quinta-feira, 19 de abril de 2012

Freqüência dos sintomas transtorno de déficit de Atenção e Crianças autistas e hiperatividade


PondéI Milena Pereira, Camila NovaesII Marinho, Mirella Fiuza LosapioIII
IProfessor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Salvador BA, BrasilResidente IIMedical em Santo António Hospital. Bolsa da Fundação de Pesquisa da Bahia Suport (FAPESB BOL 1733/2006), Salvador BA, BrasilEstudante IIIMedical de EBMSP. Bolsa da Fundação de Pesquisa da Bahia Suport (FAPESB BOL 1930/2008), Salvador BA, Brasil
RESUMO
INTRODUÇÃO: Tanto o DSM-IV e CID-10 exclui o diagnóstico de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), quando o autismo diagnóstico está presente. Alguns autores sugerem, no entanto, que pode ser associado a comorbidade autismo, entre outros aspectos Qual o TDAH.OBJETIVO: estimar a prevalência de TDAH em crianças com autismo.


MÉTODO: As crianças foram selecionadas Especializada de uma escola, todos diagnóstico prévio de HAD Então diagnóstico ou suspeita de autismo. A versão brasileira do PL KIDDIE-SADS foi aplicado para os pais para diagnóstico de TDAH. DSM-IV de diagnóstico de autismo com base em ERA entrevista dos pais e observação da criança.


RESULTADOS: Foram incluídos 32 crianças no estudo. Os resultados mostram que 53,1% das crianças apresentavam sintomas de TDAH ASD suficiente para cumprir os critérios do DSM-IV, 56,9% não Considerando preenchem os critérios de DSM-IV ADHD.CONCLUSÃO: Os resultados sugerem uma elevada freqüência de sintomas de TDAH em pacientes com autismo. Elucidar se estamos diante de uma comorbidade distinta ou um fenótipo de autismo pode contribuir para uma farmacoterapia mais ajustada para estes abordagem crianças.


Tanto o DSM-IV ou CID-10 QUANTO a excluem ou transtorno de déficit de diagnóstico e Atenção hiperatividade (ADHD) in pacientes autistas. Na literatura, há entanto, o que sugere a poda ou o autismo ser Associado outras Doenças, Dentre elasticidade ou ADHD.Para estimar a freqüência de sintomas de TDAH autista em.MÉTODO: Como Crianças foram selecionadas de especialização in UMA Escola do Com. Crianças, perturbações do espectro do transtorno (ASD) diagnóstico UM OU Suspeita todos tinham diagnóstico anterior de autismo. Ou instrumento aplicado para Avaliação ou diagnóstico de TDAH version brasileira FOI KIDDIE-SADS PL fazer. Diagnóstico de autismo ou acordado com você DSM-IV FEITO FOI critérios Por meio de entrevista e Observação com você dá Criança país.RESULTADOS: 32 Crianças foram Estudo não incluído. Eu indicam resultados que 53,1% dois pacientes apresentaram sintomas compatíveis Com. ou diagnóstico de TDAH e autismo, enquanto 56,9% que dois autistas critérios Nao preenchiam para TDAH.CONCLUSÃO: Achados sugerem amu maior freqüência de sintomas de TDAH Com. pacientes com autismo in. Vamos esclarecer por meio de UMA OU fenótipo comorbidade hum diferente do autismo contribuir para podar Melhor, de Uma Abordagem Crianças farmacoterápica dessas.
Palavras-chave: transtorno autista, transtorno dá falta de Atenção com hiperatividade, prevalência, comorbidade.




O autismo é uma desordem crônica de desenvolvimento caracterizada por comprometimento significativo na interação social recíproca e de comunicação, associado com padrões de comportamento restritos, repetitivos e estereotipados Reduzir o foco das atividades e interests1. Normalmente os sintomas aparecem entre o nascimento e os primeiros 18 meses2. Cerca de 5% a 10% de pacientes com autismo se tornarem adultos independentes, 25% têm alguma melhora, mas ainda necessitam de supervisão, enquanto o resto permanece Exigir institucionalização desativado, resultando em altos custos para a família e Comunidade3. Alguns autores muitas vezes sugerem que o autismo está associado com outras morbidities4-22, como mentalmente retardation5, 6, epilepsy7, X frágil syndrome8, Down é syndrome9, transtorno do humor bipolar, esquizofrenia e psicose outro disorders10, disorder11 Tourette, ansiedade e depression5, 11.12, fobia específica e transtorno obsessivo compulsivo disorder13. Parece haver uma alta prevalência de sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e (TDAH) em pacientes com autism4 ,11,13-22. Tanto o DSM-IV1 e CID-10, exclui o diagnóstico de TDAH em crianças com autismo, hiperatividade Considerando que o sintoma como uma característica daqueles que estão associados com o autismo. Ao contrário das recomendações de Estes diagnósticos manualmente, alguns sugerem a consideração de autores comorbidade entre o TDAH e autism4 ,11,13-22.
O TDAH é um dos distúrbio neuropsiquiátrico mais comum na infância e entre también A doença crônica mais prevalente em idade escolar crianças23. De acordo com o DSM-IV-TR é caracterizada por três grupos de sintomas que vão definir o subtipo da doença: combinado, predominantemente desatento ou predominantemente hyperactive/impulsive1. Na criança autista parece existir MAIS subtipo predominante comumente impulsive16 hiperativo. Muitas crianças com autismo apresentam déficits significativos de atenção visual e impulsividade, no entanto, a atividade motora não aumento parece ser um sintoma específico de transtorno do espectro autista. Os sintomas de ADHD entre as crianças autistas são compreendidos por classificações atuais (DSM-IV e CID-10) como sintomas associados. Podemos também pensar que a associação do autismo e comorbidade TDAH pode ser ainda ou para o fenótipo distinto do autismo. Elucidar este problema pode prever o prognóstico para as crianças e pode ser Estes Muito importante para o planejamento terapêutico para autista children24, especialmente aqueles Porque as crianças têm sido tratadas com diferentes classes de medications25.
Este estudo tem como objetivo estimar a freqüência de sintomas de TDAH em pacientes portadores de transtorno autista.


MÉTODO
Este é um estudo transversal, a freqüência de avaliados para sintomas de TDAH em pacientes autistas. A coleta de dados Entre setembro e dezembro foi de 2006 em uma escola para as crianças autistas transtorno Especializados em Salvador, Bahia, Brasil. A instituição serviu 38 alunos entre 6 e 18 anos de idade, dos quais 32 a observada neste estudo incluído. Quatro indivíduos da amostra foram excluídos porque não estavam presentes no período de coleta de dados e dois outros, porque eles tem em distúrbios do autismo diagnósticos do espectro. Os pais foram questionados sobre aspectos sócio-demográficos e antecedentes da criança: sexo, idade, número de pais com quem a criança reside, histórico familiar de problemas psiquiátricos, complicações durante a gravidez (doenças infecciosas e / ou complicações pré-natais), tabagismo durante a gravidez, nascimento, Imunizações completas, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, cuidados médicos e uso de medicamentos nos últimos seis meses. Para a avaliação de crianças ADHD ADHD instrumento utilizado foi a sessão da versão brasileira da Entrevista para Transtornos Afetivos e Esquizofrenia para crianças em idade escolar (K-SDAs PL) 26. O PL26 K-adventistas do sétimo dia é uma entrevista semi-estruturada de diagnóstico projetado para avaliar episódios de psicopatologia em crianças e adolescentes de seis a 18 anos de idade, segundo o DSM-IV. A entrevista foi aplicada aos pais e as crianças também foram observadas pelo pesquisador. O diagnóstico de autismo foi confirmado segundo o DSM-IV entrevistas com pais pensamento e observação das crianças. Foram informações armazenadas em um banco de dados usando o programa estatístico Epi Info 2002, e testes estatísticos foram realizados utilizando o programa estatístico SPSS versão 15.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Bahia Fundação para a Ciência para o Desenvolvimento (FBDC) no âmbito do Protocolo N. 62/2006, e todos os pais assinaram o termo de consentimento.


RESULTADOS
A Tabela 1 resume os dados dos pacientes na amostra. A média de idade de 10,5 anos WAS, variando entre seis e 18 anos. A maioria era de homens (90%), 65,6% viviam com ambos os pais, história familiar de 37,5% de problemas psiquiátricos tiveram (HFPP), 43,7% tiveram complicações na gravidez. Apenas uma mãe (3,1%) fumaram durante a gravidez, 93,7% dos pacientes nasceram em Imunizações prazo e completo tinha para a sua idade, 84,3% receberam assistência médica no último ano e 68,7% faziam uso de medicação nos últimos Quaisquer seis meses.




Com relação aos sintomas de TDAH, 17 pacientes (53,1%) tinha o suficiente para cumprir Sintomas diagnóstico do DSM-IV de sintomas de TDAH e 15 não têm. Destes 15, 5,8% preencheram os critérios para o subtipo desatento, 31,2% para hiperativo-impulsivo e 18,7% para o subtipo combinado (Figura).




A Tabela 2 mostra a comparação de pacientes com e sem sintomas de TDAH. Os dois grupos não diferiram quanto ao sexo, idade, ambiente de vida, história familiar de doença psiquiátrica, fumar durante a gravidez, a gravidez para a imunização, o termo completo, retardo psicomotor e dificuldade de ajuste médica em monitoramento no ano passado. A única variação dos dois grupos distinguem Esse foi o uso atual de medicação psiquiátrica (p <0,0032), que foi mais freqüente no grupo TDAH.




No grupo de crianças com sintomas de TDAH de 94,1% de um ou mais de uso dos seguintes medicamentos: periciazine, tioridazina, levomepromazina (na Alemanha e levomepromazina na América), trifluoperazina, risperidona, carbamazepina, valproato de sódio, fluoxetina, oxcarbazepina e clonazepam. Apenas seis pacientes (40,0%) faziam uso de medicação no grupo não tinha de que os sintomas de TDAH.


DISCUSSÃO
O autismo é um distúrbio de desenvolvimento complexo com múltiplas etiologias diferentes e gravidade degrees25. Estes doença está associada a outros comumente morbidities4-22.
Estudos recentes indicam que a co-ocorrência dos sintomas de TDAH e autismo são common4 ,11,13-22.
Os resultados deste estudo corroboram os dados da literatura que indicam uma alta freqüência de sintomas de TDAH (53,1%) em pacientes com autismo. Uma revisão retrospectiva mostrado que 78% dos pacientes autistas conheceu critérios DSM-IV para ADHD23. Outro estudo descobriu que 55% dos pacientes autistas significativas tinham sintomas de TDAH, e 31% preenchiam os critérios do DSM-IV para ADHD13.
O estudo atual Predominância de hiperatividade-impulsividade apresentavam sintomas (31,2%), que é de acordo com a literatura17. Indivíduos autistas têm capacidade para, seletivamente, se concentrar menos em um som em um Ser Dado Muitos entre ambiente, mais lento e menos preciso na detecção do estímulo designado como comparados com um grupo controle de indivíduos sem o pathology20. Crianças com TDAH comórbido e autismo, no entanto, mostra inattention27 mais fortes.
A análise não mostrou diferença de idade ea freqüência dos sintomas de TDAH, contrastando com os sintomas de TDAH mente de dados comum que encontrei em crianças21 mais jovens.
Os sintomas do tempo TDAH em crianças autistas é uma comorbidade ou um fenótipo diferente do transtorno autista é ainda um problema não resolvido. Parece que as crianças que atendem aos critérios de diagnóstico para o TDAH uma deficiência nas Atividades do autismo ter mais de Crianças com autismo apenas, significando que a presença de ambos os transtornos parece agravar o comprometimento funcional do paciente. Os resultados deste estudo indicam que uma maior proporção de crianças com autismo e ADHD usar medicações psiquiátricas (94,1%) do que crianças com autismo e sintomas de TDAH sem (40,0%) (p <0,032). As medicações em uso pertencem a quatro diferentes classes de medicamentos: antipsicóticos, anticonvulsivantes, benzodiazepínicos e antidepressivos, a ausência Refletindo de tratamento específico para crianças autistas com sintomas de TDAH. Apesar do uso de medicamentos, os sintomas do TDAH permaneceu significativa nas crianças. Estes dados refletem necessidade de uma farmacoterapia mais específicos e eficazes para esses indivíduos. Um grande número de estudos de psicoestimulantes Sugerir Sintomas Benefício de TDAH em autistas crianças4 ,27-32. O metilfenidato, no entanto, pode estar associada com a distância social e irritabilidade, como efeitos adversos, em autista children14, 32.
Existem algumas limitações do estudo atual que deveriam ser abordados. O primeiro é o pequeno tamanho da amostra, o que tornava impossível fazer uma análise multivariada. Segundo nível dos Pacientes intelectual avaliado não foi, e mentalmente retardado pode ser um fator de confusão, porque o TDAH pode estar associado a sintomas de uma criança autista. Em terceiro lugar, pois é um estudo transversal, é importante considerar que os sintomas de hiperatividade pode, causadas ou agravadas pelo Ser medicamentos crianças estão usando. Finalmente, esta é uma amostra de crianças que estão na escola para o transtorno autista espectro Especializada, não refletindo, portanto, os dados da população geral de pacientes autistas.


Referências
1. Associação Americana de Psiquiatria. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 4 ª edição. Washington, DC, 2000.
2. Rapin I. As crianças autistas: características e diagnóstico clínico. Pediatrics 1991, 87: 751-760.
3. Rubenstein J, Lotspeich L, Ciaranello R. A neurobiologia dos transtornos do desenvolvimento. Adv Criança Clin Psychol 1999; 13:1-52.
4. Holtmann M, Bolte S, Poustka F. Attention Deficit Disorder sintomas de hiperatividade em Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: Associação com domínios comportamento autista e coexistentes psicopatologia. Psicopatologia 2007; 40:172-177.
5. EA Bradley, JA Summers, HL Wood, Bryson SE. Comparando as taxas de transtornos psiquiátricos em adolescentes e Comportamento e adultos jovens com deficiência mental grave com e sem autismo. J Autism Dev Disord 2004; 34:151-161.
6. Olley JG, Gutentag SS. Autismo: panorama histórico, definição e características. In: Jager DB (Ed.). Autismo: educação, identificação e tratamento. 2 ª Ed. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1999.
7. Wong V. Epilepsia em crianças com transtorno do espectro autista. Criança J Neurol 1983; 8:316-322.
8. Bailey A, Bolton P, Butler L, et ai. Prevalência da frágil anomalia X autista gemelares e únicos Entre. Criança J Psychol Psychiatry 1993; 34:673-688.
9. Kent L, J Evans, Paul M, Sharp M. Comorbidade de transtornos do espectro autista em crianças com síndrome de down. Dev Med Criança Neurol 1999; 4:153-158.
10. Stahlberg O, Soderstrom H, Rastam M, Gillberg C. O transtorno bipolar, esquizofrenia e outros transtornos psicóticos em adultos com início na infância AD / HD e / ou desordens do espectro autista. J transmissão neural 2004; 111:891-902.
11. J.Psychiatric distúrbios Sverd em Indivíduos com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. J Prática Psychiatr 2003, 9:111-127.
12. Ghaziuddin M, Ghaziuddin N, Greden J. Depressão em pessoas com Autismo: implicações para o cuidado e pesquisa clínica. J Autism Dev Disord 2002; 32:299-306.
13. Leyfer OT, Folstein SE, Bacalman S, et al. Comorbidade com transtornos psiquiátricos em crianças com autismo: Desenvolvimento e as taxas de entrevista de transtornos. J Autism Dev Disord 2006; 36:849-861.
14. Reiersen AM, Todd RD. Co-ocorrência de TDAH e transtornos do espectro do autismo: fenomenologia e Tratamento. Especialista Rev Neurotherapeutics 2008; 8:657-669.
15. Goldstein S, Schwebach AJ. A comorbidade de transtorno invasivo do desenvolvimento e déficit de atenção e hiperatividade: resultados de um estudo retrospectivo. J Autism Dev Disord 2004; 34:329-339.
16. Hattori J, Ogino T, Abiru K, Nakano K, Oka M, Ohtsuka Y. São Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e distúrbios transtorno de atenção distintos? Cérebro Dev 2006; 6:371-374.
17. Lee DO, Ousley OY. Déficit de atenção e hiperatividade em alguns sintomas clínicos da amostra de crianças e adolescentes com transtornos invasivos do desenvolvimento. Criança Adolescente Psychopharmacol J 2006; 16:737-746.
18. Pliszka SR, Carlson CL, Swanson JM. TDAH com transtornos comórbidos: avaliação clínica e manejo. New York: The Guilford Press, 1999.
19. Luteijn, EF, Serra M, Jackson S. Como não especificada são distúrbios de Crianças com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação? Um estudo de problemas sociais em crianças com PDD-NOS e TDAH. Criança Adolescente Eur Psychiatry 2000, 9:168-179.
20. WA Teder-Sälejärvi, Pierce KL, Courchesne E, Hillyard SA. Localização auditiva espacial e déficit de atenção em adultos autistas. Cogn Brain Res 2005, 23:221-234.
21. Y Yoshida, T. Uchiyama A necessidade clínica para avaliação do déficit de atenção / hiperatividade (AD / HD) Os sintomas em crianças com alto grau de funcionamento Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (PDD). Adolescente Psiquiatria Eur Chil 2004; 13:307-314.
22. Sinzig JK, Lehmkuhl G. O autismo e TDAH - existem traços comuns? Neurologie-Psychiatrie Fortsch 2007, 75:267-274.
23. Pondé MP, Freire ACC. Prevalência de atenção e hiperatividade em escolares na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Arquiteto do Neuropsiquiatr 2007, 65:240-244.
24. Rutter M, E. Schopler Classificação dos transtornos invasivos do desenvolvimento: alguns conceitos e considerações práticas. J Autism Dev Disord 1992, 22: 459-482.
25. Novaes CM, MP Pondé, Freire ACC. Agitação psicomotora e controle do comportamento agressivo em pacientes com transtorno autista: uma revisão de prontuários. Arch Neuropsiquiatr 2008, 66:646-651.
26. HH Brasil. Desenvolvimento da da version brasileira K-SADS-PL (Entrevista para Transtornos Afetivos e Esquizofrenia para Crianças em idade escolar e versão atuais Lifetime) e as propriedades psicométricas SUAS Estudo de Tese. Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. São Paulo, 2003.
27. Santosh PJ, Baird G, Pityaratstian N, Tavare E, Gingras P. Impacto das perturbações do espectro do autismo comorbidades na resposta estimulante em crianças com déficit de atenção e hiperatividade: a Eficácia estudo retrospectivo e prospectivo. Criança Dev Health Care 2006; 32:575583.
28. Hazell P. A terapia para atenção e hiperatividade-como sintomas de transtorno autista. Criança Saúde J Pediatria 2007; 43:19-24.
29. Jahromi LB, Kasari CL, McCracken JT, et al. Os efeitos positivos do metilfenidato sobre comunicação social e auto-regulação em crianças com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e hiperatividade. J Autism Dev Disord 2001; 39:395-404.
30. MS Parikh, Kolevzon A, Hollander E. Psicofarmacologia da agressividade em crianças e adolescentes com autismo: uma análise crítica da eficácia e tolerabilidade. Criança Adolescente Psychopharmacol J 2000; 18:157-178.
31. Posey DJ, Aman MG, McCracken JT, et al. Os efeitos positivos do metilfenidato sobre desatenção e hiperatividade em transtornos invasivos do desenvolvimento: uma análise de medidas secundárias. J Soc Biol Psychiatry 2005; 6:538-544.
32. Unidades de Investigação em Rede Pediátrica Autismo psicofarmacologia. Randomizado, controlado, cruzado julgamento de metilfenidato em transtornos invasivos do desenvolvimento com hiperatividade. Arch Gen Psychiatry 2005; 62:1266-1274.
CorrespondênciaMilena Pereira PondéCentenário Av 2883/41040155-150 Salvador BA - BrasilE-mail: milenaponde@bahiana.edu.br
Artigo original:

Nenhum comentário:

Postar um comentário