sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A dieta amiga do autista

Por ser a mãe que está presente em vários grupos e a que mais se manifesta em relação a dietas, estudando, cavando, procurando, relacionando. .. recebo mts e-mails de pais hora com dúvidas, hora pedindo ajudas várias, hora cheios de esperanças, outras horas desiludidos, cada um com uma questão.
Mas o que tenho percebido em comum a todos é que vão com mt sede ao pote rsrs
Mts tem pouco tempo de diagnóstico, não tem noção do que é o autismo, como seu filho pode ficar daqui a 10 anos e vêem falar deste ou daquele tratamento e produzem fantasias e se atiram aos tratamentos, mais precisamente a dieta, como se fosse a tábua de salvação que irá livrá-los do inferno do autismo e esperando coisas absurdas, grandiosas, milagrosas. Esperando que os seus anseios, não os de seus filhos, sejam resolvidos num passe de mágica.
 
Com relação a dieta o que posso dizer com tudo o que estudo, vejo e presencio, é que ela não faz nenhum milagre. Não vá pensando que seu filho ou qualquer outra criança deixará de ser autista ou mudará da água pro vinho. O que a gente faz ao introduzir a dieta é facilitar a vida do indivíduo afastando coisas que lhe fazem mal e, acrescentando alimentos e nutrientes que ajudam o organismo e o cérebro a desempenhar o seu papel. Todos estão aqui para crescer e se desenvolver, não é mesmo?
Quando a gente tira o que não presta e aumenta a oferta de nutrientes, a gente dá oportunidade do corpo trabalhar adequadamente e dos outros tratamentos serem melhor aproveitados.

Sempre faço uma analogia entre um menino mt pobre e faminto, mas louco de vontade de ser Doutor. Não adianta vc dar-lhe escola integral e deixá-lo passando fome, tendo dores de desnutrição, sem sapato, sem roupa, ou materiais adequados, adianta?
É isso o que acontece com nossos filhos.
Eles podem ter a terapia mais cara do mundo, 12 horas por dia, o amor infinito de seus pais 24 hs por dia, mas se suas necessidades básicas não são solucionadas, essa terapia renderá mt pouco.

A dieta adequada pára de agredir, bombardear a criança com comidas inadequadas para ela todos os dias e fornece nutrientes puros, não químicos. O mais adequado seria se ela fosse talhada pra cada criança e suas necessidades.
Glúten, caseína, corantes, glutamato, aspartame e mt açúcar é comprovado ser um problema em comum de todos. Mas a partir deste ponto, tem crianças que reagem forte com outros alimentos como: milho, soja, adoçantes, mandioca, fenóis, batata... as vzs essas intolerâncias são tão ou mais importantes que glúten, caseína e os outros.
No geral o que se nota é uma diminuição (não extinção) de sintomas e um aumento de atenção, disposição e participação que facilita o trabalho em geral e a convivência.

É isso o que deve-se esperar com uma dieta.
Há um tempo atrás escrevi sobre a doeta amiga do autista. Como sempre tem gente nova nos grupos, as vzs é melhor relembrar:
 

Dieta Amiga do Autista

Praticamente o material existente para dieta com autistas é todo de fora.
Essa história começou na década de 70. No início dos anos 90 caiu na rede mundial de computadores que estava começando a se formar e se popularizou. Hj com a globalização, está tudo correndo mt rápido.

O que é largamente conhecido para autistas é a dieta SGSC.
Quando na década de 70 descobriu-se os peptídeos opiáceos, que o corpo pode produzir estes peptídeos através da digestão incompleta e estes se ligarem a receptores no cérebro provocando reação igual a droga e a influência desses peptídeos no comportamento do autista, achava-se que bastava tirar glúten e caseína que todo o restante era permitido. Então rolava açúcar a balde, glutamato, corantes e um monte de porcaria e estava todo mundo feliz da vida porque tirou glúten e caseína.
Muitas crianças com problemas de opiáceos no cérebro e comprovado por exames de opiáceos na urina melhoravam, outras sem detecção de opiáceos em exames tb, algumas outras não melhoravam. Muitos profissionais não conseguiam saber o porquê dessa variação.
Com o desenvolvimento da dieta, conhecimentos e reações das crianças, assim como novas implicações na etiologia do autismo, foi-se vendo que não era bem assim.
Hj, todo texto bem escrito de profissionais que militam só na área de nutrição para crianças autistas, faz mais uma dieta que podemos considerar como DIETA AMIGA DO AUTISTA.

Nisso sai: corantes e todos aditivos químicos, glutamato, aspartame e outros adoçantes artificiais, agrotóxicos, nitritos e nitratos, açúcar pelo menos o refinado.

Deve-se tb acrescentar as boas gorduras: gordura animal, de coco, de abacate, de linhaça.

Óleos de soja, milho, girassol, canola é divergência. Alguns não aceitam porque é mt refinado, passa por mt processo químico e são armazenados em tonéis enormes de alumínio, além de hidrogenar quando aquecidos.
Deve-se diminuir bruscamente o consumo de gorduras trans, se possível, eliminá-las.

Deve-se substituir o máximo possível por orgânicos, alimentos integrais, não processados, alimentos fermentados, ovos e carnes de animal caipira ( que pastam ou são criados ao sol, natureza).

QUANTO AOS CARBOIDRATOS, ACONSELHA-SE: ADICIONAR CARBOIDRATOS COMPLEXOS EM FORMA DE GRÃOS INTEGRAIS, VEGETAIS, FRUTAS E VEGETAIS.

REDUZA O CONSUMO DE CARBOIDRATOS REFINADOS: PÃES, MASSAS, BOLOS E BISCOITOS.

LIMITE O CONSUMO DE AÇÚCAR A 4 PORÇÕES/DIA.
1 PORÇÃO DE ACÚCAR EQUIVALE A 1 COLHER DE CHÁ.
ISSO É O MESMO QUE:
60 ML DE SUCO,
2 COLHERES DE SOPA DE FRUTAS SECAS,
que vc pode multiplicar por quatro.

É um consenso da maioria dos profissionais que a dieta deve começar daí e manter-se firme por pelo menos um ano, antes de se avaliar os resultados.

O que deve-se esperar com uma dieta dessa?

- aumento da concentração e habilidade de focar em algum interesse;
- Melhor contato de olho;
- Aumento da afetividade;
- Diminuição da agressão;
- Diminuição de estereotipias;
- Aumento de linguagem;
- Resolução de problemas gastro intestinais;
- Melhoras com dificuldades com o sono;
- No geral um comportamento melhor.
Cerca de 70% das crianças conseguem melhorar com a adoção de uma dieta assim.

Logicamente existem as excessões, mas isso não quer dizer absolutamente que a dieta não é benéfica, apenas que ela precisa MAIS DO QUE ISSO.

Talvez vc vá perceber que mesmo um alimento sendo liberado e sugerido em livros de receitas específicas para autistas, faz mal ou agita a sua criança, então retire-o.

Então...
Começe com essa dieta.


Se a sua criança não apresentar resultados significativos ou vc acha que ela pode ir além do que passou a apresentar, vc deve escolher outra opção de acordo com os problemas que ela apresenta.

SCD - dieta dos carboidratos específicos - para inflamação intestinal, disbiose, diarréia ou constipação que não melhoraram com a dieta SGSC.

BED - Body Ecology Diet - para problemas graves de fungos fora do controle.

FEINGOLD - para problemas com fenóis. Bochechas e orelhas vermelhas, hiperatividade, fadiga, irritabilidade, agressividade.

OXALATOS - Para os que sofrem com dores no corpo ou abdomem, incontinência urinária, pouco desenvolvimento/ crescimento, constipação ou diarréia que não foram resolvidas com SCD.


Abçs,
Claudia Marcelino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário