quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que é plasticidade cerebral?

Plasticidade Cerebral
Plasticidade cerebral refere-se à capacidade do cérebro para alterar a sua estrutura e função, em resposta à detecção, perceber e de aprendizagem. Anteriormente acreditava-se que os caminhos e circuitos em nossos cérebros são geneticamente pré-determinado e essencialmente fixo. No entanto, é agora bem conhecido que o cérebro tem a capacidade de alterar, não só quando se está a desenvolver desde o nascimento, mas também na idade adulta.
Muitos neurocientistas líderes têm descrito a plasticidade do cérebro como a maior descoberta do nosso tempo.




Neuroplasticidade:
Neuroplasticidade refere-se à capacidade da rede de cérebro como um todo para mudar. Isto permite a novas ligações e os neurónios a formação de novas, que conduz à criação de novas vias para a comunicação entre as áreas do cérebro.
Primeiros anos de vida
Neuroplasticidade é exemplificado mais dramaticamente no início da vida (quando o cérebro imaturo cresce e organiza-se), bem como em resposta a lesão cerebral. Nos dois primeiros anos de vida, como novas peças de informação (como a linguagem e as observações do ambiente) são continuamente experimentado pela primeira vez, novos neurônios e vias são formadas permitindo memória dessa nova informação.


Traumatismos Encefálicos
Neuroplasticidade também tem sido amplamente reconhecida em pessoas com lesões cerebrais. Em resposta a uma atividade repetitiva, o cérebro é capaz de compensar os danos a uma área, reconhecendo e formando novas conexões entre os neurônios intactos, em uma área não danificado.
Por exemplo, paralisia parcial pode ser superada, como resultado da neuroplasticidade - actividade contínua e repetitiva de um membro imóvel ao longo do tempo pode levar a novas ligações ea memória de movimento. Uma experiência semelhante pode ser encontrada neste vídeo, que detalha a viagem de uma garota que teve seu lóbulo direito removido todo (e, consequentemente, perderam o movimento em seu lado esquerdo).
Plasticidade através da repetição e da prática - os músicos são um exemplo
Não é apenas na infância e em resposta ao dano cerebral que os efeitos da neuroplasticidade pode ser observado. Extensa pesquisa científica tem mostrado que os neurônios estão constantemente a ligar e formando caminhos em resposta à aprendizagem. Por exemplo, demonstrou-se que a matéria cinzenta em áreas do cérebro envolvida na reprodução de um instrumento musical (regiões a motor e áreas temporais) são maiores em músicos profissionais do que os não-músicos, o que demonstra a plasticidade através da repetição e prática.
Linguagem
A expõe situação semelhante em relação à linguagem - por exemplo, a prática constante e repetitivo dos elementos subjacentes do discurso pode levar à formação de novas conexões neuronais, permitindo assim o aumento caminhos para um melhor uso da linguagem.
Plasticidade sináptica:
Plasticidade sináptica se refere à capacidade das ligações entre os neurónios já existentes para aumentar a força. Isso é um pouco mais complexa, mas também está acreditado para aumentar e facilitar a aprendizagem e memória.
Neurônios que disparam juntos fios juntos - quando você experimentar duas coisas ao mesmo tempo os fios do cérebro-los juntos.

fonte: http://www.fastforword.com.au/content_common/pg-brain-plasticity.seo

Um comentário:

  1. Creio que esse texto foi traduzido com falhas. Seria interessante reeditá-lo com as correções.

    ResponderExcluir