Estimulação Precoce parte 2
A Síndrome de Down (SD) é essencialmente um atraso no desenvolvimento, tanto das funções motoras do corpo, como das funções mentais. Um bebê com SD é molinho, menos ativo; mais isto diminui com o tempo, e a criança vai conquistando, embora mais tarde que as outras, as diversas fases do desenvolvimento.
Todas as crianças passam pelas mesmas fases do desenvolvimento. A pesar do desenvolvimento da criança com SD ser mais lento, ele se dará de forma semelhante ao que ocorre com outras crianças. Algumas vezes, a criança apresenta dificuldade em certas aquisições como habilidade como motricidade grossa (pular, correr, saltitar) ou na motricidade fina (escrever, desenhar, recortar) é importante que ela continue a ser estimulada para adquirir as habilidades motoras, perceptivas, cognitivas e sociais.
JOGOS E BRINCADEIRAS
Os jogos e brincadeiras são instrumentos importantes para ajudar a estimulação da criança e favorecem uma boa relação entre família e criança, pois trazem prazer e satisfação.
Os brinquedos e objetos de uso da criança devem ter um local definido e de fácil acesso, assim ela poderá pegar os brinquedos e deve ser aos poucos estimulada a também guardá-los. Para brincar é preciso uma certa organização, senão a criança ficará confusa e não produzirá.
Brincadeira de esconde-esconde com a sua criança
Agora transfira esta experiência para outros objetos, isto é, esconda brinquedos sob panos e travesseiros e estimule-a a procurá-los. Continue reforçando as vitórias e estimulando-a não desistir! Você pode facilitar chamando a atenção da criança quando esconde os objetos, e fazendo os movimentos mais lentamente, como se fosse em câmara lenta. Por exemplo: pegue um urso, mostre-o à criança e vá dizendo que vai escondê-lo, até o momento que realmente o colocou sob o pano: aí incentive a criança a procurá-lo.
Caixas e recipientes de vários tamanhos pode-se brincar de encaixar, empilhar e guardar coisas dentro. Isto, além de ajudar a coordenação motora da criança, proporciona uma noção de cores, formas e tamanho dos objetos.
Com tinta deixe a criança pintar num papel, no início ela usará os dedos, depois introduza pincéis, rolinhos, buchinhas e outros.
A bola é um meio rico de brincar com a criança. Comece só com duas pessoas- num jogo de dar e receber a bola ou balão, rolando-a no chão. Brincadeira de imitação. Aos poucos, quando a criança já tiver compreendido a brincadeira, entre com outras crianças ou adultos.
Brincar de esconde-esconde; esconder-se atrás dos móveis ou em outros locais que sejam de fácil acesso à criança, que pode estar andando ou engatinhando.
Brincar de faz de conta e de contar histórias. Livros com figuras grandes e pouco detalhes, nomear e imitar os animais ou personagens da história. Pode utilizar objetos, fantoches e dedoches.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Sugestões de Atividades Coordenação Motora Fina parte 32
Alinhavo em botão grande com agulha sem ponta
Alinhavo em placa com cadarço
Pintura com pregador de roupa e tinta
Pintura com buchinhas de formas diferentes
Encaixe simples (confeccionado com caixa e tiras de papelão)
Brincadeira com Areia com colher, garrafa e funil
Colagem com areia dentro do pote saleiro
Abrir e fechar os ovinhos
Alinhavo de fitas
Pintura com Caixa de Ovo
Nenhum comentário:
Postar um comentário