domingo, 3 de julho de 2011

Autismo e Integração Sensorial parte 1

Autismo e Integração Sensorial parte 1


Todos experiências sensoriais (ver, ouvir, sentir, tocar, cheirar, movimentar e saborear um alimento) em alguns momentos da sua vida podem ser desagradáveis ou uma distração .As distrações sensoriais que podem tornar a vida tolerável por um tempo o que incluem :o barulho das unhas arranhando um quadro-negro, etiquetas ou tecidos ásperos das roupas, luzes brilhantes, ou alimentos muito frios e pastosos. Cada pessoa tem sua própria lista individualidade de sensações particularmente intolerável. Não há duas listas de pessoas idênticas. Por exemplo, algumas pessoas têm dificuldade para dormir com a televisão ligada ao fundo, enquanto as outras pessoas acham que os ruídos TV ajuda dormir mais rápido. Uma pessoa pode assustar com o som (liquidificador,enceradeira ou secador de cabelo), enquanto outro pode até não perceber o som. Algumas pessoas gostam de um toque muito leve em sua pele, enquanto outros sentem cócegas e não podem tolerar ser tocada.(não gosta de abraçar ou beijar).


Extremas questões sensoriais são muito comuns no autismo. Algumas crianças autistas não conseguem tolerar os sons ou abraços, enquanto a outra é indiferente aos sons e abraços. Uma criança autista pode ter uma reação explosiva e exagerada a barulhos altos, enquanto a outra não reage a todos. As crianças autistas com problemas sensoriais têm dificuldade em filtrar a entrada sensorial. Seu sistema nervoso apresenta dificuldade no processamento sensorial (interpretar e organizar as informações sensorias vindas do seu próprio corpo ou do ambiente)

Crianças autistas com hiperatividade diante os estimulos sensoriais podem evitar inciar  uma atividade que envolva movimento. Eles podem ficar com enjoo muito facilmente. Eles podem resistir atividades como subir ou descer escadas. Podem solicitar a assistência com tarefas aparentemente simples como andar.


Em contraste, as crianças autistas com hipoativo estimulos sensoriais procura ativamente atividade que envolva movimento. Eles podem desfrutar de balanço ou outras atividade que envolva movimento. Eles não podem sentir tonturas após girando em círculos e pouca noção de perigo. 

Atividades de Integração Sensorial para crianças autistas ajuda a melhorar o procesamento sensorial principalmente modulação sensorial uma auto-regulação dos estimulos como uma diminuição ou ampliando a intensidade das várias formas que as crianças recebem. A maioria das atividades de Integração Sensorial trabalha com os estimulos sensoriais como vestibular, proprioceptivo e tátil. O objetivo principal da Integração Sensorial é a organização e estrutação do comportamento da criança autista diante os estimulos sensoriais vindo do seu próprio corpo e do ambiente externo.
O sistema vestibular  ajuda as pessoas para poder ficar de pé e coordenar seus movimentos. Trata-se de informações sensoriais da visão, e também do especial de órgãos sensoriais localizadas no ouvido interno. Atividades que estimulam o sistema vestibular envolvem movimento, balançando, pulando e girando.


Crianças autistas hipoativo diante os estimulos sensoriais. Comportamento passividade, sem reação aos estimulos externos, pouca resposta para estimulos como toque, movimento, sons. Uma Terapeuta Ocupacional especialista abordagem de Integração Sensorial pode ajudar as crianças hipoativo aos estimulos sensoriais como ensinar exercícios alternativos com movimento estruturado que atendam às suas necessidades sensoriais, ao mesmo tempo ajudá-los a permanecer dentro dos limites aceitáveis socialmente.


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