Rosângela Martins de Araújo
Universidade Federal de Uberlândia
Fernanda Cristina Marques, Luciane Marques Lopes
AMA - SP
O Applied Behavior Analysis - ABA ou Análise do Comportamento Aplicada é um método de aprendizagem dentro de uma abordagem comportamental do desenvolvimento humano, utilizada, dentre outras coisas, para o tratamento de pessoas com desenvolvimento atípico, seja autismo, transtornos invasivos do desenvolvimento, Síndrome de Ásperger, etc. O ABA tem como referencial teórico o conceito de “comportamento operante” de acordo com a Teoria Skinneriana, e teve em LOOVAS um pioneiro em sua aplicação, em crianças com autismo na década de 70. Atualmente o ABA é aplicado em clínicas de psicologia, em escolas (regulares ou especiais), instituições educacionais, como consultoria e em nível domiciliar.
O atendimento é feito por psicólogos analistas do comportamento, porém outros profissionais também podem capacitar-se para tal, como é o caso de pedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, e até pais e familiares destas crianças, desde que devidamente supervisionados por um profissional experiente. Todas estas modalidades de intervenção têm as mesmas premissas da Análise do Comportamento, ocorrendo apenas adaptação e ampliação dos objetivos e adequação conforme o contexto. O presente trabalho relata um estudo de caso realizado a partir do atendimento domiciliar com o método ABA, de uma criança do sexo masculino, 4 anos e 10 meses, com diagnóstico de autismo. O referido atendimento foi realizado pelos pais da criança, em um esquema de 2h diárias (10h semanais), durante 10 meses consecutivos, sob supervisão de analistas do comportamento.
Este trabalho apresenta os programas realizados neste período e a análise dos resultados revela a ocorrência de mudanças significantes na área comportamental, atividades de vida diária, comportamento verbal, interação social, atividades acadêmicas e inserção no contexto escolar. A partir destes resultados, podemos concluir que o ABA tem atingido os objetivos propostos para esta criança, contribuindo de maneira significante na promoção de seu desenvolvimento global, revelando um método eficiente no atendimento de crianças com autismo.
fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:6W_8BsTkk3EJ:www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php%3Fitemid%3D656+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Universidade Federal de Uberlândia
Fernanda Cristina Marques, Luciane Marques Lopes
AMA - SP
O Applied Behavior Analysis - ABA ou Análise do Comportamento Aplicada é um método de aprendizagem dentro de uma abordagem comportamental do desenvolvimento humano, utilizada, dentre outras coisas, para o tratamento de pessoas com desenvolvimento atípico, seja autismo, transtornos invasivos do desenvolvimento, Síndrome de Ásperger, etc. O ABA tem como referencial teórico o conceito de “comportamento operante” de acordo com a Teoria Skinneriana, e teve em LOOVAS um pioneiro em sua aplicação, em crianças com autismo na década de 70. Atualmente o ABA é aplicado em clínicas de psicologia, em escolas (regulares ou especiais), instituições educacionais, como consultoria e em nível domiciliar.
O atendimento é feito por psicólogos analistas do comportamento, porém outros profissionais também podem capacitar-se para tal, como é o caso de pedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, e até pais e familiares destas crianças, desde que devidamente supervisionados por um profissional experiente. Todas estas modalidades de intervenção têm as mesmas premissas da Análise do Comportamento, ocorrendo apenas adaptação e ampliação dos objetivos e adequação conforme o contexto. O presente trabalho relata um estudo de caso realizado a partir do atendimento domiciliar com o método ABA, de uma criança do sexo masculino, 4 anos e 10 meses, com diagnóstico de autismo. O referido atendimento foi realizado pelos pais da criança, em um esquema de 2h diárias (10h semanais), durante 10 meses consecutivos, sob supervisão de analistas do comportamento.
Este trabalho apresenta os programas realizados neste período e a análise dos resultados revela a ocorrência de mudanças significantes na área comportamental, atividades de vida diária, comportamento verbal, interação social, atividades acadêmicas e inserção no contexto escolar. A partir destes resultados, podemos concluir que o ABA tem atingido os objetivos propostos para esta criança, contribuindo de maneira significante na promoção de seu desenvolvimento global, revelando um método eficiente no atendimento de crianças com autismo.
fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:6W_8BsTkk3EJ:www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php%3Fitemid%3D656+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Nenhum comentário:
Postar um comentário