quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Estimulação Precoce parte 2

             A Síndrome de Down (SD)  é essencialmente um atraso no desenvolvimento, tanto das funções motoras do corpo, como das funções mentais. Um bebê com SD é molinho, menos ativo; mais isto diminui com o tempo, e a criança vai conquistando, embora mais tarde que as outras, as diversas fases do desenvolvimento.
   
Todas as crianças passam pelas mesmas fases do desenvolvimento. A pesar do desenvolvimento da criança com SD ser mais lento, ele se dará de forma semelhante ao que ocorre com outras crianças. Algumas vezes, a criança apresenta dificuldade em certas aquisições como habilidade como motricidade grossa (pular, correr, saltitar) ou na motricidade fina (escrever, desenhar, recortar) é importante que ela continue a ser estimulada para adquirir as habilidades motoras, perceptivas, cognitivas e sociais.

JOGOS E BRINCADEIRAS

Os jogos e brincadeiras são instrumentos importantes para ajudar a estimulação da criança e favorecem uma boa relação entre família e criança, pois trazem prazer e satisfação.

Os brinquedos e objetos de uso da criança devem ter um local definido e de fácil acesso, assim ela poderá pegar os brinquedos e deve ser aos poucos estimulada a também guardá-los. Para brincar é preciso uma certa organização, senão a criança ficará confusa e não produzirá.

Brincadeira de esconde-esconde com a sua criança
Agora transfira esta experiência para outros objetos, isto é, esconda brinquedos sob panos e travesseiros e estimule-a a procurá-los.  Continue reforçando as vitórias e estimulando-a não desistir! Você pode facilitar chamando a atenção da criança quando esconde os objetos, e fazendo os movimentos mais lentamente, como se fosse em câmara lenta. Por exemplo: pegue um urso, mostre-o à criança e vá dizendo que vai escondê-lo, até o momento que realmente o colocou sob o pano: aí incentive a criança a procurá-lo.


     Caixas e recipientes de vários tamanhos pode-se brincar de encaixar, empilhar e guardar coisas dentro. Isto, além de ajudar a coordenação motora da criança, proporciona uma noção de cores, formas e tamanho dos objetos.



      Com tinta deixe a criança pintar num papel, no início ela usará os dedos, depois introduza pincéis, rolinhos, buchinhas e outros. 
       A bola é um meio rico de brincar com a criança. Comece só com duas pessoas- num jogo de dar e receber a bola ou balão, rolando-a no chão. Brincadeira de imitação. Aos poucos, quando a criança já tiver compreendido a brincadeira, entre com outras crianças ou adultos.

     Brincar de esconde-esconde; esconder-se atrás dos móveis ou em outros locais que sejam de fácil acesso à criança, que pode estar andando ou engatinhando.

     Brincar de faz de conta e de contar histórias. Livros com figuras grandes e pouco detalhes, nomear e imitar os animais ou personagens da história. Pode utilizar objetos, fantoches e dedoches.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sugestões de Atividades Coordenação Motora Fina parte 32


Alinhavo em botão grande com agulha sem ponta
 Alinhavo em placa com cadarço


 Pintura com pregador de roupa e tinta


Pintura com buchinhas de formas diferentes


 Encaixe simples (confeccionado com caixa e tiras de papelão)

Brincadeira com Areia com colher, garrafa e funil

Colagem com areia dentro do pote saleiro

Colagem - Recortar tiras de papel e depois colar adesivos de bolinhas

Abrir e fechar os ovinhos 

Alinhavo de fitas

Pintura com Caixa de Ovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário