidade Th2 durante a vida intra-uterina, para impedir uma rejeição imunológica pela mãe durante a gravidez (bem como a rejeição da transplantação), desde que o bebê é visto como um corpo estrangeiro ao sistema imunitário da mãe.
Após o nascimento, o bebê permanece em uma modalidade Th2, mas tem uma habilidade limitada de comutar ao Th1 que é a modalidade defensiva se houver a necessidade, como em uma infecção. Meses mais tarde que o bebê comuta à modalidade Th1 adulta.
 Se o sistema imunitário do bebê permanece em uma modalidade Th2, ele tem um risco elevado de desenvolver uma desordem auto-imune, tal como o eczema, a asma ou outras alergias.
Atualmente, as autoridades vacinais recomendam que cada bebê seja vacinado com a vacina da hepatite B no nascimento. Mas, isto é seguro?
Um estudo recente olhou a reação imune em infantes recém-nascidos até a idade de um ano que tinham recebido a vacina de Hepatite B para considerar se sua reação imune diferiu dos adultos que tomaram a mesma vacina.27 O que encontraram foi que o infante, mesmo depois da idade um ano, reagiu diferentemente. Seus níveis de anticorpos eram substancialmente mais elevados do que nos adultos (3 vezes mais) e permaneceram mais altos durante todo o estudo.
Essencialmente, descobriram que os bebês responderam à vacina tendo uma resposta Th2 intensa que persistiu por muito mais tempo que deveria, uma resposta completamente anormal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário