segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ômega 3 pode prevenir sobrecarga sensorial

Um novo estudo sugere que os ácidos gordos ómega 3 podem prevenir a sobrecarga sensorial, um problema associado ao autismo, hiperactividade, défice de atenção e a vários problemas relacionados com o sistema nervoso.

Irina Fedorova e seus colegas investigadores experimentaram dietas diferentes em 4 grupos de ratos. Apenas uma dieta continha bastantes ácidos gordos ómega 3 (DHA).

De forma a testar a resposta dos ratos à estimulação sensorial, os investigadores expuseram-nos a um barulho bastante súbito e forte, pois os animais têm tendência a recuar quando ouvem este tipo de som.

Os investigadores afirmam que os ratos que receberam Ómega 3 apresentaram uma redução da resposta de sobressalto quando foram expostos a um barulho intenso, enquanto que os outros ratos não mudaram a sua resposta sensorial.

Os ácidos gordos ómega 3 são essenciais para o desenvolvimento do cérebro. O corpo necessita de obter estes nutrientes através de comida ou suplementos, pois não conseguem sintetiza-los a partir do zero.

“ Tem sido uma batalha reverter a mensagem de que as “gorduras são más” e aumentar os ácidos gordos ómega 3 na nossa dieta”.

" Deficit in prepulse inhibition in mice caused by dietary n-3 fatty acid deficiency", Irina Fedorova, Anita R. Alvheim, Nahed Hussein, and Norman Salem, Jr., Behavioral Neuroscience, Vol.123, No.6, December 2009, 1218-25. and " New study links DHA type of omega-3 to better nervous-system function", news release, American Psychological Association, December 16, 2009.

Na abordagem de Medicina Funcional Integrativa este é um ponto fundamental na optimização da resposta neurológica e cognitiva.

A dose de suplementação com ácidos gordos ómega 3 deve ter por base o doseamento dos vários tipos de lípidos na membrana celular, cujo equilíbrio relativo é de grande importância bioquímica e metabólica. Esta é uma análise usada em Diagnóstico Funcional.

Na nossa experiência, as crianças com perturbações do espectro do autismo têm um déficite muito elevado em ómega 3 e, consequentemente, um rácio ómega 6 / ómega 3 muito elevado, o que aumenta a exuberância das respostas inflamatórias, nestas crianças, tão frequentes, e envolvem vários sistemas orgânicos, inclusive o cérebro.

A suplementação com óleos de peixe de elevada pureza é um apoio terapêutico incontornável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário