Sulfato__4911b3fa8b9ab
BANHOS DE SAL AMARGO

O banho de sal amargo (Epsom Salt Bath) nada mais é do que sulfato de magnésio (Mg SO4). É um banho antigo muito usado por nossas bisavós para dores musculares, artrite, flebites, fibriomialgia, etc… Dá muito sono nas primeiras vezes, pois o magnésio é relaxante. E o sulfato é extremamente importante para o funcionamento de todo o organismo, especialmente o do cérebro. É um banho relaxante e, ao mesmo tempo, muito mais do que isso. Ele fornece magnésio e sulfato ao organismo, estimula a desintoxicação, normaliza o sono, diminui os problemas sensoriais depois de algum tempo de uso, tem efeitos benéficos para o sistema nervoso.
Susan Owens, uma colega de lista, neuropesquisadora, recuperou seu pai do Alzheimer com banhos de sal amargo e observou que as crianças com SID e dentro do espectro tem deficiência na sulfatação, de fato isso a impulsou a direcionar suas pesquisas ao campo da sulfatação e ela tem uma lista, a “sulfurstories”, que é para discutir esses assuntos. Vou traduzir parte de um compilação sobre os depoimentos mais técnicos de Susan Owens sobre “Epsom salt baths” ou banhos de sal amargo e colocar nos arquivos da DIS-Brasil que são públicos, portanto, pode ser acessados por quem quiser pesquisar mais.
Após umas cinco ou seis horas do banho você começa a observar os efeitos do sal. Eles se concentram melhor, perdem grande parte da ansiedade, falam melhor e menos, ficam menos hiperativos.
Quanto às contra-indicações: alguns sites contra-indicam no caso de hipertensão, problemas do coração e nos rins e diabetes, mas não são sites muito sérios. Estou ainda pesquisando esta parte, porque de todas as pessoas nas várias listas que eu freqüento que usaram o sal o depoimento único obtido sobre algum efeito colateral foi o de uma criança que teve coceira na pele, mas a criança era extremente alérgica a tudo.
Bem, a água não deve ter sabão ou xampu. De preferência, toma-se uma ducha com sabão antes e depois de enxaguar todo o corpo entra-se na banheira de água quente com o sal previamente dissolvido com as mãos. São 20 minutos “de molho”. A dosagem vai depender da quantidade de água que utilizará para diluir o sal. Para uma banheira de nenê é de uma colher de sopa cheia para uma banheira de agua quentinha. Não se deve enxaguar o corpo da água com sal. Apenas deve-se secar com uma toalha. Somente secar com a toalha.
Todo o stress e ansiedade do dia-a-dia se vai. Olha, eu sou hipertensa e ainda assim tomo um banho de vez em quando, quando sinto que estou muito ansiosa. A freqüência vai depender de sua tolerância e de sua deficiência de sulfato. O meia-vida do sal no organismo é de 4 a 9 horas. Então, o normal é de um banho por dia.
O segredo do sal é encontrar a dosagem certa para a criança. Como cada um tem graus de deficiência de sulfato diferentes as quantidades de sal tem que ser diferentes. É bom começar com uma dose menor e trabalhar em cima dela conforme as reações das crianças. Se eles ficam mais calmos com essa dose, fique nessa quantidade. Se não observar reação alguma aumente um pouco. Se a criança ficar irritada e chorona, pare com os banhos durante umas três semanas e diminua para uma colher de cafezinho e dê um espaço entre os dias tipo de uma semana.
O sal amargo (MgSO4) se encontra em qualquer farmácia e é baratinho. Tem uma marca que não funciona.É a IFAL.
Depoimento Jaqueline Schultz
EXTRAÍDOS DA LISTA DE AUTISMO DA YAHOOGRUPOS