quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Estratégias para Problemas na Escrita

 A escrita manual é habilidade perceptivo-motora complexa que depende da maturação e integração de uma série de habilidades cognitivas, motoras e perceptivas.

 Muitos dos problemas comuns vividas por crianças em idade escolar, é principalmente a dificuldade na escrita. Devido a falta de habilidade em certos aspectos motores, perceptivos ou cognitivo.

 Atenção!!! para os professores e escolas
Estas crianças são mal compreendido pelos próprios professores ou a escola devido a sua dificuldade motora são julgadas como crianças com problemas de comportamento e/ou emocional.

Algumas crianças com dificuldade na caligrafia na idade escolar são freqüentemente chamados de "preguiçoso", "desmotivados" ou "de oposição".

 É muito comum estas crianças com dificuldade na escrita apresentarem certos tipos de comportamentos como desobediente, inquieto, desatento, lento. Alguns exemplos de comportamentos bastantes comuns nestas crianças: pede para ir ao banheiro ou beber água toda hora, precisa apontador várias vezes o lápis, levanta várias vezes da cadeira ,mexe o tempo inteiro com os colegas ou materiais escolares ou simplesmente senta e olha. Mesmo interrompendo a classe e se metendo em confusão pode ser menos doloroso para eles do que escrever. As atividades de escrita  poderia ser concluído em uma hora mas estas crianças levam umas três horas porque adiar a tarefa de escrita e menos doloroso e exige menos esforço.
 Estratégias para Problemas na Escrita
  • Para as crianças que têm dificuldade com a codificação ortográfica, pode ser útil uma ficha de todo alfabeto sobre a  mesa para fácil referência.
  • Alunos com problemas grafomotores deve ser dado tempo prolongado para completar trabalhos escritos e / ou uma redução no volume da produção escrita. Por exemplo, se o exercício é para  pontuar frases. Pode fornecer ao aluno a atividade em forma digitada, ao invés de escrevê-lo e então corrigi-lo. As tarefas de perguntas/respostas, o aluno deve ser exigida apenas para escrever as respostas e não ambas perguntas/respostas. Deve ser permitido respostas em frases curtas.
  •  o assunto que está sendo avaliado é o conhecimento das informações, então o aluno deve ser avaliado não na sua escrita e sim  na  sua capacidade de demonstrar seu conhecimento.
  • Crianças com dificuldades de escrita podem precisar de ser dada a oportunidade de dar respostas orais para exercícios, questionários e testes.
  • Aprender a digitar é útil para esses alunos.
  • Alunos com problemas grafomotores podem precisar de ser fornecidos materiais através do professor preparado em apostilas ou cópias xerox.
  • Os pais devem ter a oportunidade de comprar um conjunto extra de livros didáticos com a finalidade de destacar, em especial para assuntos área de conteúdo.
  • Muitas vezes, é necessário o uso de sistemas de classificação alternativa para crianças com problemas grafomotora .A avaliação pode ser dada com questões de múltipla escolha, teste orais ou através do uso de computador.
  • Deve ser salientado que o pessoal da escola que os hábitos de trabalho lento são muitas vezes resultado de dificuldades grafomotores e não refletem déficits de motivação ou problemas comportamentais e emocionais.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Habilidades de percepção visual - Espacial


Percepção Visual- espacial

 é a capacidade de perceber a posição de dois ou mais objetos em relação uns aos outros ou em relação ao seu próprio eu. Por exemplo, uma criança andando por uma sala de aula deve saber: onde ele está posicionado em relação ao mobiliário e seus colegas.  

Crianças com problemas nesta área podem apresentar dificuldades como habilidade com bola, a escrita e o espaçamento entre palavras e também têm dificuldade com conceitos espaciais como dentro/fora, em cima/embaixo, esquerda/direita.

Aqui estão algumas atividades para enfrentar dificuldades com visual-espacial:

-Fazer atividades de formas idênticas, objetos, formas, letras com um deles posicionado de forma diferente.
-Fazer o mesmo que acima, mas use objetos reais. Por exemplo, objetos concretos ( 3 lápis sobre a mesa em posições diferentes e perguntar: "qual deles está em uma posição diferente?")
-Escalada através de uma pista de obstáculos
 -Pedir a criança reproduzir formas em posições diferentes a partir de um exemplo.
-Quebra-cabeça
-Pedir a  criança para desenhar uma pessoa com todas as partes do corpo, ou montar uma pessoa através de gravuras das partes do corpo.
-Desenhar mapa de casa, escola.Trace o caminho da casa até a escola
-Atividades motoras de correr, pular, saltar, pular obstáculos.
-Atirar objetos em um alvo (sacos de feijão, bolas)

domingo, 14 de agosto de 2011

O meu filho com autismo tem Transtorno de Processamento sensorial?

    Muitas crianças com espectro autista tem Transtorno do Processamento Sensorial. Ou seja, eles podem ser hipersensíveis ou hiposensíveis sons, luzes, alimentos ou toque. Para algumas crianças, este tipo de transtorno pode ser uma das causas de alterações comportamentais como agressividade, irritabilidade, choro sem motivo, distração ou certos movimentos repetitivos.
    Estas diferenças no tipo de resposta  sensorial são rotulados como "distúrbio de processamento sensorial" ou "disfunção do processamento sensorial", e pode ser atribuída a diferenças na estrutura cerebral. Embora as questões sensoriais não são sintomas do espectro autista , eles são muito comuns nas crianças com autismo.O tratamento para questões sensoriais, é conhecido como Terapia de Integração Sensorial.
   

    Alguns sinais de que uma criança pode estar sofrendo de problemas sensoriais - e pode ser auxiliado pela Terapeuta Ocupacional especialista abordagem neurocomportamental Integração Sensorial
  • Excessivamente sensível ao toque, movimento, sons, luzes e alimentos
  • Não responde ao estimulos como o toque, movimento ou sons
  • Facilmente distraídos
  • Problemas sociais e / ou emocional (abraços, beijos ou contato afetivo)
  • Agitação psicomotora, irritabilidade, auto-agressividade ou movimentos estereotipados excessivos
  • Impulsividade
  • Dificuldade em fazer a transição de uma situação para outra
  • Incapacidade de relaxar ou acalmar 
  • Dificuldade permanecer na postura sentada para certos tipos de atividades
  • Choro sem motivo
  • Dificuldade atividades de vida diária ( tomar banho, escovar os dentes, cortar o cabelo ou unhas, evita certos tipos de roupas ou cobertor, não gosta de certos tipos de alimentos como frutas ou verduras e legumes.
  • Hipersensibilidade oral para alimentos pastosos ou texturizados (seleciona os tipos de alimentos)
  • Evita certos tipos de meia ou sapatos ou prefere ficar descalço.
  • Dificuldade concentração certas brincadeiras. Pouca interação e exploração no brincar.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Habilidades de percepção visual - Memória Visual Sequencial


Memória Sequencial-visual é a capacidade de lembrar e reproduzir uma sequência de cores, formas, letras, ou números na ordem correta. Esta habilidade é importante quando a criança aprender a ler e escrever, e principalmente na  cópia da lousa.


É importante estimular essa noção para que o aluno tenha noção por exemplo da sequência de uma palavra, sequência das letras do alfabeto, dos numerais, enfim ela é muito importante no processo de ensino aprendizagem.
 
 Atividades de Memória Visual-Sequencial 

- Faça várias planilhas com cores, formas, números, palavras ou letras em uma seqüência  e deixar a criança copiar na folha.  Aumentar gradualmente o número de itens.
- colocar blocos de várias cores / tamanhos e colocá-los em uma ordem específica. Deixar a criança olhar e, em seguida, misturá-las e pedir a criança recriar a seqüência.
- Faça o mesmo que atividade  acima, mas use vários objetos (caneta, lápis de clips de papel, etc)
- usar jogos  de seqüenciamento  (encontrado em lojas de material escolar)
- atividade alinhavo colocar uma seqüência de contas de cores diferentes e  depois pedir a criança copiar na sequência correta das cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário