domingo, 22 de abril de 2012

Dayse Senra fala sobre a ´fala´

Texto da Dayse Serra

Perdoem-me pela demora, mas como todos vocês, tenho que fazer as coisas nos pequenos intervalos entre uma atividade e outra, e o texto em anexo que fundamenta esta ação estava no pc de casa. Estou postando para o grupo porque vários companheiros de lista me escreveram se interessando.
Queridos, não há mistério, mas também não há milagres...a qualidade dos resultados depende de uma intervenção intensiva e precoce, no entanto, sempre é possível notar algum progressos mesmo quando o trabalho começa com a criança mais crescidinha.


     De uma forma objetiva, consiste em refazer, em "laboratório", um percurso que a construção linguagem seguiria normalmente se o autismo não estivesse presente. Trabalha-se em cada etapa dos precursores da linguagem que funcionam como marcadores do desenvolvimento e agimos, passo a passo, como se estivéssemos "rebobinando o filme" do desenvolvimento. E dentro da linha que acredito, quando desenvolvemos a linguagem desenvolvemos também a cognição... Em outras palavras, não é possível investir na fala se a criança não imita, se não possui atenção conjunta ou compartilhada, etc etc.. Faço isso quase todos os dias e supervisiono o que os meus alunos e auxiliares de pesquisa fazem. Temos tido sucesso, mas sempre com os pés na realidade.
As etapas: uso do olhar, sorriso responsivo, movimentos antecipatórios, atenção conjunta e compartilhada, uso do dedinho para apontar (declarativo e imperativo), imitação arbitrária, dar imperativo,desenvolvimento da linguagem referencial e........fala!


   Bem, daqui a pouco viajo a trabalho e só retorno no sábado pela manhã, então, se houver alguma dúvida sobre o que eu escrevi, peço a paciência de vocês, mas só poderei responder a partir de sábado.   Ótimo feriadão ( No Rio de Janeiro teremos um feriadão) e boa leitura!

Dayse Serra
Universidade Federal Fluminense
Professora Adjunta- Educação Especial e Inclusiva / Psicologia.
residência: 21-35943263
recados/fax: 021-24011021
celulares: 021-82552343 (tim) 021-88995477 (oi) 021-97482804 (vivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário