quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Intestino, o segundo cérebro

Intestino, o segundo cérebro: saiba como cuidar do órgão

Intestino, o segundo cérebro: saiba como cuidar do órgão

Noventa por cento da serotonina, substância responsável pela nossa sensação de bem-estar, é produzida pelos intestinos. Quem afirma é o Dr. Hélion Póvoa, um dos maiores especialistas na área de nutrição e bioquímica do país. “O intestino é o segundo cérebro”, diz ele. Segundo Póvoa, quem cuida do sistema gastrintestinal melhora sua qualidade de vida. 

“A alegria e a inteligência emocional, de que tanto precisamos para viver bem, começam realmente a partir do intestino. Por isso, só nos resta garantir a esse órgão matérias-primas de primeira qualidade, o que conseguimos com uma alimentação saudável. Ele, inteligentemente, se encarregará de garantir nossa saúde e nossa felicidade“ esclarece Póvoa em seu livro “O Cérebro Desconhecido” (Objetiva).

Água e fibras são fundamentais para o bom funcionamento do intestino.  O importante ao escolher os alimentos da sua dieta é dar preferência aos integrais, como farinha, arroz, aveia. “É recomendado ingerir cerca de cinco porções de frutas e hortaliças (legumes e verduras) por dia e pelo menos 1,5 litro de água. A Aveia é um grande  aliado, pois uma colher de sopa cheia contém cerca de 1 grama de fibra solúvel”, indica Fabiane Alheira, nutricionista do Centro de Gastronomia do Senac Rio.

Ela dá uma receita para melhorar o funcionamento do órgão: bater do liquidificar: 1 xícara (chá) de suco de laranja, 1/4 de mamão papaia, 2 ameixas secas sem o caroço e 1 colher (sopa) de aveia.   A nutricionista que seja feita uma dieta rica em fibras (30 gramas por dia) e água (pelo menos 1,5 litro de água por dia) para manter  o organismo sempre hidratado.  “Dessa forma, as fezes irão adquirir consistência para passar pelo trato intestinal sem agredir suas paredes”, diz.

Em seu livro, Póvoa revela as potencialidades terapêuticas do órgão. “Desde o século 19, o intestino é reconhecido como órgão autônomo, capaz de executar funções independentemente de estar conectado ao sistema nervoso central. É o intestino que seleciona, entre o que comemos, o que é ou não útil” esclarece. O homem, durante seu processo de evolução, desenvolveu dois cérebros: um na cabeça (que lhe permitia encontrar meios de sobrevivência e garantir a reprodução da espécie) e o intestino, que ficaria responsável pelos processos vitais de digerir e absorver alimentos, dizem as teorias científicas.

O órgão concentra, também, 80% do potencial de imunidade do corpo humano, além de ser grande produtor de hormônio de crescimento, um verdadeiro coringa no combate aos sintomas do envelhecimento. Por falar no assunto, sim, mulheres têm mais dificuldades em ir ao banheiro, por causa de seus hormônios.
A água é fundamental em todo o processo. “Sem água o suficiente para manter a hidratação do organismo, as fezes acabam ficando ressecadas  no intestino, dificultando a sua eliminação”, explica a nutricionista Ela dá uma receita para melhorar o funcionamento do órgão: bater do liquidificar: 1 xícara (chá) de suco de laranja, 1/4 de mamão papaia, 2 ameixas secas sem o caroço e 1 colher (sopa) de aveia.

A absorção dos nutrientes e da água se dá no intestino, portanto, quando as fibras (hidrossolúveis) entrarem em contato com a água que se encontra livre no interior nosso intestino  vão formar um gel que é capaz de impedir a absorção de gorduras prejudiciais ao nosso organismo, assim como de substâncias tóxicas e cancerígenas. “Com uma dieta pobre em fibras será muito difícil manter o equilíbrio dessa flora” .

Prisão de ventre: dicas

Se você tem dificuldades na hora de evacuar e sofre com prisão de ventre, existem algumas alternativas que estimulam os movimentos peristálticos. Se as fezes estiverem ressecadas, é melhor não forçar, pois podem surgir hemorróidas. “Algumas sugestões podem ajudar em períodos emergenciais, mas o segredo é a ingestão diária de fibras”, orienta a Dra. Suely Carvalho Alves, médica psicanalista, especializada em medicina ortomolecular. Ela dá  dicas:

- Supositório de glicerina é uma opção para  evitar rompimento de vasos anais. Ela recomenda que se tente métodos menos agressivos como laxantes e colonterapia que podem gerar um desequilíbrio do órgão.

- Massagem na barriga:  Com as pontas dos dedos, comece na acima da virilha do lado esquerdo, suba até a altura do umbigo e desça pela esquerda. São suficientes 15 minutos para a estimulação dos movimentos peristálticos.

-  Na hora da evacuação, procure relaxar, pois os movimentos peristálticos ficam mais ritmados. Procure seu ritual preferido, uns gostam de ler, outros de ouvir música e até meditar. Teste vários métodos até chagar ao seu ritual predileto.

-  Comer iogurte com fibras, ameixa e aveia. No mercado existem  produtos que ajudar a regenerar o intestino e restaurar a flora intestinal. Máximo de dois por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário