quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Problemas de Integração Sensorial - Defensiva Sensorial

Crianças com problemas sensoriais podem ser classificados como tendo defensiva sensoriais, problemas de registro, problemas de modulação, e os problemas de Integração Sensorial. Nesta postagem, vou compartilhar um pouco sobre Defesa Sensoriais, especificamente Defensiva Tátil. Uma criança com Defensividade sensorial em geral é muito sensível a certos tipos de entrada do ambiente, tais como toque, texturas (incluindo alimentos texturas), sons, luzes (geralmente fluorescentes), cheiros e movimentos. Quando alguém reage negativamente ao toque em particular, que é chamado de Defensividade Tátil.


Existem cinco receptores nervosos sensoriais na pele que permitem ao sistema nervoso central saber o que está acontecendo no meio ambiente. Esses receptores são leve toque (parte superior da pele), pressão profunda, a temperatura (quente e frio) e dor. É provável para um tipo de receptor a ser excessivamente sensível e outro não, o que explica por que algumas crianças podem tolerar abraços firme, e então surtar quando tocado levemente.
Se uma criança tem sensibilidade tátil, aqui estão algumas atividades para experimentar. 

Sistema sensorial de qualquer criança irá beneficiar destas ações, defensivas ou não. Apenas certifique-se e lembre-se de começar devagar, e não forçar qualquer entrada que o seu filho resiste. 

Se seu pequeno é extremamente resistente, é provavelmente hora de consultar o seu pediatra e perguntar sobre a possibilidade de Terapia Ocupacional
Existem tratamentos como (Dieta Sensorial) mais avançados que só pode ser realizado sob a supervisão de um Terapeuta Ocupacional

  • Gaste alguns minutos extra após o tempo do banho para esfregar vigorosamente a criança com uma toalha. 
  • Esfregue devagar buchas de texturas diferentes em todas as partes do corpo exceto rosto.
  • utilizar diferentes texturas de tecido ou toalhas.
  • Use uma variedade de materiais, tais como textura de veludo, tecido felpudo
  • Coloque luvas texturizado ou fantoches nas mãos de criança 
  • Incentive seu filho,brincar na areia, arroz, feijão ou espuma. 
  • Coloque o creme de barbear, creme, talco ou pudim em um pedaço grande de papel alumínio e pedir a criança para fazer um desenho ou escrever
  • Pintura a dedo ou a pintura do corpo com tintas de água.
  • Brincar ou confeccionar  massinha.
  • Proporcionar atividades que proporcionam a entrada tátil no corpo inteiro da criança, como uma piscina de bolinha, travesseiros macios, almofadas, puff ou bolas.
  • Jogos com o contato físico é bom - abraços de urso, brincadeira de cabana.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Habilidades de percepção visual -Discriminação Visual



Percepção Visual refere-se a capacidade do cérebro de fazer sentido do que os olhos vêem. Este não é o mesmo que o Acuidade Visual. Boas habilidades perceptivas visuais são necessárias para leitura e escrita, recortar, desenhar, completar problemas de matemática, bem como muitas outras habilidades. Uma criança que tem problemas com o processamento perceptual pode ter dificuldade em trabalhar quebra-cabeça, copiar desenhos de blocos ou formas, discriminar imagens ou letras.


-Discriminação visual
-Memória Visual
-Visão Espacial 
-Visão Forma-Constância
-Memória visual Sequencial

 Se você suspeitar que uma criança tem problemas visuais processamento perceptual, você pode querer solicitar uma avaliação por um profissional, como um psicólogo ou terapeuta ocupacional.

Discriminação Visual


                                                                         
Discriminação visual é a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos, posições e orientações. Uma criança com problemas de discriminação visual tem dificuldade com a perceber as diferenças / semelhanças em palavras, letras, imagens, formas e / ou outros objetos. Isso pode levar a problemas na leitura, escrita e soletração.

Atividades Discriminação Visual

-Proporcionar figuras ou objetos concretos de cor, forma, tamanho iguais e diferentes

-Reproduzir desenhos usando cubos, brinquedos de construção,legos ou blocos logicos.

- Faça letras ou formas com  massinha, palitos, areia, creme de barbear, tecido, lixa, e outros meios sensoriais.

-procurar em  revista formas ou letras 
-Fazer um círculo a letra correspondente. 
Exemplo w - mnwmz.

-Atividades de livros como "Onde está Wally?"ou Jogo 7 erros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário