quinta-feira, 9 de junho de 2011

Explicando a Quelação

Explicação do
Murilo
para Quelação

Murilo (pai do Max, 4a3m, autista)
Murilo Saraiva de Queiroz, MSc


Quem trabalha diretamente com grandes quantidades de metais pesados, como por exemplo os garimpeiros que usam mercúrio para separar o ouro das impurezas, ou pessoas que vivem por vários anos em casas com encanamento feito de chumbo, fica intoxicado por esses metais. É algo extremamente grave.

Quelação é um procedimento para eliminar esses metais pesados do organismo. Você dá uma substância para a pessoa (a mais famosa se chama EDTA). É um procedimento perigoso que pode causar febre, dor de cabeça, náusea, desconforto gástrico, vômito, convulsões, depressão da medula óssea, hipotensão, arritmia cardíaca, parada respiratória, hipocalcemia, insuficiência renal e levar à morte. ( http://www.americanheart.org/presenter.jhtml?identifier=3000843 ). Nos EUA e no Brasil as agências regulatórias (FDA, ANVISA) só permitem o seu uso em casos comprovados de intoxicação grave por metais pesados.

O problema é que na histeria anti-vacina alguém inventou - sem comprovação científica nenhuma - que as quantidades mínimas de mercúrio presentes no conservante usado em algumas vacinas é que causavam autismo. O maior defensor dessa bobagem, o britânico Andrew Wakefield, foi desmascarado e proibido de exercer a medicina, depois que foi provado que os estudos dele eram uma fraude anti-ética.

Mas com isso muita começou a achar que quelação "era bom para autistas", e começaram a fazer isso nas crianças. Já morreram autistas inclusive no Brasil por causa desse procedimento. Ninguém deveria nem cogitar usá-lo. Mas muita gente insiste em fazer isso, baseando-se em exames pouco confiáveis que indicam um suposto aumento na quantidade de metais pesados nos fios de cabelo ou urina (o laboratório que mais faz esses exames é o Great Plains). Quando a gente cobra estudos detalhados de quem propõe quelação ouve que "não dá tempo, quando os estudos científicos cuidadosos ficarem prontos os autistas já vão estar velhos, temos que usar qualquer método que existir agora, baseado apenas em opinião e em casos isolados".

Não existe remédio ou tratamento milagroso para "derrotar o autismo". Os autistas progridem sim, e muito, e a vida deles e da família pode melhorar bastante, mas é com muito esforço, trabalho árduo, muita dedicação. Desconfie de todo mundo que prometer resultados rápidos e extraordinários. Nada que o seu filho coma ou deixe de comer, nem procedimento médico caro algum (especialmente os inventados do nada por supostos especialistas que se dizem os únicos que entendem como o método funciona) vai fazer ser nossos filhos deixarem de ser autistas.

Murilo (pai do Max, 4a3m, autista)


Nenhum comentário:

Postar um comentário