terça-feira, 5 de julho de 2011

Espiritismo e as causas do autismo



"... Bom dia, amigo!Gostaria de saber se o espiritismo explica as causas do autismo. Abraço! ......"


Querida amiga, bom dia.

Desculpe o atraso da resposta, mas ultimamente tenho tido pouco tempo livre para me dedicar ao blog... espero que compreenda.

Para o Espiritismo, especialmente de acordo com Bezerra de Menezes e Joanna de Ângelis, o Autismo, como também todos os processos de limitações e doenças psíquicas ou mentais, é um resgate para espíritos que em suas encarnações passadas tiveram "poder" de influencia, decisão, liderança, ideológico ou coisas assim e que não utilizaram aquele "dom" em um objetivo útil ao próximo, abusando de sua influencia e muitas vezes se aproveitando de tudo o que podia fazer para ganho próprio.

o autismo, em especial, diferente de outras síndromes que possibilitam o convívio social do enfermo, se caracteriza pela criação interna de um mundo mental só daquele espírito - alguns estudiosos espirituais inclusive afirmam que seja para evitar encontrar seus opositores e "proteger" o espírito durante o seu resgate.

Normalmente o autista adquire alguns valores de comunicação mínimos com algumas pessoas de seu convívio, estranha imensamente pessoas de fora de seu meio, não gosta de mudanças em seus habitos e apresenta hábitos altamente repretitivos, além de parecer estar em um mundo inteiramente fora do nosso - apresentando um olhar distante como que perdido em pensamentos profundos.

Cientificamente aceita-se a hipótese de que os circuitos cerebrais do autista não estejam em complento funcionamento ou alinhamento, o que ocasionaria uma "perda" do senso de realidade e um apego maior a parte da memória e sentimentos que ainda funcionam - o que pode ser uma explicação biológica para este estado mental.

Espiritualmente, porém, é certo que por detrás deste cérebro existe uma mente espiritual que está em perfeito funcionamento, apenas não consegue "dominar" a sua máquina física e utilizar os veículos de fala e comunicação completamente. Alguns espíritos chegam a afirmar que em casos de problemas mentais o espírito está passando pelo processo de aceitação do isolamento consciente de sí mesmo... e que muitas vezes alguns se revoltam com este estado, agravando seu problema.

Allan KArdec, em " o Livro dos Espíritos" faz observações muito esclarecedores sobre o processo de alienação mental nas questões 371 a 378 , vale a pena dar uma olhada lá.

O que devemos, entretanto, compreender é que o espírito que se encontre temporariamente em processo de incapacidade mental, qualquer que seja, é nosso irmão e merece o nosso apoio e carinho - especialmente o da família, que certamente tem compromissos anteriores com aquele espírito ou, caso contrário, não estaria ligada a ele por laços de sangue.

Espero ter auxiliado em sua dúvida e qualquer coisa entre em contato novamente.

Paz contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário