domingo, 3 de julho de 2011

Como escolher uma atividade física para o filho



Como escolher uma atividade física para o filho
-idade
-tipo de atividade física
-preferências com habilidades

Criança que faz esporte melhora:
-coordenação motora
-equilibrio
-sociabilidade
-autoconfiança
-atenção/concentração
-Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
-Visual – ver os movimentos
-Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo
-Afetivo – emoções e sentimentos
-Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
-Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

Na fase de iniciação do aprendizado, seja qual for o estilo de atividade física escolhido, há necessidade que as aulas possuam um caráter lúdico e bem dinâmico para que as aulas se tornem, antes de mais nada, algo prazeroso. E ao mesmo tempo, será trabalhado itens básicos e necessários para que, gradativamente, as exigências técnicas vão aumentando, pois a atividade física proporciona o conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade..Uma criança que na pré-escola teve oportunidade de participar atividade física, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada.
A atividade física, portanto, é um benefício. A criança adquire confiança e maturidade, desenvolvendo habilidades e luta pela conquista.

Quanto mais tipos atividades física a criança experimenta, mais chances de descobrir suas habilidades e do que gosta.

1-Natação
Bancos, espaguetes, argolas e bolas.Depende do grau de desenvolvimento.Na hora de escolher a escola, verifique se a temperatura da água da piscina é agradável, se ela é salinizada - o que reduz risco de alergias - e converse com o pediatra sobre otites. As aulas começam com flutuação e mergulhos, e só depois é feita a iniciação nos estilos de nados.
Idade indicada: 4 anos
2-Futebol
Até os 5 anos, por serem egocêntricas, as crianças não gostam de dividir a bola. Cada um quer ter a sua, mas depois aprende a compartilhar. Elas aprendem primeiro a dominar a bola e só depois que já são capazes de jogar e conhecer as regras.
Idade indicada: 6 anos
3-Equitação
É um dos melhores esportes para desenvolver a autoconfiança e a noção da cumplicidade. Primeiro ela é feita de maneira lúdica, com materiais e pista adaptados. Depois são apresentadas as técnicas. Antes dos 7 anos, ninguém salta porque até essa idade a criança não tem coordenação motora e equilibrio suficiente.
Idade indicada: 7 anos
4-Judô
O judô, por ter como base os fundamentos japoneses, ensina também a importância do respeito ao mestre e aos outros colegas. Quando ensinamos, falamos que o mesmo tratamento de respeito deve acontecer dentro de casa.também trabalha concentração,disciplina e coordenação motora.
Idade indicada: 4 anos
5-Capoeira
Atividade, lúdica por natureza, ela aprende mais sobre ritmos musicais e cultura brasileira. A primeira lição mostra que a capoeira não é um combate e, sim, uma arte. Depois tocam instrumentos e começam a se movimentar com a música. A capoeira é uma mistura de luta, música e jogo.É uma conversa com o corpo. Existem dois tipos: a de Angola, mais lenta, e a regional, em que ocorrem trocas de cordões. A criança aprende a acompanhar a música fazendo os movimentos.
Idade indicada: 5 anos
6-Tênis
A criança tem de controlar a raquete e acertar a bola, que chega em outra velocidade,é importante para noção de espaço e velocidade. A criança aprende primeiro a correr e bater para depois chegar aos movimentos mais elaborados, usando raquetes e bolas adaptadas. O tênis só trabalha o lado dominante do corpo. Se o ritmo de aulas for intenso, é necessário outro esporte complementar para compensar o outro lado
Idade indicada: 6 anos
7-Esportes coletivos
A responsabilidade e sociabilidade são alguns beneficios do esporte coletivos para as crianças. Elas aprendem a ter comprometimento porque o time precisa disso. Descobrem que o reconhecimento é para todo o grupo e não para um em particular. A explicação vale para o vôlei e para outros esportes coletivos, como o basquete e o handebol. No início, o treino só dá certo quando tudo está adaptado para a criança. Por exemplo, a bola tem de ser menor e só metade da quadra ser utilizada. À medida que ela vai crescendo, o tamanho da bola se aproxima da oficial e a quadra cresce. O vôlei é um dos esportes mais complicados de ensinar porque a criança não pode segurar a bola.
Idade indicada: 6 anos
8- Ginástica
É um esporte de movimentos,concentração e ritmo. A partir dos 3 anos, as crianças precisam do auxílio do professor, mas só depois dos 5 entram em contato com a técnica.
Idade indicada: 5 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário