domingo, 3 de julho de 2011

DÚVIDAS DOS PAIS



1-Percebi que minha filha sempre vira as pernas de um jeito estranho quando está sentada,formando um W.Parece que deve realmente doer os joelhos!Por que ela faz isso?

Alguns bebês costuma ficar sentados em W,com as pernas viradas para trás.Crianças que geralmente não tem muita estabilidade no tronco usam essa posição.Ao ficarem com as pernas para trás,elas aumentam a base de apoio.Consequentemente,não precisam se preocupar com equilíbrio.Entretanto,a pélvis fica bloqueada em uma posição,tornado difícil a rotação para entrar e sair da posição em W e para brincar.As crianças que sentam constantemente nesta posição pode ter hipotonia muscular e,assim,atrasar-se para engatinhar ou andar.Sentar-se nesta posição também pode afetar os ligamentos e a estrutura óssea do quadril e dos joelhos.

2-A coluna da minha filha fica curvada quando coloco sentada.Isso é normal?

Sim,todos os bebês começam a sentar com a coluna curvada.Primeiro eles apóiam colocando as mãos no chão na frente deles.Á medida que a musculatura da coluna se fortalece,as crianças começam a sentar-se corretamente e não precisam mais de apoio dos braços.O que não devemos fazer é colocar nossos filhos sentados muito cedo.Sua filha deve usar corretamente a musculatura das costas primeiro nas posições no chão.você também precisa observar se ela tem um bom controle de cabeça e uma ativação abdominal,quando ela estiver deitada de costas brincando com os pés.

3- Eu li que os bebês não precisam engatinhar -o que o desenvolvimento deles não fica comprometido se pularem este estágio.Essa informação é verdadeira?

É verdade que as atividades motoras grossas,como andar,não são necessariamente afetadas se um bebê não engatinhar- de fato, muitos bebês não gostam de engatinhar e você não pode forçá-los.Talvez seu filho ande “na hora certa”,mas isso não significa que a força de seus ombros,braços e tronco seja suficiente para ajudá-lo a subir,pular,saltar,pegar e manipular objetos pequenos.Colocar o bebê no chão é muito importante para aumentar as forças proximal(ombros,tronco e quadris)e distal(membros e mãos) e essas forças são cruciais para o desenvolvimento do seu filho.

4-Por que minha filha não quer andar na bicicleta?

Andar na bicicleta pode não ser divertido para sua filha,pelo contrário,pode exigir muito dela.Talvez ela não saiba como subir e como empurrá-la,usando os dois pés ao mesmo tempo(ela pode ter dificuldade planejamento motor).Também pode ter dificuldade em usar os pés(questões de equilíbrio e de tato).Tente fazer sua filha descobrir como subir na bicicleta.quando estiver sentada corretamente,ajude-a empurrando para que ela possa sentir como isso é divertido.

5-Levo meu filho a uma escolinha de esportes uma vez por semana.A maioria das crianças gosta da aula,mas meu filho não gosta de participar e reclama que não quer ir.Ele realmente precisa fazer algum esporte?Não posso deixá-lo fazer atividades de que gosta,como jogos de computador,videogame e livros?Sinto que estou forçando por nada?

Se uma criança continua no canto de uma aula,fica retraída ou não consegue participar quando a aula começa,ela está dizendo que essa aula não é talvez o esporte adequado para ela.É importante ser fisicamente ativo- trabalhar com movimento,equilíbrio,coordenação e força- enquanto nosso sistema nervoso estiver amadurecendo. Algumas aulas representam um desafio maior que outras.É nossa função,como pais,descobrir qual atividade serve melhor para os nossos filho e em grau dificuldade.
Se deixarmos nossos filhos desistirem de todas as atividades de que não gostam,eles nunca terão confiança para tentar.Seja persistente para encontrar a atividade certa para seu filho.

6-Meu filho cinco anos quer participar de muitas atividades como futebol,tênis e escalada.No entanto,ele não é coordenado ou rápido quanto as outras crianças com quem joga.Ás vezes, elas zombam dele.Devo mantê-lo nessas atividades ou direcioná-lo para fazer atividades em que ele possa se sair melhor?

Se seu filho quer fazer essas atividades,ele deve ter essa chance.Sua preocupação deve ser em relação ao grau de confiança dele,não de competência.Você já passou pela fase mais difícil:seu filho quer tentar- e continua tentando.
Se seu filho realmente não conseguir acompanhar,não veja isso como um problema.sua ansiedade vai afetá-lo mais do que os comentários dos colegas.E você pode pedir ajuda ao pediatra e solicitar uma avaliação fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.

7-Gostaria muito que meu filho de quatro anos aprendesse a tocar piano.De que habilidades anteriores ele precisa?

A maior habilidade que ele precisa ter é destreza dos dedos.Brinque com massinha de modelar e com argila.Pinte com giz de cera,desembrulhe balas,dê moedas para ele brincar.Ajude-o abrir a tampa de potes de vidro,a desabotoar e abotoar roupas e a dar laço no tênis.

8-Meu filho tem cinco anos e não consegue vestir.Por que isso é tão difícil para ele?

Existem algumas razões que podem explicar a dificuldade da criança de se vestir nesta idade.Uma está relacionada á falta de paciência dos pais ou dos filhos.e a outra essa tarefa exige uma série de habilidades básicas como reações de equilíbrio,consciência perceptiva direito/avesso,frente/costas,estabilidade e mobilidade,destreza nos dedos e transferência do peso.

9-Por que minha filha de três anos não pula com os dois pés?

Para pular,a criança precisa de certa quantidade de força,equilíbrio e coordenação motora bilateral:precisa ser capaz de usar os dois lados do corpo ao mesmo tempo como bater palmas,pegar uma bola e rebater com o bastão.Algumas crianças tem dificuldade com a coordenação motora bilateral tendem a pular com um pé de cada vez.

10-A escola me chamou para discutir a possível necessidade de terapia ocupacional para o meu filho.Eles disseram que ele tem dificuldade em segurar o lápis e giz de cera.Também é difícil para ele desenhar figuras.Ele já tem quatro anos e não creio que isso deva ser considerado problema.acredito que nunca ensinaram-lhe a pegada correta.Ele tem um problema real?

Pode haver algum problema adjacente.A maioria das crianças de 2-3 anos consegue segurar um lápis e desenhar automaticamente.Talvez seu filho tenha uma hipotonia muscular ou dificuldade planejamento motor.Pode haver falta de estabilidade em razão de sua incapacidade de manipular bem o lápis.Seu filho engatinhou?engatinhar ajuda na organização e no fortalecimento da parte superior do corpo.
Neste caso,precisa de uma avaliação de um terapeuta ocupacional porque mais tarde a criança pode apresentar outras dificuldades como colorir,desenhar,recortar e escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário