terça-feira, 16 de agosto de 2011

Métodos de identificação do grau do autismo

Metodo CAD (Centro de Avaliação Diagnostica) tem como proposta avaliar crianças e adolescentes com suspeitas ou diagnostico de transtorno invasivos do desenvolvimento e para esse fim dispoe de equipe formada por médicos psquiatra, psicologa e assistente social. a presença de co-morbidades clinicas e-ou psiquiatricas também é avaliada, atraves da criança, aplicação de instrumentos de auxilio diagnostico e , quando necessario, solicitação de exames complementares.
Os seguintes instrumentos de auxilio diagnostico são aplicados.:
 
CARS (childhood Autism Rating Scale)
Escala de auxilio diagnostico e que também avalia o nivel de gravidade do autismo. Baseia-se no questionamento de varios tipos de comportamento encontrados nos transtornos invasivos do desenvolvimento e na observação da criança. Divide-se em 15 itens(relacionamento com pessoas, irritação, resposta emocional, uso do corpo, uso de objetos, adaptação a mudanças, resposta visual, resposta auditiva, uso do paladar, olfato e tato, medo e nervosismo, comunicação verbal, comunicação nao verbal, nivel de atividades, nivel e consistencia de resposta intelectual, e impressões gerais). que recebem pontuação de 1 a 4 com nivel de gravidade diretamente proporcional a esta.:
15 a 29.5 - não autista
30 a 36.5 - levemente - moderadamente autista
37 a 60 - severamente autista
 
KSADS (Schedule for affective disorders and schizoprhenia for school aged-children)
trata-se de uma intrevista diagnostica estruturada, projetada para avaliar episodios de psicopatologia no presente e passado, em crianças a adolescentes, de acordo com os criterios do DSM-IV.
tradicionalmente a avaliação é realizada entrevistando-se um dos pais(ou os dois) e a criança, em momntos diferentes para que depois se possa chegar a uma pontuaçãoconclusiva que inclua todas as fontes de informações.
O objetivo da equipe ao aplicar este instrumento é o de avaliar a presença de transtornos psiquiatricos co-morbidos em individuos do espectro autista porem seu uso nol moldes tradicionais comprovou-se inviavel particulamente nos casos moderadose severos(com maior comprometimento ou com ausencia de linguagem).Dessa forma a entrevista é feita apenas com os pais e os dados são comparados com a observação da criança e eventualmente com dados fornecidos por outros familiares e pela escola.
 
VINELAND-DOLL
Escala desenvolvida para avaliação da competencia social e do grau de independencia das crianças na realização das atividades de vidandiaria. subvidi-se em oito itens (comunicação, locomoção, ocupação, socialização, autogoverno, auto auxilio para se vestir, auto auxlio para comer, auto auxilio geral).
 
Compara-se a pontuaçao geral e a de cada item com o que seria esperado para a faixa etaria do individuo avaliado e a partir dai tem-se uma ideia de seu funcionamento e nivel cognitivo.
 
na Leticia ficou assim.:
CARS.: 45 (severamente autista)
VINELAND DOLL.: (Retardo Mental)
SADS.: (Presença de sintomas de transtorno opositor desafiante.
Durante o processo de avaliação não foi necessario solicitar examens complementares.
Evidenciou-se portanto , de acordo com a avaliação multiaxial do DSM-IV-R
Eixo I (Transtorno clinico e outras condições que podem ser foco de atenção).: Autismo infantil Severo, sintomas de transtorno opositor desafiante.
Eixo II (transtorno de personalidade ou Retardo Mental).: Retardo Mental
Eixo III (condições medicas gerais).: Ausencia de co-morbilidades clinicas
Eixo IV(problemas ambientais e psicosociais).: Ausentes
Eixo V (Avaliação global do funcionamento).: 21 Prejuizo na comunicação ou julgamento- inabilidade para funcionar na maioria das áreas.
 
necessita de seguimento com equipe multidisciplinar (fonoaudiologa, terapia ocupacional, psicologia, psiquiatria, entre outras areas afins....

Nenhum comentário:

Postar um comentário