Atualmente existem várias correntes terapêuticas que podem ser usadas isoladas ou conjuntamente. Todas têm críticos e defensores. Um método pode ser muito útil para uma criança e inócuo para outra.
Cabe aos pais decidirem que linha adotar e por quanto tempo, já que também é possível que um método chegue até determinado ponto e estacione. O importante é não parar de tentar, de pesquisar e de lutar. Para facilitar, aqui vão alguns dos mais conhecidos:
Quelação (no Brasil Medicina Ortomolecular)
Reorganização Neurólogica
Método Doman - criado por Glen Doman e Delacatto, o método é usado mundialmente desde os anos 60. Original da Filadélfia, no Brasil é utilizado pelo Instituto Veras que fica no Rio de Janeiro. Entendendo que o ser humano segue uma escala de desenvolvimento e maturação neurológica, entendo que cada etapa depende da outra, Doman explica que uma falha numa das etapas pode impedir o acesso as outras. O método consiste em realizar uma ponte, permitindo um desenvolvimento coerente. Abrangente, este método é aplicado pelos pais, que vão ao instituto com a criança a ser avaliada e são orientados quantos aos exercícios que deverão fazer em casa para a estimulação global da criança. Todo paciente é avaliado individualmente e recebe um programa de estimulação que normalmente precisa de muita dedicação dos pais para ser aplicado.
Imunoterapia Ativada ITA
Partindo do conceito das alergias, este método terapêutico é aplicado após a realização de exames específicos visando determinar que substâncias poderiam estar desencadeando uma alergia no sistema nervoso, agindo como um bloqueador de desenvolvimento. Utilizado também para casos de epilepsia. O tratamento é feito por médicos e consiste na aplicação de vacinas específicas.
Maiores informações sobre os tratamentos podem ser encontradas no site da
Associação Brasileira de Medicina Complementar: http://www.medicinacomplementar.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário