segunda-feira, 13 de junho de 2011

ABA

ABA - ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO

De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova Yorque, procedimentos derivados da análise do comportamento são essenciais em qualquer programa desenvolvido para o tratamento de indivíduos diagnosticados com autismo. A academia nacional de ciências dos EUA, por exemplo, concluiu que o maior nº de estudos bem documentados utilizaram-se de métodos comportamentais. Além disso, a Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, afirma que ABA é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz.
O tratamento ABA envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que o indivíduo possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível. Dentre as habilidades ensinadas incluem-se comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional; comportamentos acadêmicos tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática; além de atividades da vida diária como higiene pessoal. A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais, e fugas também fazem parte do tratamento comportamental, já que tais comportamentos interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo diagnosticado com autismo.
Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras). Inicialmente, essas consequências são extrínsicas (ex. uma guloseima, um brinquedo ou uma atividade preferida). Entretanto o objetivo é que, com o tempo, consequências naturais (intrínsecas) produzidas pelo próprio comportamento sejam suficientemente poderosas para manter a criança aprendendo. Durante o ensino, cada comportamento apresentado pela criança é registrado de forma precisa para que se possa avaliar seu progresso.
O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos: 1- avaliação inicial, 2- definição de objetivos a serem alcançados, 3- elaboração de programas/procedimentos, 4- ensino intensivo, 5- avaliação do progresso. O tratamento comportamental caracteriza-se, pela experimentação, registro e constante mudança. A lista de objetivos a serem alcançados é definida pelo profissional, juntamente com a família com base nas habilidades iniciais do indivíduo. Assim, o envolvimento dos pais e de todas as pessoas que participam da vida da criança é fundamental durante todo o processo.
Concluindo, ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.

Caio Miguel,
Ph.D, Psicólogo, doutor em análise do comportamento pela Western Michigan University.
Artigo publicado no BAB - Boletim Autismo Brasil n.2, de junho de 2005.

Este vídeo explica mais sobre a Análise do Comportamento e ABA.

Vídeo do YouTube




Abaixo encontra-se anexado uma ampla gama de materiais sobre ABA para estudo e apoio a utilização do método.

Quem pode se beneficiar com ABA?
O tratamento com Aba tem beneficiado todo o tipo de aprendiz em todas as idades, com muita ou pouca habilidade, em várias questões diferentes. No começo dos anos 60, começou-se a se trabalhar com a análise do comportamento em crianças autistas e com outras desordens do desenvolvimento. Desde aquela época, uma grande variedade de técnicas de ABA tem sido desenvolvida para construir o aprendizado em crianças autistas de todas as idades. Essas técnicas são usadas tanto em situações mais estruturadas e formais como nas situações mais naturais, tipo as situações do dia-a-dia e tanto na situação de 1 pra 1, como nas instruções em grupo.
O uso dos princípios e técnicas da ABA para ajudar pessoas com autismo terem uma vida mais feliz e produtiva se expandiu rapidamente nos últimos anos. Hoje, ABA é amplamente reconhecido como seguro e efetivo no tratamento do autismo.
ABA tem sucesso com autistas adultos?
Sim. Documentos de pesquisa mostram que várias técnicas de ABA são efetivas em construir habilidades em crianças, adolescentes e adultos com autismo e disordens relacionadas. E ainda, os métodos de ABA são úteis em ajudar as famílias a lidar com muitos comportamentos difíceis que podem acompanhar o autismo, sem os efeitos colaterais de drogas. Nos EUA muitos desses indivíduos adultos com acompanhamento de ABA aprenderam a desenvolver alguma atividade voltada pro trabalho e a ter uma ótima participação em suas comunidades.

Anexos (12)

  • ABA e alimentação saudável.doc - em 18/09/2010 14:42 por Claudia Marcelino (versão 1)
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  • ABA guaratinguetá.pdf - em 18/09/2010 14:42 por Claudia Marcelino (versão 1)
    133 KB Visualizar Download
  • Ajude-nos_a_aprender_ABA.pdf - em 18/09/2010 14:55 por Claudia Marcelino (versão 1)
    2715 KB Visualizar Download
  • Apostila Acompanhamento de Programa ABA parte 1.doc - em 08/11/2010 08:09 por Claudia Marcelino (versão 1)
    277 KB Visualizar Download
  • Apostila Acompanhamento de Programa ABA parte 2.doc - em 08/11/2010 08:09 por Claudia Marcelino (versão 1)
    298 KB Visualizar Download
  • Apostila Acompanhamento de Programa ABA parte 3.doc - em 08/11/2010 08:15 por Claudia Marcelino (versão 1)
    3277 KB Visualizar Download
  • Apostila Acompanhamento de Programa ABA parte 4.doc - em 08/11/2010 08:19 por Claudia Marcelino (versão 1)
    2603 KB Visualizar Download
  • Apostila Acompanhamento de Programa ABA parte 5.doc - em 08/11/2010 08:22 por Claudia Marcelino (versão 1)
    539 KB Visualizar Download
  • Apostila Acompanhamento de Programa ABA parte 6.doc - em 08/11/2010 08:47 por Claudia Marcelino (versão 1)
    7478 KB Visualizar Download
  • Apostila Loovas - Vera hulin.pdf - em 18/09/2010 14:57 por Claudia Marcelino (versão 1)
    438 KB Visualizar Download
  • Apostila Loovas parte 2.pdf - em 22/09/2010 08:50 por Claudia Marcelino (versão 1)
    3435 KB Visualizar Download
  • Apostila Loovas parte 3.pdf - em 22/09/2010 09:32 por Claudia Marcelino (versão 1)
    3743 KB Visualizar Download
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  • fonte: www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=1 

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