domingo, 3 de julho de 2011

COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E FINA



A coordenação motora da criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, ou seja mesmo que os pais não tenham esta consciência. Através de movimentos com as mãozinhas para pegar objetos, depois os primeiros passinhos, o rastejar no tapete, tudo isso engloba o desenvolvimento da coordenação motora.
Já em fase pré-escolar a coordenação é ‘treinada’ em atividades especificas para a idade, como exercicios motores de desenhos, simbolos, etc.
Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:

Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.

Classifica-se a coordenação motora em dois grupos.

- Coordenação motora grossa
Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar,correr,saltitar,pular,subir/descer escadas,rastejar, etc.


- Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos. Ex:escrever,pintar,desenhar,recortar,encaixar,
montar/desmontar,empilhar,costurar,abotoar/desabotoar e digitar

fonte: blog.educacional.com.br/.../2012/03/06/coordenacao-motora-grossa/
 

Um comentário:

  1. Sou educadora pedagogica ha quatro anos aposentada.Mas continuo buscando informação e me atualizando na area educacional para poder dar um suporte a crianças com carencia de aprendizagem. E trabalhar a coordenação motora delas é fundamental para superação do problema.Pois vejo que tanto crianças como os(a) adolescentes tem muito pouco coordenação motora.Obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir