domingo, 3 de julho de 2011

DESENVOLVIMENTO SENSORIAL DA CRIANÇA



As crianças aprendem sobre o mundo ao seu redor no início principalmente através de seus sentidos. Os sentidos incluem:
- visão
- audição
- olfato(cheiro)
- gustação(gosto)
- tato/proprioceptivo (tocar,sentir)
- vestibular (movimento/equilibrio)
  Um bebê aprende a sentar, engatinhar, ficar de pé e andar. As crianças continuam a aprender a manter o equilíbrio como correr, pular, saltitar, subir e descer escadas, praticar esportes e participar de outras atividades através dos sentidos.

A criança está  desenvolvendo seus sentidos  antes mesmo do nascimento. Os bebês recebem estímulos sensoriais do mundo ao seu redor, mesmo quando dentro do útero da mãe. Desenvolvimento Sensorial da criança é um processo contínuo. O cérebro aprende a receber os impulsos dos sentidos, a fim de interagir com o ambiente ao seu redor. O Desenvolvimento Sensorial da criança é parte integrante de ensinar a criança a aprender ao longo da vida.


Os bebês exploram o mundo através dos seus sentidos. À medida que crescem eles usam todos os seus sentidos. Eles começam a reconhecer o cheiro de suas comidas favoritas. Um bebê responde a voz da mamãe ou papai. Crianças gostam de tocar. Eles tentam pegar suas roupas e seus brinquedos favoritos. As crianças continuam a usar seu senso de paladar para adquirir um amor para alguns alimentos e uma aversão aos outros.
Os bebês aprendem a fazer descobertas através dos seus sentidos - formação das vias de desenvolvimento de novos neurônios em seu cérebro. Quanto mais se aprende, mais eles reforçam as vias que já possuem. Desenvolvimento Sensorial da criança é uma parte importante do desenvolvimento do cérebro.


Incentive seu filho!
Faça o possível para que seu filho tenha segurança para explorar o mundo em que vivem através de seus vários sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário