quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ador como enfoque terapeutico



O problema da dor compreende dois aspectos: um, que se refere à própria dor, e outro relacionado à percepção da dor e à reação emocional do indivíduo diante dessa sensação.

As pessoas tendem a ir em busca de algo que lhes dê alívio o mais rápido possível, me referindo  à dor física; porém, ela não se apresenta somente neste nível; ela sempre coexiste com os sintomas mentais e emocionais que a acompanham e que a partir do enfoque dos sistemas florais, serão analisados no momento da prescrição das essências.

De uma forma geral, não existem duas pessoas que relatem sobre sua dor da mesma maneira, mesmo quando clinicamente, ela tenha o mesmo significado, a mesma intensidade e igual localização física. Como as essências florais não atuam sobre os sintomas físicos, e não existe nenhuma específica para dor, o terapeuta deve basear-se na observação e na compreensão dos sintomas emocionais e mentais que antecederam e desencadearam a dor física e nos sintomas que a acompanham... Como o meu método de avaliação é a Radiestesia  Clínica (pêndulo), utilizo-a em atendimentos, presenciais ou à distância que correspondente a dor ou queixa mencionada pela pessoa que está sendo atendida.

A essência floral prescrita dependerá do paciente que está sendo tratado: cada caso é um caso, não há fórmulas preestabelecidas dentro dos sistemas florais; tenho observado dores muito semelhantes melhorarem com essências muito diferentes em algumas pessoas.

Em cada caso, deve-se individualizar a prescrição e considerar a dor como um sintoma... Na medida em que houver a melhora emocional e mental da pessoa, também haverá melhora da dor e dos sintomas físicos da doença.

Descreverei apenas algumas das essências do sistema Floral de Bach que cobrem os aspectos emocionais mais freqüentes que acompanham o sintoma "dor física":

IMPATIENS
É uma essência que em geral atua sobre dores intensas que surgem de repente. Trata-se de dores fortes, de curta duração, como cólicas, cãibras e algumas nevralgias; espasmos, contrações musculares, dores na região cervical-lombar, e outras em que as contrações são pouco freqüentes. Segundo Edward Bach, Impatiens tem êxito onde a morfina fracassa.
Essas pessoas também demonstram, junto com a dor, os sintomas emocionais próprios do floral, visto que têm pressa de que sua doença seja logo aliviada. O fator desencadeante de sua dor costuma ser a pressa, a perfeição e tudo o que se relaciona com o que faz perder tempo. Às vezes é difícil fazer um exame físico nessas pessoas porque não ficam quietas quando sentem dor. Além disso, sua própria inquietação faz com que executem todo tipo de movimentos e contorções mesmo que isso não diminua nem um pouco o seu mal-estar.
Muitas vezes, a pressa fica evidente no seu modo de comer, que desencadeia sintomas de dor no duodeno e crises de hiperacidez. Além disso, essas pessoas sofrem de diarréias violentas com cólicas intensas. Nesses casos, devemos associar CHERRY PLUM.

HOLLY
Com freqüência o fator que desencadeia a dor pode ser um sentimento de cólera, de raiva ou de aborrecimento. Às vezes Holly também é útil para dores que surgem em pacientes que reprimem a raiva continuamente, mesmo que na manifestação da dor não se evidenciem os sintomas de Holly.
Noutras vezes o paciente muda de caráter por causa da dor: torna-se agressivo e fica de mau humor; nesse caso, também se recomenda o uso dessa essência floral.

HORNBEAM
A manifestação característica da dor desses pacientes é que ela se manifesta quando eles estão em repouso e se intensifica quando começam a se movimentar. Por isso eles acreditam que não podem ficar em pé ou andar por causa da dor.
No entanto, quando conseguem fazê-lo, a dor diminui ou desaparece totalmente. Isso é muito comum com pacientes reumáticos, nos quais é característica a rigidez mental da artrite reumatóide, sintoma para o qual essa essência é de uma ajuda fundamental.

CHERRY PLUM
Os pacientes que precisam dessa essência, em geral, perdem facilmente o controle de seus atos; mordem, insultam, agridem, batem, se debatem e, às vezes, por serem tão fortes e intensas as dores, chegam a desmaiar. Aplica-se Cherry Plum nas nevralgias faciais e do trigêmeo. Nas crises agudas de dor, o paciente chega a pensar em suicídio como forma de acabar com o sofrimento.
Este floral também é muito eficaz no trabalho de parto e na hora do nascimento, momento em que algumas mulheres se descontrolam e não colaboram com o médico obstetra para o nascimento do bebê.

MIMULUS
É muito útil nas dores provocadas por movimentos; quando o paciente não quer se mexer com medo que surja a dor, ou não quer que o médico examine, por exemplo, o membro enfermo pela mesma razão.
É usado para dores artríticas e na recuperação de fraturas ou nos pós-operatórios, quando o paciente não ajuda em sua recuperação por medo da dor, retraindo-se.

CRAB APPLE
Para pacientes que não demonstram dor e agüentam até o último minuto por vergonha, ou porque temem fazer um papelão, mortificando e condenando-se a si próprios. Às vezes também sentem nojo ou repugnância da doença que estão sofrendo e que provoca a dor.

ELM
É bastante indicado para os pacientes em que a dor é tão intolerável e intensa que os perturba, não os deixando pensar, nem agir. Eles não perdem o controle, como no caso do Cherry Plum, mas ficam com a dor acreditando que esta os abateu e que não podem lutar contra ela. É muito útil em casos de dor aguda de dentes, nos ataques de ciática e nas contrações do pescoço que se mantém durante dias e que vão esgotando a resistência psíquica do paciente.
Associado a CHERRY PLUM e a IMPATIENS é muito usado na dor de pacientes com câncer, no pós-operatório e nas cólicas renais, pois restabelece as forças para a luta.

BEECH
O estado negativo coberto por este floral está ligado ao ofuscamento, à dureza e à intolerância; portanto, todas as situações que o paciente não pode tolerar nem aceitar nos outros podem servir de fator desencadeante da dor, que também será intolerável. Mesmo que não seja muito forte, exigirá imperativamente que a aliviem. Em geral, essas dores se agravam com os ruídos, com a luz e, por certo, com o consolo.
Também é útil no bruxismo (espasmos dos músculos da mastigação e no ranger os dentes em geral durante o sono). Nesses casos, associa-se a ROCK WATER.
WILLOW
Diante da dor, o paciente se queixa excessivamente, não se conforma e fica irritadiço, lamuriento e contestador, mortificando os outros, lhes atribuindo a culpa pelo que acontece. O paciente sofre de dores reumáticas ou de outras dores intensas; às vezes passou por muitas cirurgias ou sofreu acidentes e, em conseqüência, mudou de caráter e vive sempre culpando esta ou aquela circunstância ou pessoa pela sua desgraça.

PINE
É uma ótima essência para a dor. Em geral, os pacientes têm dificuldade para explicar o que sentem e é preciso buscar os sintomas correlatos, como o fato de pedirem perdão por se sentirem doentes. Eles sempre acham que vão incomodar o médico com a descrição de seus males, que não têm o direito de ocupar o tempo de ninguém. No fundo, devido aos seus sentimentos de culpa, têm a sensação, nem sempre consciente, de que merecem a dor e o mal-estar que sofrem e por isso sofrem calados.

CHICORY
Visto que as qualidades negativas pelas quais este floral se destaca estão voltadas para o egoísmo e possessividade, tudo o que faça as pessoas se sentirem que foram deixadas de lado ou que foram de algum modo excluídas lhes provocará uma doença ou dor. Isso fará com que os sintomas pareçam mais fortes e mais intoleráveis do que são para chamar a atenção das pessoas que amam (às quais querem dominar). Se suas exigências de afeto e atenção não forem correspondidas, essa dor se agravará.
Em geral, trata-se de uma dor que melhora quando os doentes são consolados. A dor também melhora com qualquer tipo de distração. Os sintomas tendem a se agravar quando se pensa neles.
Devido à sua conexão com o princípio afetivo e possessivo, as doenças desses pacientes estão relacionadas com o aparelho cardiovascular e fígado.

VERVAIN
Em geral, as dores surgem de repente, de forma explosiva. São intensas e cedem pouco tempo depois, fazendo com que o paciente fique tenso e se contraia, sobretudo na parte superior do corpo, como ombros, braços e pescoço. Esses pacientes costumam sofrer de artrose cervical.
Trata-se de pessoas que vivem tensas e, como usam mal sua energia vital e a dilapidam, isso faz com que, quando baixam suas defesas, fiquem gravemente doentes.

ROCK ROSE
Em circunstâncias críticas como acidentes, catástrofes ou doenças repentinas, estes pacientes, que não estão preparados para enfrentar essas situações, entram em pânico e ficam aterrorizados, com grande agitação interior. Mesmo quando as situações externas não parecem tão ameaçadoras, impera uma situação de emergência, um estado agudo, que faz prever o pior em curto prazo, e isso desperta o pânico, fazendo com que o paciente chame o médico em caráter de urgência. A dor que em geral sente é na boca do estômago e é descrita como um golpe ou um soco. Alguns mencionam uma pedra no estômago ou uma ferida funda no plexo solar.
Lembremos aqui que as pessoas do tipo Rock Rose apresentam um desenvolvimento insuficiente das glândulas supra-renais e que os hormônios produzidos por elas têm uma importância fundamental nos estados de choque físico. Portanto, o aparecimento repentino do terror ou do pânico nesses pacientes, provocado pela dor, pode desencadear um estado de choque.

ROCK WATER

Como a característica da personalidade negativa está ligada à rigidez e ao perfeccionismo, estes pacientes nem sempre ouvem o corpo físico, não dando importância às suas dores. Eles acreditam que os abusos a que se submeteram são corretos e com a idéia perfeccionista de alcançar altos ideais, não acreditam que o esforço excessivo ou a dieta rígida possa afeta-los. Eles se zangam consigo mesmos quando ficam doentes e se impõem provas ainda mais severas; em geral, têm grande potencial para suportar a dor.
Sua rigidez no plano físico se reflete no nível muscular e articular, com grandes contrações. Quando essa rigidez se instala no aparelho circulatório surge a hipertensão. Essas pessoas também sofrem de artrose e de distúrbios da coluna vertebral, como escoliose (coluna em S) e a espondiloartrose (doença articular degenerativa), que terminam por criar grandes deformações.

SCLERANTHUS
Sua personalidade se destaca por grandes oscilações e desequilíbrios entre os dois extremos: no físico, suas dores estão relacionadas com o físico mesmo; elas aparecem por todo o corpo, hoje aqui, amanhã em outra parte totalmente oposta, levando às vezes o médico a pensar se o sintoma é ou não real. Tais sintomas por vezes costumam ser acompanhados de temperaturas elevadas, que também oscilam bruscamente. Em dores alternadas e migratórias, como no caso da febre reumática e das febres periódicas, que se apresentam todos os dias na mesma hora ou com a mesma duração, como, por exemplo, as enxaquecas, que costumam aparecer com a periodicidade de sete dias.
Também é indicado para toda patologia que tenha a ver com o equilíbrio, como enjôos devidos a viagem de avião, barco ou automóvel, acompanhados ou não de vômitos, e nas patologias do ouvido interno.

STAR OF BETHLEHEM
Este floral não está relacionado com a dor propriamente dita, mas com as seqüelas que ela pode deixar no corpo físico. É um floral que encerra e neutraliza os acontecimentos negativos que provocam um choque e que, desse modo, podem desencadear a ação dos mecanismos de autocura. Dr. Bach chamou Star of Bethlehem de “consolo da alma e alívio das dores”.
Seu efeito é revitalizar a personalidade, desenvolvendo ao paciente grande vitalidade e força interior para superar a crise que provocou a doença e a dor, reintegrando-o à luta pela vida.
Star of Bethlehem resolve favoravelmente os casos de tensão no pescoço e no nível dos músculos da deglutição, como a famosa síndrome do bolo histérico, a sensação de que uma mão aperta a garganta com força, semelhante à pressão na boca do estômago por tensão no plexo solar.

RESCUE REMEDY
Como remédio de emergência por excelência, é a ele que se deve recorrer na maioria das vezes em primeira instância, antes de conhecer bem e de avaliar os sintomas das dores em caso de acidentes ou doenças repentinas. Deve-se  usá-lo logo, antes mesmo que o médico chegue para tratar do caso. Seu principal efeito é cuidar da nossa energia vital e evitar que esta se desintegre diante de uma emergência. Assim a pessoa pode se recuperar rapidamente, retornando ao seu equilíbrio e evitando que se produza um choque.
Quando usamos alguma das cinco essências que compõem a fórmula, podemos acrescentá-lo para potencializar o efeito curativo.

Lembrando que as Essências Florais trata-se de um tratamento (terapia),  sendo muito importante a orientação e acompanhamento de um profissional  para orientar a melhor escolha das essências florais, atuando na causa do problema e não apenas aliviando sintomas.
Lena Rodriguez
Terapeuta Vibracional

Nenhum comentário:

Postar um comentário