domingo, 15 de abril de 2012

Sulfatação e integração sensorial

Postado pela Cláudia Marcelino no Facebook: 
 Este documento trás conclusões interessantes sobre o distúrbio de integração sensorial. A sulfatação atua em dendritos de certos neurônios na área do tálamo, responsável pela regulação da integração sensorial e emoções. Nossas crianças com autismo apresentam alterações nesta área do cérebro e nestas funções. Então, é interessante além da terapia de integração sensorial, cuidar da sulfatação.


RH Waring, Faculdade de Biociências, Universidade de Birmingham, Birmingham. B15 2TT U.K.Sumário 

1. O sulfato é essencial para muitos processos biológicos.  
2. O sulfato é necessário para a formação de proteínas nas articulações; baixos níveis de sulfato são encontrados emplasma e fluido sinovial de doentes com artrite reumatóide.  
3. O sulfato é necessário para iniciar a cascata de enzimas digestivas libertados do pâncreas.Sem proteases, lipases e amilases, os alimentos não é digerido de forma eficiente.  
4. Sulfato é essencial na formação das proteínas de mucina que cobrem as paredes do intestino. Estes têm 2principais funções, eles param o conteúdo do intestino de 'degola' e eles bloqueiam o transporte de toxinas pelo intestino para a corrente sanguínea. Sulfato de plasma de baixa tem sido encontrada em pacientes com doença do intestino irritável.5. O sulfato é necessário para a formação de tecido cerebral. Antes do nascimento, as unidades funcionais do cérebro, "neurônios", são definidas em uma rede de cadeias de andaimes de carboidratos sulfatados. Sulfatação reduzida pode levar a falhas conexões neuronais e disfunção mais tarde.6. Sulfatação é uma via principal na desintoxicação drogas e contaminantes ambientais.  
7. Sulfato não é facilmente absorvida através da parede do intestino. A investigação recente demonstrou que ele pode serabsorvido através da pele. Também é formado no corpo por oxidação da cisteína e metionina aminoácidos. No entanto, este caminho muitas vezes é sub-ótima e beneficiar muitas pessoas da suplementação com sulfato. 


O processo de sulfatação envolve a adição de um resíduo de sulfato, que tem duas cargas negativas, a uma molécula biológica. Isto conduz a um número de 'knock-on' efeitos, porque a adição de um grupo altamente carregada polar pode alterar fundamentalmente a configuração molecular e propriedades. Sulfatação pode activar ou desactivar uma vasta gama de compostos biológicos e qualquer aberração no fornecimento de sulfato pode ter consequências potencialmente graves.Principalmente, sulfatação é uma via principal para a inactivação catecolaminas, tais como o neurotransmissor dopamina, cerca de 80% dos quais é sulfatada no homem (1).  


Geralmente, quando neurotransmissores químicos são libertados no sistema nervoso central, eles agem em proteínas receptoras e são então inactivados por sulfatação ou por FAD-linked mono-oxigenases ou, alternativamente, são transportados por proteínas transportadoras de volta para o neurónio de iniciação. A falha de uma via principal tal como sulfatação irá conduzir a um desequilíbrio de neurotransmissores e isto pode ter efeitos sobre o humor, comportamento e função, como pode ser visto na enxaqueca onde muitos pacientes têm a sua capacidade reduzida de sulfatação. O processo de sulfatação também afecta o funcionamento de peptídeos e proteínas. 

 Proteínas de mucina, que linha do tracto gastrointestinal, são sulfatados glico-proteínas que controlam a adesão / lubrificação do conteúdo do intestino ea absorção de nutrientes (2). Eles têm longos backbones de peptídeos com repetição de sub-unidades e também peptídicas cadeias laterais, muito semelhante a uma "escova de garrafa '. Estas sequências de aminoácidos são glicosiladas com uma gama de açúcares e ambas estas resíduos de hidratos de carbono e os péptidos próprios são sulfatados. À medida que a adição de resíduos de sulfato transmite líquidas cargas negativas, as proteínas adoptar uma configuração estendida para minimizar as suas interacções, uma vez que as cargas negativas repelem-se mutuamente. A remoção dos resíduos de sulfato conduz a uma proteína que tem uma estrutura mais globular e fornece menos de protecção para os tecidos a partir dos conteúdos intestinais. Sulfatação reduzida tem sido associada com disfunção do intestino na doença do intestino irritável (3) e níveis mais baixos de sulfatação dos mucinas ileal foram recentemente demonstrado que ocorrem em crianças com autismo (4) e em  intestino irritável
intestinal.  


Isto correlaciona-se com a constatação de que a permeabilidade do intestino é aumentado em uma grande percentagem de crianças autistas (5). Os efeitos de modificação de mucina também pode ser visto na colonização do intestino pela microflora como resistência sulfatação aumenta à colonização por bactérias patogénicas (e vírus). É interessante que Helicobacter pylori, que pode colonizar o estômago, só o faz quando se produziu uma enzima sulfatase para de-sulfato de mucinas gástricas (as 6). Este sulfatação reduzida de proteínas de mucina pode estar na base a descoberta relativamente comum de infecções por Cândida no intestino, uma vez que as cargas ligeiras negativos sobre as células de Candida conduziria a sua repulsão pelos grupos sulfato carregados negativamente sobre mucinas normais. A redução da sulfatação de mucina é provavelmente uma causa indirecta das alterações na flora intestinal que são frequentemente encontrados na inflamação gastrointestinal.Os péptidos também podem ser sulfatadas, geralmente em resíduos de tirosina, pela proteína tirosil enzima sulfotransferase (TPST); as hormonas gastrina e colecistoquinina gástricas são bons exemplos desta via. Ambos estão envolvidos no processo digestivo e ambos são activados por sulfatação. Em uma cascata complexa, gastrina é sulfatada e, com ácido clorídrico a partir do estômago, provoca a liberação de colecistoquinina, que também requer sulfatação.  

Juntamente com fragmentos peptídicos libertados por proteólise gástrica (mediada pelo ácido clorídrico), isto actua com a secretina hormona peptídica em tecido pancreático para induzir a secreção de uma gama de enzimas proteolíticas e também amilase e lipases. Menores níveis de amilase pancreática alterar a digestibilidade do amido à base de alimentos e permitir fermentação aumento de bactérias patogênicas, enquanto a diminuição da atividade da lipase pancreática promove a formação de mau cheiro fezes gordurosas que contêm triglicerídeos não digeridos.  

Sem o processo de sulfatação para desencadear a libertação de proteases pancreáticas, tais como tripsina e quimotripsina, a digestão completa das proteínas para os seus blocos de aminoácidos de construção (proteólise) não pode ter lugar, de modo que os péptidos, ao invés de aminoácidos, são encontrados no tracto gastrointestinal . Como sulfatação reduzida de mucinas pode ter feito o intestino mais permeável, a fase é definida para permitir péptidos para penetrar na corrente sanguínea. Alguns péptidos, particularmente aqueles derivados de caseína e glúten, têm sido encontrados a ser neuroactivos com efeitos sobre o cérebro, onde podem actuar a receptores de opióides, afectando humor, comportamento e respostas a estímulos físicos, tais como a dor. Essa hipótese 'intestino permeável, portanto, vínculos com a teoria de opióides para explicar por que os peptídeos de caseína e glúten, em particular parecem causar problemas para algumas pessoas. Embora a barreira sangue-cérebro é normalmente visto como sendo não-permeável para muitos compostos pode, como o intestino, ser "permeável em indivíduos com lesões na cabeça anteriores ou que estão vivendo em condições estressantes. Vários estudos relataram a presença de derivado do cérebro proteínas e anticorpos, tais como aqueles de mielina, no interior da circulação periférica.  

Se as proteínas relativamente grandes pode atravessar a partir do cérebro, parece possível que os péptidos e proteínas podem potencialmente ser transportado para o cérebro, embora os mecanismos envolvidos não são conhecidos. Difusão simples através dos vazamentos de junções pode ser tudo o que é necessário.


O fornecimento de sulfato no homem raramente é suficiente para permitir a síntese de todos os biocomponentes necessários sulfatados. Existem duas principais fontes de sulfato in vivo. Ao contrário de outros aniões, tais como cloreto (Cl-), que parecem ser pronta e facilmente absorvido, sulfato é transportada para o corpo a partir do gi trato através de um transportador de iões sulfato de sódio-linked (7). Isto é facilmente saturado, de modo que a ingestão de muitas pequenas doses divididas de sulfato de mais de um período de tempo conduz a concentrações mais elevadas no sangue de sulfato do que quando uma dose única grande é tomada. Bactérias anaeróbias pode converter sulfato (SO42-) em sulfeto (S2-); indivíduos com doença do intestino pode ter uma gama de espécies de bactérias patogénicas no tracto gastrointestinal que prontamente realizar esta redução de modo que qualquer sulfato de ingerido pode ser reduzido para sulfeto e, por conseguinte, se tornam indisponíveis. O sulfato de magnésio é facilmente absorvida através da pele para aplicações tópicas ou banho pode ser mais bem sucedido no aumento dos níveis de sulfato de plasma. Sulfato também é produzido in vivo por oxidação de metionina ou cisteína, tanto de enxofre - contendo aminoácidos, que são fornecidos a partir de proteínas dietéticas, e esta via provavelmente fornece ~ 80% do sulfato de necessária no homem. A primeira etapa deste processo envolve a dioxigenase cisteína enzima (CDO); ácido sulfínico de cisteína é formada e sofre fissão para fornecer sulfito (SO32) iões que são então adicionalmente oxidado a sulfato (SO42)-iões pela enzima
sulfito oxidase (SOX). Como pode ser visto, se CDO ou SOX reduziram a actividade, o fornecimento de sulfato também será diminuída.  


O gene humano tem CDO 5 exões e intrões 4 e está localizado no cromossoma 5 (5q22-23), que é semelhante ao gene de rato e as proteínas a partir das 2 genes têm cerca de homologia de 90%. O gene tem um elemento de PTX-3 resposta, com uma gama de cis-acting elementos (expresso no SNC exclusivamente em neurónios dopaminérgicos). A proteína é encontrada em CDO tiróide, coração e rins, bem como do cérebro e do fígado. Parece haver variações nas propriedades das enzimas CDO a partir de tecidos diferentes, que podem reflectir diferenças no grau de glicosilação. CDO é conhecido por ser polimórfico em populações humanas e existem sub-conjuntos de menor actividade (~ 30% da população) ou actividade nul (~ 3% da população) (8). O nul S-oxidantes são fortemente super-representados em estados de doenças crônicas com um componente auto-imune, como artrite reumatóide e cirrose biliar primária (9,10). Mesmo dentro 'normais' populações existe uma grande variação na extensão da conversão de enxofre dietéticos aminoácidos para sulfato. Em experiências realizadas ao longo de décadas neste departamento em classes práticos com estudantes de medicina, verificou-se que os níveis aumentados de proteína na dieta produziu aumentos proporcionais na excreção urinária de sulfato, como seria de esperar. No entanto, cerca de 30% dos estudantes atingido um patamar na excreção de sulfato, apesar de ingestão crescente de proteína, o que sugere que alguns via ou vias tinha-se tornado saturado. Fornecimento de sulfato no metabolismo in vivo é, portanto, um passo limitante da velocidade para muitas pessoas.Em algumas condições, grandes quantidades de sulfato são perdidos a partir do corpo na urina; o rim (bem como o intestino) pode ser «permeável, de modo que o sulfato de não é reabsorvido como seria de esperar. Às vezes esta está ligada com uma excreção aumentada de proteína / péptidos na urina, o que sugere que a função renal é prejudicada. Pode haver, evidentemente, ser desregulação do sistema de excreção de sulfato. No lado borda apical ou escova das células dos túbulos renais, o sódio-dependente Nasi-1 sulfato de co-transportador remove sulfato a partir do fluido filtrado e este é trocado por outros aniões, geralmente de bicarbonato de modo que de sulfato é transportado no sangue a partir do lado baso-lateral (11). Outro transportador sulfato renal, Sat-1, é um sulfato de / bicarbonato / permutador de oxalato e foi encontrado no cérebro e é altamente expresso no cerebelo e hipocampo (12). Este processo complicado sugere que a conservação de aniões sulfato é crítico para a função humana. Tem no entanto sido sugerido que os transportadores de rim respondem aos níveis de sulfato no tracto gastrointestinal de modo a que os glicosaminoglicanos sulfatados (GAG) perdidos a partir do intestino durante a infecção crónica podem libertar sulfato e assim proporcionar um sinal para o transportador renal de excretar o anião ( 13). Os transportadores de sulfato de Nasi-1 e Sat-1 estão sujeitas a regulamentação por um membro de alterações hormonais e dietética (14). Renal re-absorção de sulfato inorgânico é aumentada no crescimento e desenvolvimento (15) e regulada pela vitamina D, sulfato de dieta, os glicocorticóides e hormonas da tiróide (16), também acidose metabólica (17) e não-esteróides anti-inflamatórios (NSAIDs) (18) e depleção de potássio crónica (19). Para adicionar a uma interacção complexa, as proteínas transportadoras renais sulfato são, eles próprios sulfatado e na borda em escova contém uma matriz de GAGs sulfatados, de modo que os níveis reduzidos de sulfato in vivo pode ter o efeito de alterar a estrutura dos sistemas necessários para reter sulfato no corpo. Isso seria resultado de curso de uma espiral crescente de disfunção e não está claro quais são os fatores que controlam. Além disso, a maioria do trabalho sobre o metabolismo do sulfato tem sido feito com o rato e deve ser invocada com precaução uma vez que esta espécie usa vias diferentes daqueles observados em seres humanos.Não só existe um nível prejudicada de sulfato em muitos estados de doença, não é muitas vezes também um correspondente falta de actividade da sulfotransferase. Estes são os enzimas que realizam sulfatação de uma vasta gama de substratos. Eles pertencem a uma família de super-que utiliza PAPS (3'-phosphoadenosine - 5'-phosphosulfate) como co-factor e são amplamente distribuído por todo o corpo (20). Este processo é crítica para a vida como um defeito na síntese de PAPS é letal em seres humanos (21) que reflectem a ampla gama de biosubstrates que são sulfatados. Sulfotransferases com substratos endógenos são importantes no desenvolvimento do tecido e ratinhos com defeitos na enzima de Golgi-membrana que sulfatos3glicosaminoglicanos são não-viáveis ​​como estes polissacarídeos não podem ser convertidos para os locais únicos de ligação que são reconhecidos como sinais de crescimento (22, 23). Outros ratinhos mutantes sem o sulfato de heparano 20-sulfotransferase gene defeituoso morrem de desenvolvimento do rim (24), sugerindo que o eixo de sulfato / sulfatação é vital no desenvolvimento renal e função. Estas enzimas com substratos endógenos são ligadas à membrana, enquanto aquelas moléculas sulfato que de sinal, tais como esteróides, hormonas da tiróide e neurotransmissores são citosólica (25). As mesmas enzimas também levar a cabo a segunda etapa do metabolismo de fármacos e compostos relacionados para dar solúveis em água derivados que são mais facilmente excretados. Todos os sulfotransferases têm motivos comuns, uma vez que contêm um cinco-stranded paralelo β folhas flanqueado por a-hélices que contém tanto o local de ligação PAPS e também o centro do sítio catalítico, as estruturas que são altamente conservadas durante a evolução. Os sítios de ligação de substrato, no entanto, são totalmente diferentes nas enzimas ligadas à membrana e citosólica (26). As principais enzimas responsáveis ​​para a sulfatação de fenóis e catecolaminas (SULT1A1 e 1A3, respectivamente) têm sido principalmente estudada em plaquetas sanguíneas em que a actividade é de aproximadamente co-regulados com outros tecidos do corpo, tais como o intestino e cérebro. SULT1A1 e 1A3 têm 93% de identidade de sequência de aminoácidos enquanto que um terceiro mais recentemente descoberto isoforma, SULT1A2, difere apenas por 3 resíduos de SULT1A1. Isto é, no entanto, suficiente para dar-lhe propriedades ligeiramente diferentes em relação ao repertório substrato, sensibilidade inibidor e estabilidade térmica. Todos os três genes estão localizados muito próximos no cromossoma 16. SULT1A1 está presente em concentração elevada no fígado, cérebro, plaquetas sanguíneas e muitos outros tecidos, enquanto SULT1A3 também é encontrada em plaquetas e do cérebro, mas tende a concentrar-se no tracto gastrointestinal, em vez de o fígado. É limitada a informação disponível sobre a distribuição de SULT1A2 mas tem sido detectada no fígado (por RNA) e alguns tumores de bexiga. Existe uma ampla variação na SULT1A1 actividade em populações humanas, tanto como 50 vezes tendo sido relatado por um grupo de trabalhadores (27). O nível de actividade da enzima em plaquetas correlaciona-se com o nível de proteína tal como detectado por immunoblotting. Um certo número de alelos diferentes para SULT1A1 foram encontrados e um alloenzyme com a Sua 213 é menos activo do que um com arginina no mesmo local. Uma gama de diferentes alelos SULT1A2 também são conhecidos e estão em um desequilíbrio de ligação com as SULT1A1 alelos. Polimorfismos não parecem ter sido relatado para SULT1A3 Embora as investigações sobre a actividade da enzima de plaquetas em famílias sugerem que podem existir, uma vez que existe uma vasta gama de actividade que é altamente hereditária (28).Actividade da sulfotransferase é conhecido por ser alterada em alguns estados disfuncionais, por exemplo a maioria dos pacientes com enxaqueca tem SULT1A1 baixa e por vezes baixa actividade SULT1A3 (29).  

Eles são, portanto, menos capaz de sulfato de fenóis alimentares e catecolaminas na gi trato e na corrente sanguínea através das plaquetas como a enzima Sult é co-regulada em ambos os tecidos. Resultados de sulfatação na inativação de aminas e esses indivíduos são suscetíveis aos alimentos que contêm substratos para as enzimas (queijo / tiramina, chocolate / feniletilamina, bananas / serotonina). Os níveis sangüíneos elevados de compostos com atividade de neurotransmissores são pensados ​​para 'gatilho' enxaqueca em quem já está suscetível. Tem sido mostrado que os indivíduos que são susceptíveis a enxaqueca são metabolicamente instáveis ​​(com levantadas excitotóxicas os níveis de aminoácidos) de modo que alterações muito pequenas no sangue e os níveis de catecolaminas cerebrais são suficientes para provocar um ataque de enxaqueca. SULT1A1 e 1A3 pode também ser inibida por flavonóides (30) e por alimentos que contêm estes compostos que ocorrem normalmente em frutas e vegetais (31).  

A incubação das preparações citosólicas de 35 diferentes frutas e vegetais com sulfotransferases plaquetas produzida uma vasta gama de resultados. Alguns cytosols inibiu a sulfatação de ambos os substratos de teste mais embora apareceu a mais inibem potentemente a 4-nitrofenol sulfatação do que a dopamina. A ingestão de frutas cítricas, especialmente laranja e vinho tinto é freqüentemente relatado como sendo 'gatilho' uma enxaqueca e os flavonóides naringina e componentes (resveratrol) são inibidores de ambas SULT1A1 e SULT1A3. Novos estudos com flavonóides purificadas têm mostrado que alguns podem virtualmente abolir SULT1A1 actividade em concentrações muito baixas (inferiores a 100 nM), mas a concentrações mais elevadas (acima de 1μM) que parecem actuar como substratos para SULT1A3. O efeito inibitório pode ser parcialmente superar pela presença de iões de magnésio. Estes não aparecem apenas para aumentar a actividade da enzima, mas também para diminuir a sensibilidade enzima para flavonóides como quercetina por um factor de cerca de cinco. Sulfotransferases Outros também podem ser afetados. A enzima tyrosylproteinsulfotransferase (TPST) é ligada à membrana e encontrado na maioria dos tecidos do corpo, incluindo a de plaquetas e do tracto gastrointestinal, onde é co-regulado (32). A enzima é uma TPST 50-54 kDa glicoproteína de membrana integral da rede trans-Golgi.  

Pelo menos, 2 formas são conhecidos, TPST-1 e TPST-2. Este último é uma proteína transmembranar de tipo II de 377 resíduos de aminoácidos, codificado por m-RNA originário a partir de sete exões de um gene localizado no cromossoma 22. Um 304 - segmento resíduo no domínio do terminal de TPST-2 tem homologia de 75% de ácido amino para o segmento correspondente da TPST-1 incluindo a conservação dos resíduos envolvidos na PAPS de ligação. A enzima e requer a presença de resíduos ácidos do lado amino-terminal da tirosina-alvo (33). A família TPST é altamente conservada do ponto de vista evolutivo, presumivelmente porque a modificação pós-tradução de resíduos de tirosina em peptídeos e proteínas tem sido necessário para milênios. Um certo número de substratos são conhecidos e estes incluem a molécula de adesão de leucócitos P-selectina ligando da glicoproteína 1 (PSGL-1) que é necessária para a ligação à P-selectina no endotélio activado e IgA, IgM, IGCT e complemento C4 (34). TPST é a enzima responsável pela sulfatação de gastrina e colecistoquinina, bem como a sulfatação de proto mucina-monómeros. Sulfatado colecistoquinina (CS) não tem receptores no cérebro, bem como o tubo digestivo e é necessária para a libertação da hormona peptídica oxitocina. A vitamina B6 (fosfato de piridoxal) tem sido relatado para inibir tanto SULT1A1 e TPST. No entanto, estudos neste laboratório mostraram que, tal como com a quercetina, esta inibição pode ser bloqueada por iões de magnésio e que uma proporção de pelo menos 1:1 de magnésio: B6 irá restaurar a actividade da enzima.


Os hidratos de carbono também são substratos para a sulfatação, em particular as cadeias de polissacárido ligados a os glicosaminoglicanos (GAG). Aqui, existem padrões específicos de sulfatação que controlam uma série de funções e variam consoante o tipo de célula. Estes GAGs sulfatados estão envolvidos na proteína G de sinalização de cálcio de sinalização, junções (célula-célula sinalização) e na diferenciação e crescimento (35). À medida que as enzimas envolvidas na sulfatação hidratos de carbono têm constantes de Michaelis relativamente elevados (em comparação com Sult 1A1 / 2, por exemplo), baixos níveis de sulfato de afectará esta via preferencialmente. Devido polissacarídeos sulfatados e GAGs são tão importante no desenvolvimento do cérebro fetal e neonatal, qualquer alteração na sua estrutura pode ter efeitos deletérios sobre a sua função. Transporte sulfato através da placenta aumenta drasticamente em todo o momento do nascimento, quando a maioria das células gliais estão a ser formado e estes níveis aumentados de sulfato estão associados com a formação de astrócitos e oligodendrócitos a partir de células progenitoras (36).


 É de interesse que as crianças têm níveis mais elevados de sulfato de plasma que os adultos (0,47 nmol / l no nascimento, diminuindo para 0,33 nmol / l após 36 meses; níveis adultos são cerca de 0,27 nmol / l embora possa haver um intervalo de largura). Este nível relativamente elevado de sulfato, em comparação com o estado adulto e com, por exemplo, ratos de laboratório, podem ser associados com um requisito para a padronização sulfato de hidratos de carbono no desenvolvimento neuronal. Estudos recentes sobre redes perineuronal ter encontrado estas estruturas de revestimento dos dendritos proximais de certos neurônios, incluindo aqueles em 5 áreas do cérebro envolvidas no autismo (37). Parece provável que as redes de desempenhar um papel na modulação do sinal dos neurónios GABA-érgicos, pois eles contêm sulfato de condroitina e assim são distintos a partir de outras estruturas. Em estudos com ratos, estas redes perineurais foram encontrados no tálamo, que controla a integração sensorial e emoções e também no hipotálamo, controlando neurónios regulação hormonal e autonômico.  

Neurónios no córtex cerebral humano, que são embainhou por redes perineuronal raramente sofrem alterações do citoesqueleto na doença de Alzheimer, sugerindo um efeito neuro-protector de componentes da matriz extracelular (38). Outros proteoglicanos sulfatados com cadeias GAG também ter um papel no desenvolvimento do cérebro, particularmente a família sindecam que regula a maturação das espinhas dendríticas e também glypican que é expresso durante o crescimento axonal. Neurocan é um proteoglicano sulfato de condroitina da família lectican, expressa principalmente durante a modelagem e as fases de remodelação no SNC. Que se liga a uma vasta gama de moléculas de superfície celular e estruturais componentes da matriz extracelular e tem sido sugerido como sendo responsável pela "sintonia fina" das redes neurais, que modula crescimento de células de ligação e neurite (39). Sulfatação de proteínas e cadeias de hidratos de carbono é também importante para a função das articulações do corpo. Um complexo de proteína / hidrato de carbono especial existe para permitir que as superfícies dos ossos diferentes em por exemplo, do punho do joelho, tornozelo e para deslizar sobre um outro, como a articulação é usado. 

 Esse revestimento escorregadio para as articulações é chamado de 'sinóvia'; as superfícies dos ossos são mantidas ligeiramente afastadas pela lubrificação de fluido sinovial. Em vez disso, como as proteínas de mucina nas paredes do intestino, o sinóvio é fortemente sulfatado em proteínas e GAGs associados para dar uma estrutura que é simultaneamente muito resistentes à degradação em uso e também capaz de proteger os ossos da articulação de fricção uns contra os outros e causando danos. Os doentes com artrite reumatóide têm sido demonstrado que têm níveis muito baixos de sulfato no plasma, fluido sinovial e também nas proteínas sinovial (40) e esta perda de sulfato está ligada com a progressão da doença, mostrando que sulfatação é vital para a função da articulação.

ConclusãoQuanto mais investigação é feito, a importância do fornecimento de sulfato se torna mais evidente, uma vez que sulfatação desempenha uma parte importante uma em tantos processos bioquímicos enquanto a geração de sulfato no corpo é frequentemente sub-óptima.Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário