quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sugestões de Atividades Coordenação Motora Fina parte 29

DICAS DE BRINQUEDOS DE MADEIRA


ESCORREGADOR DE BOLINHAS -TRABALHAR COORDENAÇÃO VISO-MOTORA



FERRAMENTAS E MARTELO-AJUDA TRABALHAR DESTREZA MANUAL E FORÇA

 MARTELO COM PINOS COLORIDOS- TRABALHAR FORÇA MANUAL E CORES


RAMPA COM BONECA - TRABALHAR COORDENAÇÃO VISO-MOTORA
FORÇA NOS DEDOS PARA APERTAR OS ANIMAIS (BRINCAR DE DORMIR E ACORDAR O CACHORRO, GATO)


BONECOS ARTICULADOS- FORÇA MANUAL
ESCORREGADOR DE BOLINHAS -JOGO DE COORDENAÇÃO VISO-MOTORA

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O BRINCAR DA CRIANÇA AUTISTA

 
A brincadeira é a linguagem das crianças. Pela brincadeira se pode aprender a interação social, trabalhar a atenção, seqüências, habilidades, solucionar problemas, explorar sentimentos, desenvolver causa e efeito, estimular a criatividade. Com a falta de interação social, comunicação e problemas no comportamento, muitos autistas vão necessitar de ajuda para estabelecer uma relação com outras crianças e muitos não sabem brincar, o que precisa ser ensinado.

Para começar escolha algo que funcione com o autista, o que chamaria a sua atenção (dinossauros, carrinho, trem, avião, bonecos). Deixe a criança iniciar a brincadeira, fazer uma escolha. Se a criança recusar a sua presença na brincadeira comece apenas observando-a brincar, depois introduza comentários (olha, o carro do papai brum..brum e depois o barulho da buzina bibi pode fazer gestos ou expressões faciais mais exageradas como apoio visual). Não se preocupe se a criança ignorar seus comentários, continue a introduzi-los aos poucos.(através de sons, gestos com as mãos ou expressões)

Ajude a criança a engajar-se na comunicação recíproca na brincadeira. 
Quando a criança estiver confortável em brincadeiras recíprocas, aumente a interação.
Exemplo: Ela só quer brincar de carrinho, pegue um brinquedo de animal e peça carona, depois reclame que o cachorro está com fome (faça novamente barulhos diferentes humm..!!!nhoc..nhoc e uso de gestos) como apoio visual e depois proteste e insista, com o tempo a criança vai parar e brincar de alimentar o cachorro. Aumente a brincadeira e encontre alguns amigos para comer, como o elefante, leão, e outros, alargando o horizonte e os interesses da criança. Se for muito sobrecarregado para a criança este passo, volte um pouco para traz.

Evite questionamentos e direcionamentos. Muita estrutura e perguntas nesta hora podem inibir tanto a iniciativa da criança como o processo dela solucionar problemas. Quando a criança estiver se sentindo confortável com a brincadeira recíproca, você poderá direcionar a brincadeira para conceitos e seqüências que deseja trabalhar. Exemplo: Ela só brinca de carrinho e sempre os coloca na mesma ordem. Introduzindo o cachorro e novos problemas, a criança começará a dar atenção a outros brinquedos.
Brinque e interaja.Converse com os brinquedos. Quando a criança estiver acostumada com este tipo de brincadeira tente mudar sua estrutura.Utiliza de gestos, sons diferentes e expressãoes facias.

Se a atenção da criança for mínima, não puxe a brincadeira por muito tempo. O importante é ela aprender como é gostoso brincar com outras pessoas.
Não se preocupe se está fazendo certo ou errado. Se divirta com o processo. O único erro é não brincar ou não tentar interagir com a criança.

Fonte: Autism Asperger´s Digest Magazine -http://topediatrica.blogspot.com/

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