terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cure seu corpo naturalmente: O poder do RNA

Muitos fatores influenciam nossa suscetibilidade a doença. Estes incluem nossa carga de stress, nosso meio ambiente e as toxinas que absorvemos dele, o número total de agentes infecciosos a que estamos expostos bem como nossa suscetibilidade genética para estas doenças. É importante tratar de todos os fatores que contribuem para estas doenças multifatoriais.
Em nosso livro “O quebra-cabeça do Autismo: Colocando tudo junto” (Gordon e Yasko, Matrix Press, 2004) nós apresentamos a hipótese que os organismos bacterianos e vitais crônicos em nossos corpos são capazes de criar destruição adicional em nossos sistemas agindo como “cúmplices” para os metais pesados e ajudando em sua retenção no corpo. Isto ainda adiciona uma outra camada de complicação a história e de novo reitera o fato de que as doenças que nós enfrentamos hoje são complexas em sua natureza.
Uma extensão destes conceitos é que a maioria das doenças que nós vemos hoje será, na verdade, multifatorial. Estas doenças multifatoriais do século XXI requerem abordagens e tecnologias modernas. Nós temos realizado algo com RNA que ajudará a produzir uma mudança profunda no modo em que estas doenças serão tratadas no futuro. Enquanto nós não podemos mudar sua suscetibilidade genética, nós podemos ajudar suas células a comunicarem-se melhor umas com as outras. Fazendo isso, pode-se ajudar a aliviar alguma da suscetibilidade genética e a diminuir seu risco para a doença multifatorial quando usado em conjunção com um programa para reduzir alguns dos outros fatores, agentes ambientais e infecciosos.
O RNA ajuda a facilitar a comunicação da célula em nossos corpos assegurando que as mensagens em nossos genes (nosso DNA) sejam exatamente convertidas em obstáculos estruturais para nosso corpo (nossas proteínas) ao invés do stress, das toxinas e das doenças infecciosas em nossas vidas. É essencial para nossa saúde que esta comunicação ocorra na corrente das doenças multifatoriais e toxinas ambientais.
Nós descobrimos que usando soluções altamente específicas de RNAs, nós somos capazes de aumentar a capacidade natural de nossas células de se comunicarem umas com as outras. Toda célula em nosso corpo contém RNA. O RNA natural em nossas células inclui todos os tipos de RNA incluindo o mais abundante RNA ribosomal, RNA mensageiro, RNA de transferência e RNAs não-codificados. Nós comemos várias gramas de RNA em nossa dieta diária. Rna de levedura (que contém somente RNA e não levedura) tem sido usado por um longo tempo como uma fonte nutritiva de RNA total. RNA é seguro o bastante para ser adicionado a fórmula do bebê. O leite materno contém grandes quantidades de RNA e infusões intravenosas especializadas, contendo RNA são dadas a pacientes de alto risco antes da cirurgia. Estes RNAs bem como os Rnas altamente específicos que nós temos utilizado são naturais e eles seguramente dissolverão no trato digestivo como comida.
Enquanto a nutrição baseada no RNA pode ser uma maneira natural e segura para suplementar nossos corpos, devemos admitir que dando o apoio nutricional do RNA sem selecionar o que é apropriado para as necessidades particulares de um indivíduo fará algum bem e não irá fazer nenhum mal, mas é como jogar todas as 88 chaves sobre o piano ao mesmo tempo; você terá som, mas não música. Integrando um conhecimento dos progressos feitos na medicina molecular dentro do contexto da nutrição molecular, é possível tirar o que a natureza tem nos dado em abundância e escolher que notas tocar para criar uma harmonia a que seu corpo possa responder. Usando RNAs naturais altamente específicos permite a você tocar a música exata que seu corpo precisa ouvir a fim de estar bem.
A medicina molecular tem feito incríveis progressos usando RNAs específicos modificados quimicamente. A nutrição molecular tem provado que os RNAs naturais podem ser usados com sucesso para ajudar a equilibrar um grande número de condições de saúde. Nós fomos capazes de combinar alguns dos melhores aspectos de ambos estes campos e desenvolvemos uma tecnologia natural baseada no uso de Rnas enriquecidos. Nós podemos visualmente pensar na fusão destas duas arenas normalmente distintas no cuidado com a saúde em termos dos diagramas Venn típicos que são usados em matemática. A porção dividida ao meio representada pela cor cinza representa nosso uso destes RNAs específicos enriquecidos das fontes naturais. O que está excluído da medicina molecular são as moléculas freqüentemente tóxicas, modificadas usadas nesta área (ou campo). Esta é a porção que permanece em preto. Similarmente, o que nós excluímos da nutrição molecular é o uso do RNA total em toda preparação, ao invés de enriquecer somente RNAs particulares. Combinando os melhores aspectos de cada um destes campos, nós somos capazes de realizar algo que pode significativamente criar impacto no futuro do cuidado com a saúde.
Estimativas conservadoras são de que cada um de nós contém a informação para 30.000 a 100.000 genes diferentes em toda célula de nosso corpo. Tudo o que pode requerer múltiplas mensagens ou moléculas de informação para levar e regular q informação em cada um daqueles genes. Dois ou vários milhares de diferentes mRNAs são gerados para cada um destes genes. Isto nem mesmo inclui todos os rRNAs, tRNAs e a multidão de ncRNAs. Nós podemos, no entanto, estar falando sobre quase um milhão de mensagens de RNA envolvidas em levar informação bem como dos componentes do RNA para o mecanismo, para apropriada sinalização e regulamento em cada um de nossos corpos. Isto poderia significar que o número total de RNAs diferentes numa célula poderia exceder 1.000,000 de moléculas diferentes.
Quando nós ingerimos um alimento como as sardinhas, por exemplo, que tem alto conteúdo de RNA, nós estamos comendo todas cem mil a mais de um milhão de RNAs diferentes. Similarmente, quando nós tomamos um suplemento total de RNA, nós estamos de novo absorvendo todos os 1 milhão de diferentes RNAs nesta mistura. Se nós pensarmos em cada um destes RNAs como crianças, todas chocando-se para passar por uma porta ao mesmo tempo quando o sinal toca, você pode começar a ver porque estas misturas totais de RNA não são sempre efetivas. Ou porque comer sardinhas não é justamente a resposta. As várias crianças estarão competindo umas com as outras para passar pela porta exatamente como os vários e diferentes RNAs estarão competindo para entrar em suas células. Se nós agora colocarmos um tempo limite para ver em quanto tempo a porta é aberta, nós começamos a restringir o número de crianças que são capazes de atravessar a porta. Não há garantia de que qualquer criança em particular passará pela porta em qualquer dia.
Suas células também limitam o transporte de RNA para dentro de suas células. Assim, em um certo dia será um evento casual em termos dos quais os RNAs que você tem ingerido serão elevados para dentro de suas células. Células diferentes podem requerer diferentes RNAs para ajudar a equilibrá-las dependendo de seu meio ambiente particular, condições microbiais ou genéticas para que uma amostra totalmente casual de RNAs possam não ter benefícios ótimos para as células.
Além de seu alto conteúdo em RNA, as sardinhas são também uma grande fonte de ácidos gordurosos ômega 3. Elas também contêm outros tipos de ácidos gordurosos além do ômega 3. A maioria de nós que está suplementando com ômega 3s em nossa dieta prefere tomar suplementos que complementem nossas necessidades exatas ao invés de comer sardinhas e espera atingir a proporção correta. (Gordon, G. the Omega Miracle, Freedon Press, 2004)
Hoje nós entendemos a importância da proporção adequada de ácidos gordurosos ômega 3 a 6 a 9. Nos anos 50 (1950), nós estávamos usando margarina e manteiga como a coisa do futuro, e o conceito de ácidos gordurosos ômega não eram do nosso vocabulário. Do mesmo modo o conceito de RNAs deve  estar só agora entrando em sua consciência pela primeira vez.
Nossa consciência da importância das gorduras ômega tem mudado. Você pode ler sobre as proporções de ácidos gordurosos ômega nos menus de uma cadeia de restaurante popular de comida do mar e levar com seu garçom uma discussão sobre os benefícios saudáveis destas proporções. O entendimento da importância dos ácidos gordurosos e nossa saúde têm se tornado lugar comum. Hoje em dia nós até mesmo temos produtos similares a manteiga, que não contêm laticínios. Nós reconhecemos que dependendo da dieta dos indivíduos, da genética e do tipo de vida, eles podem precisar suplementar e alterar a proporção de ácidos gordurosos ômega, particularmente se eles escolhem ingerir a própria manteiga que é um produto verdadeiramente laticínio ao invés de um outro produto gorduroso.
No caso dos ácidos gordurosos ômega, nós estamos falando basicamente sobre três variáveis. Se nós voltarmos a olhar para o RNA nós podemos estar falando sobre um milhão de variáveis diferentes. Seria virtualmente impossível ser capaz de selecionar os alimentos corretos para suplementar apropriadamente as necessidades específicas do RNA do seu corpo. Como no caso com os ácidos gordurosos ômega, seu estilo de vida e escolha da dieta podem influenciar os RNAs que seu corpo precisa tornando o cenário ainda mais complexo.
As abordagens médicas padrões ao uso do RNA e do DNA contam com moléculas isoladas com mecanismos precisos de ação. Estes modos bem definidos de atividade no corpo incluem antisense, Rna de interferência, riboswitches, ribozymes, RNAs de pequena interferência, micro RNAs  emuito mais a serem descobertos em algum momento de um futuro não tão distante. Por favor, reconheçam que todos estes mecanismos são modos que ocorrem naturalmente, nos quais o RNA pode e realmente funciona nas células. Em suas células, nas células das plantas, nas células da levedura e nas dos animais.
O RNA mostrou funcionar numa variedade de capacidades reguladoras. Bem recentemente, um trabalho de Yale demonstrou RNAs que funcionam como riboswitches que não requerem fatores protéicos para funcionar (Nature,18 de Março de 2004). Estas riboswitches são usadas para entender os compostos que são fundamentais pata todos os sistemas vivos. As riboswitches são moléculas de duas funções que resistem a mudanças e comunicam a ligação do metabolite. Além das riboswitches, a década passada viu o descobrimento dos RNAs de interferência ocorrendo naturalmente e RNAs de curta interferência. Anterior a esta época, papéis reguladores têm sido descritos para os ribozymes, RNA antisense, RNA decoy, aptamers, immunostimulatory CpG motifs e RNA dependente – Dna methyltransferases como um meio de regular a metiolação do DNA.
 O pesquisador de Yale, Ron Breacker, culo laboratório descobriu riboswitches tem sugerido que nós ainda não terminamos de descobrir novos tipos de RNA ou mecanismos novos ou ação para o RNA.
Mesmo as regiões do DNA que não são transformadas em proteína identificável são ainda convertidas em suas respectivas contrapartes de RNA. Recentemente algum deste RNA “extra” agiu regulando e afetando o gene próximo a ele, em outras palavras ele regula seu vizinho de porta.
Os RNAs não codificados e assim chamados RNAs não funcionais têm freqüentemente  sido postos de lado como “barulho” (Schmit, S. Nature, Junho 2004). Entretanto, numa inspeção mais rigorosa há uma grande quantidade de literatura que sugere que nós apenas começamos a explorar os usos e funções  possíveis destes RNAs.
Em agosto deste ano uma segunda trajetória tem surgido para se saber como a interferência do RNA pode funcionar. Dois grupos independentemente relatados achando uma trajetória que envolve a metilação controlada do RNA como o método silencioso mais novo (Kawasaki, H. Nature, Agosto de 2004, Morris, K. Science, Agosto de 2004).
Os RNAs também têm sido implicados na formação dos materiais inorgânicos e não vivos. Um grupo do departamento de química da unioversidade do estado da Carolina do Norte tem sido capaz de usar o RNA para induzir a formação de cristais hexagonais (seis lados) do metal palladuim (Chemical Eng News, Abril de 2004). Gerald Joyce, um perito reconhecido em RNA, que tem sido capaz de, espontaneamente, dobrar uma peça de DNA em um octaedro (uma figura de oito lados) em seu próprio laboratório no Instituto de Pesquisa Scripps, tem uma clássica exposição no crescimento destes cristais paládio. “O RNA é muito bom para localizar os metais” (Science News, Abril de 2004). Estes achados levantam algumas questões interessantes, o RNA no meio ambiente está ativamente desenvolvendo materiais inorgânicos? O RNA foi importante para estabelecer um componente inorgânico do RNA mundial, um componente inorgânico que deve ter facilitado uma variedade de atividades de RNA imprevistas? (Gugliotti, L. Science, Maio de 2004)
A descoberta de todos estes novos RNAs serve para enfatizar o fato que o campo do RNA está ainda na infância. O que nós sabemos ou pensamos hoje sobre o RNA será rapidamente substituído e expandido no futuro.
Em termos de como os RNAs naturais altamente específicos, que nós descrevemos funcionam, a resposta será igualmente por via de todo sistema regulador que ocorre naturalmente que é utilizado pelo RNA das células. Qual modo de ação particular definida cientificamente os RNAs usam em um dia qualquer em umja dada célula dependerá numa variedade de condições de doença infecciosa, genética e ambiental. Os RNAs têm a capacidade de funcionar por via de qualquer sistema regulador que ocorre naturalmente numa célula que incluiria o RNA de interferência, micro Rna e outros mecanismos a serem definidos no futuro que funcionam utilizando o RNA natural.
Nós não sabemos que outros papéis reguladores serão atribuídos ao RNA no futuro. Claramente, o RNA serve uma rota multifacetada como uma molécula reguladora nas células. É importante lembrar que estes mecanismos descritos são processos que ocorrem naturalmente e que as células usam para se auto-regularem e manterem. É possível que o RNA possa operar por algum ou por todos estes mecanismos que ocorrem naturalmente servindo como sensores nutrientes para ajudar a equilibrar as atividades dentro da célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário