domingo, 3 de julho de 2011

Dicas para estimular a memória do seu filho



A memória é a nossa capacidade de guardar coisas na mente e de recuperá-las em algum momento futuro.Procuramos recordar nomes,datas,listas de compras ou detalhes das viagens.A memória do dia-dia refere-se também ao preparo de uma refeição para noite ou aniversário de um amigo na semana que vem.
Alguns aspectos da memória estão envolvidos em quase todas as nossas atividades,a maneira como a usamos depende dos nossos hábitos de vida e nossa experiência.

-A Memória de Curto prazo guarda durante alguns segundos a informação,antes de ser transferida para memória de longo prazo.

-A Memória de longo prazo retém informações durante períodos que vão alguns minutos a muito anos.Todos os tipos de memória:
1)Memória procedimental-todas as habilidades motoras e de linguagem que aprendemos como nadar,andar de bicicleta,jogar futebol...
2)Memória Declarativa- é recordação do nosso conhecimento relativo a pessoas,objetos,lugares e acontecimentos.
3)Memória prospectiva-consiste em lembrar o que é preciso fazer e quando fazê-lo.É uma memória explícita que depende processamento da atenção.Exemplo:lembrar tomar o remédio,assistir uma reunião ás duas hors.



Estimular a memória:

Atividade diária:
-Praticar jogos de memória, dama, xadrez ou palavras cruzadas,

-exercícios simples como recordar fatos do dia-a-dia (o que comeu no almoço, o que aconteceu na escola,nomes dos colegas e professores)

-Aprender novas habilidades: computador, pintura, música

-Exercícios mnemônicos:
Associar fatos a imagens e procurar guardá-los na memória. Imaginar um alimento ou fato e imaginar todas as suas características.
Exemplo:hoje ele comeu uma fruta,vermelha,redonda,começa com a letra m...,qual o dia da semana que tem natação ou educação física..)

-Alimentação:
A boa alimentação é fundamental para a conservação da memória.

-Atividade física:
Os exercícios feitos regularmente trazem benefícios importantes para o processo de memorização.(natação,futebol..)

-Sono:
é muito importante para se ter uma boa memória.

-Lazer:
passeios,viagens,ir ao teatro,ler histórias...

-anotações em agenda ou quadro de recados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário