TEACCH
TEACCH é a sigla adotada por um projeto de saúde pública e disponível na Carolina do Norte, EUA, que oferece serviços voltados para pessoas com autismo e outros transtornos do espectro do autismo e suas famílias. Por tratar-se de um projeto abrangente, com uma abordagem suficientemente flexível para ser adaptável, desde a década de 80 o TEACCH tem sido tomado como referência em diversos países do mundo, inclusive aqui no Brasil, embora sua única implementação completa continue sendo na Carolina do Norte. O TEACCH tem historicamente seu nome ligado à abordagem do autismo como um transtorno do desenvolvimento, à educação como estratégia de tratamento e inserção das pessoas com autismo na família e na comunidade, ao movimento das associações de pais, à colaboração entre pais e profissionais como politicamente a mais potente para o tratamento, à pesquisa e à sensibilização da comunidade. Atualmente oferece serviços abrangentes, da 1ª infância até a idade adulta, incluindo diagnóstico e avaliação, projetos de tratamento individualizados, educação especial, treinamento de habilidades sociais, treinamento vocacional, consultoria a escolas e convênio com as escolas estaduais, treinamento e aconselhamento dos pais e promoção de atividades de grupos de pais. Mantém também um projeto de pesquisa ativo e capacitação multidisciplinar para profissionais lidando com crianças, adolescentes e adultos com autismo e suas famílias. Isso tudo nos EUA. Aqui no Brasil, as escolas que seguem esse programa, cumprem a maioria dessas atividades também. Segundo Gary Mesibov (2004), atual diretor do TEACCH, um princípio permanente e valioso do serviço é a idéia de instigar e manter o espírito de colaboração e cooperação, inclusive para tentar ajudar a comunidade a entender o autismo. A teoria essencial é que as pessoas com autismo são diferentes. O autismo afeta sua forma de aprender o mundo - de falar, de comer, de se comunicar, etc - mas não tem nada de errado ou degradante. Partindo dessa premissa, o movimento então seria em direção ao respeito pelas diferenças que o autismo cria em cada pessoa singular e na promoção do apoio e facilitação que eles precisam, justamente devido as tais diferenças. Por isto a direção dos esforços terapêuticos e educacionais não é no sentido de curar ou fazer uma pessoa com autismo ser normal. As técnicas e as estratégias, tais como a Extra-clarificação visual, os sistemas alternativos de comunicação e os painéis de rotinas, não são usadas porque foram inventadas, elas foram propostas a partir de anos de estudo cuidadoso e são elementos que eles precisam, como um cego precisa de braile ou alguém de óculos. Seria então uma forma de reconhecer as diferenças, sem tomá-las como um impedimento e construir com isto algo de positivo. Marialice Vatavuk Boletim Autismo Brasil (BAB), n. 1, na coluna "Possibilidades", de março de 2005. APLICAÇÃO DO MÉTODO TEACCH PARA PAIS http://www.carlagikovate.com.br/index_arquivos/Page790.htm Autismo e os Princípios Educacionais do Programa TEACCH http://www.soldeamor.com/ent_amasmetodo.htm SALA DE AULA TEACCH http://www.eb1-luso.rcts.pt/03_04/sala%20teach.htm#estrutura Aqui no Brasil, o método TEACCH é o mais utilizado em escolas para portadores de necessidades especiais.Estruturação física - áreas de trabalho:São seis as áreas de aprendizagem que, habitualmente, compõem uma sala TEACCH: 1. Aprender -área de ensino individualizado
2. Trabalhar -área de trabalho individual e autónomo O gabinete de trabalho permite:
3. Brincar
4. Computador Espaço para o trabalho com o computador:
5. Trabalho de grupo
6. Reunião
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