domingo, 3 de julho de 2011

Como ocorre o desenvolvimento da lateralidade?



A coordenação bilateral é importante para a lateralidade ser estabelecida.
As habilidades de coordenação bilateral começam a surgir na primeira infância.Os bebês usam as duas mãos, e se movem as mãos juntas para explorar ou tocar alguma coisa. Movendo as duas mãos ou ambas as pernas juntas, como isso é chamado de movimento simétrico.
(Se o seu bebê seis a nove meses não move as mãos juntas como este, e tende a deixar uma mão completamente. consulte o seu médico ou pediatra com urgência)
Alguns exemplos de movimentos simétricos que vemos nas crianças mais velhas são (bater palmas,pular.)
Enquanto o bebê cresce e se desenvolve, ele aprende a engatinhar, e, desta forma, ele aprende a usar cada lado do corpo de uma forma rítmica, primeiro um lado e depois o outro.Estes são movimentos recíprocos.
Uma parte importante do desenvolvimento de um bebê é a oportunidade para desenvolver a coordenação bilateral boa preparação para a lateralidade.
Conforme a criança cresce e se desenvolve, mais competências recíprocas, como caminhar, correr, escalar e andar de triciclo.Ambos os lados estão fazendo a mesma tarefa, de um lado ao mesmo tempo.Usando as mãos para puxar a corda é um bom exemplo de coordenação bilateral de reciprocidade das mãos.



Aos 2-3 anos,a maioria das crianças atingiram uma preferência manual e já desenvolveram esta habilidade para cruzar a linha média.

Cruzamento da linha média

Este termo é usado para descrever a ação que ocorre quando uma mão atravessa o centro do corpo para o outro lado, sem mudar o corpo inteiro. Aqueles que têm dificuldades com isso tendem a deslocar o corpo para o lado, ou fazer a atividade com a mão mais próxima do objeto, independentemente da dominância manual.

Cruzando a linha média significa que uma mão se move espontaneamente até o outro lado do corpo. Nesta foto, a criança apoia a mão esquerda e move a sua mão direita. Isso é chamado de cruzar a linha média. A criança tem uma boa dôminancia manual para lado direito(destro).



Antes de desenvolver esta habilidade de cruzar a linha média.
Você deve ter notado que o seu filho tende a usar a mão esquerda no lado esquerdo do corpo e a mão direita no lado direito do corpo.Então, se ele está construindo uma torre com blocos com todos os blocos na frente dele, ele vai pegar as peças do lado esquerdo com a mão esquerda, e as peças do lado direito com a mão direita.E enquanto desenhar ou colorir,ele pode mudar espontaneamente as mãos para colorir o outro lado. Isso é normal para as crianças pequenas(antes 2-3 anos).
No entanto,o desenvolvimento da criança correto da lateralidade cruzando a linha média é uma competência já estabelecida por volta 2-3 anos.
Isso significa que a criança precisa espontaneamente cruzar a linha média com ambas as mãos.
Isso permitirá que a mão dominante começa a praticar para se tornar hábil,veloz e precisa.
Se o seu filho evite cruzar a linha média, em seguida, usa ambas as mãos para escrever,desenhar,colorir,uso dos talheres. A lateralidade do seu filho pode ser aparentemente atrasado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário