quarta-feira, 18 de abril de 2012

Como os neurônios do cérebro se comunicam?

 Vamos olhar para o quadro geral para entender como uma mensagem é comunicada.


 
1. O dendrito recebe a mensagem: Um neurotransmissor liga a um receptor na dendrite de um neurônio. Este receptor é ativado, o que faz com que o neurônio para despolarizar (mudar a sua carga e se tornar mais positivo). Isto faz com que um potencial de acção a ser disparado e uma corrente eléctrica é feita em relação ao corpo da célula.
 


2. O axônio envia a mensagem: O axônio conduz a corrente elétrica de distância do corpo celular para o axônio terminal. Porque há muita isolamento do tecido adiposo (bainha de mielina) em torno do axônio, a corrente elétrica pode viajar muito rapidamente.
 
3. Os saltos de mensagens através da sinapse para o neurônio seguinte: Uma vez que a corrente elétrica chega ao terminal axonal, faz com que os sacos a liberação de neurotransmissores químicos. O neurônio, em seguida, perde a sua carga elétrica e se torna estável novamente. Os neurotransmissores saltar através da sinapse e anexar a receptores no neurônio seguinte.
 
4. Todo o processo começa de novo: A activação do receptor faz com que o neurônio seguinte para alterar a sua carga (tornar-se mais positivo) e um novo potencial de ação (mensagem elétrica) é acionado.
 
Como informação é enviada a partir de uma parte do cérebro para o outro:Para tornar as coisas mais simples, que até agora analisou os neurônios individuais que passam nas mensagens a outros neurônios.No entanto, existem mais de 100 bilhões de neurônios no cérebro e como você pode ver na imagem abaixo, um neurônio pode juntar-se (pela sinapse) para vários outros neurônios, formando uma matriz complicada, com um grande número de conexões sinápticas. Isto significa que existem milhares de diferentes vias de ligação diferentes áreas do cérebro e várias mensagens podem ser enviados para baixo vias diferentes, ao mesmo tempo.


 

 Vejamos um exemplo de uma via neuronal ...Como é uma palavra que se ouve repetida em voz alta?
Quando uma palavra é ouvida, o som estimula os neurônios do córtex de áudio (perto de nossos ouvidos). A mensagem sonora é comunicada de neurônios na região do córtex de áudio para os neurônios na área de Wernicke, que está em causa com o reconhecimento e compreensão de linguagem entradas.

    
A mensagem sonora é então comunicada aos neurônios na área de Broca, onde um plano de articulação da fala é adicionado (feixe de neurônios que transmitem a mensagem entre essas duas áreas é chamado de "fascículo arqueado").
     
A nova mensagem é então comunicada aos neurônios na região do córtex motor (perto da boca). Neurônios nessa área enviar a mensagem para os músculos da boca e da garganta e da mensagem sonora original é repetida em voz alta.


fonte: http://www.fastforword.com.au/content_common/pg-how-neurons-communicate.seo

Um comentário:

  1. UUUUUUUUUU LEGAL!!
    FOI OTIMO PARA MINHA PESQUISA...
    OBRIGADO...

    ResponderExcluir