terça-feira, 16 de agosto de 2011

Transtornos do Espectro Autista

TRANSTORNOS
DO
José Salomão Schwartzman
DO
E A
SPECTRO UTISMO
Médico Neuropediatra, Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Diretor Clínico da Associação Brasileira de Síndrome de Rett de São Paulo – Abre-Te/SP
Ceres Alves de Araújo
Psicóloga, Professora do Departamento de Psicodinâmica da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
São Paulo 2011.
Apresentação (15)
1
Sumário
História do autismo no mundo (19) Raymond Rosenberg História pré-científica (20) História científica pré-Kanner (20)
História científica (22) Teorias explicativas (23)
Teoria comportamental operante (23) Teoria neurofisiológica (23) Estudos epidemiológicos (23) Teorias psicanalíticas (24)
Teorias orgânicas (24)
2
Autismo e psicanálise no Brasil: História e desenvolvimentos (27) Izelinda Garcia de Barros Psicanálise de crianças (27) A formação da mente (28)
Autismo e psicanálise (29) A abordagem terapêutica psicanalítica da síndrome autística (31) A psicanálise de crianças autistas no Brasil (32) Considerações finais (34)
3
Transtornos do Espectro do Autismo: Conceito e generalidades (37) José Salomão Schwartzman
4
Diagnóstico diferencial psiquiátrico no Autismo Infantil (43) Francisco B. Assumpção Jr. e Evelyn Kuczynski Principais quadros clínicos no diagnóstico diferencial (45)
1. Diagnósticos diferenciais intragrupo Transtornos de Desenvolvimento (45) 1.1 Diagnósticos diferenciais intragrupo Retardo Mental (45) 1.2 Alterações de linguagem (47) 1.3 Carência afetiva (47)
1.4 Diagnósticos diferenciais intragrupo Transtornos Globais de Desenvolvimento (47) 1.4.1 Síndrome de Asperger (47) 1.4.2 Síndrome de Rett (48) 1.4.3 Transtornos Desintegrativos (48)
1.4.4 Transtornos Globais Não Especificados (49) 2. Diagnósticos Diferenciais com o grupo Transtornos Específicos do Desenvolvimento (49)
2.1 Transtornos do Desenvolvimento do Aprendizado (49)
2.2 Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH (50) 3. Diagnósticos diferenciais extragrupo Transtornos Globais do Desenvolvimento (51)
3.1 Transtornos psicóticos: Esquizofrenia (51)
3.2 Transtorno Desafiador de Oposição (51) Considerações finais (52)
5
Genética e os Transtornos do Espectro do Autismo (55) Décio Brunoni Herdabilidade no autismo (56) Investigação genética do paciente com Transtornos do Espectro do Autismo (56)
Síndromes dismórficas (57) A Síndrome do X Frágil – FRAXA (58) Síndromes dismórficas com deficiência mental (58) Copy number variation – CNV (59)
Situações especiais na investigação genética dos Transtornos do Espectro do Autismo (59) A síndrome de Rett e o gene MeCP2 (59) As síndromes de Prader-Willi (SPW) e Angelman (SA) (60) As doenças metabólicas hereditárias (60)
Identificação de características específicas do fenótipo morfológico (61) Transtorno do Espectro do Autismo idiopático (61) Considerações finais (62)
6
Neurobiologia dos Transtornos do Espectro do Autismo (65) José Salomão Schwartzman Aspectos neuroanatômicos e neurofisiológicos (66) Aspectos neuropatológicos (82)
Índices de função neural (87) Eletrencefalograma (87) Potenciais evocados (87) Exames de neuroimagem (88)
Neurotransmissores, hormônios, proteínas e vitaminas (94) Fatores imunológicos (98) Fatores pré e perinatais (103) Diagnóstico e exames laboratoriais (105)
7
Neuroanatomia por imagem dos Transtornos do Espectro
do Autismo (112) Célia Maria de Araújo, Carolina Grego Del Cole, Marco Antônio Del’Áquila, Andrea Parolin Jackowski Achados estruturais (112) Achados funcionais (116) Achados de conectividade (119) Considerações finais (120)
8
Condições associadas aos Transtornos do Espectro do Autismo (123) José Salomão Schwartzman Ácido valproico (125) Alterações das purinas (125)
Complexo esclerose tuberosa (126) Outras síndromes neurocutâneas (126) Alterações cromossômicas (127) Deficiência auditiva (127)
Deficiência mental (128) Deficiência visual (128) Desordens metabólicas (129)
Fenilcetonúria (129) Histidenemia (130) Distrofia muscular de Duchenne (130) Distrofia muscular de Becker (130) Doença celíaca (130)
Epilepsia (131)
Hidrocefalia (132) Doenças infecciosas (133) Sequência de Moebius (133) Síndrome de Angelman (134) Síndrome de Prader-Willi (134) Síndrome CHARGE (135) Síndrome de Cornélia de Lange (135) Síndrome de Down (135) Síndrome fetal alcoólica (136) Síndrome de Goldenhar (137) Síndrome de Joubert (137) Síndrome de Laurence-Moon-Biedl (137) Síndrome de Noonan (138) Síndrome de Sanfilippo (138) Síndrome de Sotos (Síndrome do Gigantismo Cerebral) (138) Síndrome de Tourette (139) Síndrome de Williams (139) Síndrome do X-frágil (Síndrome de Martin-Bell; X-frágil; Fra-X) (140) Talidomida (141)
9
Autismo: Uma abordagem experimental (144) Roberta Monterazzo Cysneiros
10
Epidemiologia e Transtornos Globais do Desenvolvimento (151) Cristiane Silvestre de Paula, Sabrina Helena B. Ribeiro e Maria Cristina T. V. Teixeira Prevalência dos Transtornos Globais do Desenvolvimento e Autismo (152) Subgrupos de risco para Transtornos Globais do Desenvolvimento e Autismo (155) Considerações finais (156)
11
Avaliação clínica de crianças com Transtornos do Espectro
do Autismo (159) Celine Saulnier, Linda Quirmbach e Ami Klin Uma abordagem compreensiva de desenvolvimento (159) Perfil de desenvolvimento e cognição em Transtornos do Espectro do Autismo (160) Perfil do comportamento adaptativo nos Transtornos do Espectro do Autismo (163) Perfil comunicativo em Transtornos do Espectro do Autismo (164) Perfil sensorial e motor em Transtornos do Espectro do Autismo (166) Perfis diagnósticos nos Transtornos do Espectro do Autismo (166) Diagnóstico clínico de crianças muito pequenas (169) Diagnóstico diferencial (169)
12
Psicologia e os Transtornos do Espectro do Autismo (173) Ceres Alves de Araújo 1. A avaliação psicológica (173)
O psicodiagnóstico (174) Instrumentos (175) O psicodiagnóstico das pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (176) Considerações finais (178)
2. O diagnóstico precoce (178) Critérios para o diagnóstico precoce (179) Atenção compartilhada (181) O brincar (182) A imitação (183) O apego (184) O psicodiagnóstico (184) Considerações finais (185)
3. A Teoria da Mente (185) Déficits na percepção e na motivação social (187) A percepção da emoção (188) A percepção da própria emoção (188) A percepção de emoções complexas e de estados mentais complexos (189) A avaliação da Teoria da Mente (190) Considerações finais (191)
4. O processo de individuação nos Transtornos do Espectro do Autismo (192) Uma atipia do desenvolvimento humano: A agenesia da estruturação matriarcal da consciência (193) A estruturação patriarcal da consciência (196) A alteridade (197) A espiritualidade (198) Considerações finais (198)
13
Linguagem e comunicação nos Transtornos do Espectro do Autismo (202) Jacy Perissinoto Desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal (203) Considerações finais (205)
14
Avaliação de linguagem nos Transtornos do Espectro do Autismo (209) Renata de Lima Velloso
15
Psicofarmacoterapia nos Transtornos Globais do Desenvolvimento (215) Francisco B. Assumpção Jr. e Evelyn Kuczynski Patologia (215) Necessidade e objetivo da(s) medicação (medicações) (216)
Farmacodinâmica e farmacocinética das drogas sugeridas (217) Sintomas-alvo para cada droga (218) Dosagens (221) Efeitos colaterais e interações medicamentosas (222) Considerações finais (223)
16
A intervenção psicológica (227) Ceres Alves de Araújo A teoria de Hobson (228) A perspectiva intersubjetiva (230)
A psicanálise kleiniana (231) A abordagem lacaniana (232) Uma perspectiva na psicologia junguiana (233) A prática psicoterapêutica e a orientação à família (234) Uma ilustração (235) Considerações finais (236)
17
Condutas terapêuticas em linguagem e comunicação (238) Jacy Perissinoto Linhas gerais da intervenção (239) Abordagens para a condução terapêutica direta (239)
Além da ação direta (241)
18
Comunicação Alternativa (244) Elizeu Coutinho de Macedo e Fernanda Orsati Sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada (245) Comunicação por sinais manuais (246) Sistemas de comunicação alternativa por escrita e saída de voz (247) Sistema de comunicação alternativa por figuras (248) Considerações finais (252)
19
Terapias alternativas e controversas (255) José Salomão Schwartzman
20
O método TEACCH (263) Viviane Costa de Leon e Lavínia Osório Estrutura física (265) Programação da rotina (266) Sistemas de trabalho (268) Apoio visual (270) Tipos de atividades (270)
21
Análise Aplicada do Comportamento – ABA (278) Leila Bagaiolo, Cíntia Guilhardi e Claudia Romano O objeto de estudo da Análise do Comportamento (278) A visão de Educação na Análise do Comportamento (279)
O método de ensino da Análise do Comportamento: Instrução Programada (280) Entendendo as dificuldades no Autismo (282)
O Modelo de Inclusão da Gradual: Como analisar e planejar a inclusão escolar de alunos autistas (283)
Planejando contingências de aprendizagem em ambiente individualizado e protegido (284) O que ensinar (284) Como ensinar (285)
Quem planeja a inclusão? (287) O papel do Analista do Comportamento no processo de inclusão (287) Quem pode ser o AT da escola? (288) Quando selecionar e treinar um acompanhante para a escola? (291) O que faz o acompanhante na escola? (291)
O material adaptado: o que é e como é elaborado? (292)
Uso de diferentes dicas antecedentes (294) Quanto tempo o AT precisa para desempenhar seu papel no Modelo de Inclusão (295)
Considerações finais (296)
22
Integração Sensorial nos Transtornos do Espectro do Autismo (297) Aline Momo e Claudia Silvestre O modelo teórico (298)
Transtornos de Processamento Sensorial nos Transtornos do Espectro do Autismo (301) Tipo 1 – TMS. Transtorno de Modulação Sensorial (302)
Avaliação da Integração Sensorial nos Transtornos do Espectro do Autismo (299)
Subtipo 1: Hiper-responsivo (303) Subtipo 2: Hiporresponsivo (303) Subtipo 3: Busca sensorial (304)
Tipo 2 – TDS. Transtorno de Discriminação Sensorial (304)
Tipo 3 – TMBS. Transtorno Motor com Base Sensorial (305) A Terapia de Integração Sensorial (306)
Estratégias sensoriais como apoio à aprendizagem (311) Eficácia da Terapia de Integração Sensorial em crianças com TEA (311) Considerações finais (311)
23
Representação cinematográfica dos Transtornos do Espectro
do Autismo (314) Maria Eloísa Famá D’Antino e Alesandra Aronovich Vinic Representação social e preconceito (316) Cinema e Transtornos do Espectro do Autismo (317) Os filmes (318) Considerações finais (324) Luz, câmera, ação! (325)

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