segunda-feira, 13 de junho de 2011

Baixos niveis de vitamina D em indivíduos com Autismo

vitamin_d_calcium_absorption
Um estudo recente, na Suécia, indica que indivíduos com transtornos psiquiátricos, em particular pessoas com autismo e esquizofrenia, têm baixos níveis sanguíneos de vitamina D.
Mats Humble e colegas avaliaram dados de 117 pacientes. Todos os pacientes receberam exames de sangue por razões não relacionados com o estudo, e os pacientes que regularmente tomam suplementos de vitamina D foram excluídos. Os pesquisadores mediram a vitamina D (25 0HD paratireóide) e plasma intacto hormonal (iPTH), incluindo a sazonalidade nas suas análises e como isso afecta os níveis de vitamina D.
O estudo demonstrou uma uma alta prevalência de deficiência/insuficiência de vitamina D nos pacientes psiquiátricos suecos, em contraste, estudos sobre a população saudavel sueca apresentam níveis elevados de vitamina D.
“Os níveis mais baixos de 25 0HD em adultos podem estar relacionados com a dieta ou estilo de vida, mas podem também envolver factores biológicos.”
Os investigadores dizem que os seus dados suportam a hipótese de que a deficiência de vitamina D pode predispor indivíduos ao autismo ou esquizofrenia e / ou contribuir para a gravidade dos sintomas na vida adulta.
Eles observam que os sintomas de vários pacientes com depressão ou psicose melhoraram significativamente, quando receberam suplementação de vitamina D.
Humble e colegas notam que a deficiência da vitamina D é um factor de risco para a saude óssea, e neste sentido, os pacientes psiquiátricos, que tomam antipsicóticos e antidepressivos encontram-se em maior risco de osteoporose, ou seja, corrigir deficiências de vitamina D pode ser especialmente importante para essa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário