domingo, 3 de julho de 2011

Jogar as coisas no chão: seu filho faz isso?



A criança joga fora tudo o que tem na mão? Faz isso porque deseja e se diverte. Ainda não é BIRRA

Será que falta de brinquedo adequado para a idade do seu filho para ele parar de jogar tudo no chão? Não
Nessa fase(a partir 8 meses) , o bebê alcançou um desenvolvimento psicológico e motor que favorece explorar o mundo sozinho e à maneira dele.
A criança não tem a clara intenção de jogar o garfo no chão porque quer irritar a mamãe. Deu vontade, ela faz. É mais instintivo e menos racional. Simples assim. Quando quer jogar, joga. Age ao sabor do impulso porque ainda desconhece seus limites

Não faça’, ‘não jogue’, ‘coloque no lugar’, ‘tire a mão’ é desgastante.Parece que tudo entra por um ouvido e sai pelo outro. A palavra tem muito pouco significado nessa idade.
Ainda assim, as reprimendas são necessárias para iniciar os bebês no inevitável mundo do LIMITE. O jeito é definir os nãos e evitar dar muita importância para o que não oferece risco à criança. Ignore por algumas horas, por exemplo, a roupa que foi arrancada da gaveta. E deixo a casa bagunçada.Apenas evite se desgastar. Quando for guardar as peças, convide a criança para ajudar como se fosse uma brincadeira. Firmeza e paciência porque os objetos só vão ficar no lugar quando seu filho DESCOBRIR ALGO TÃO DIVERTIDO quanto jogar chupeta para fora do berço.

A provocação
Por volta dos 8 meses, os bebês também gostam de jogar tudo no chão, esperando que o adulto pegue de volta. Com isso, reforçam a idéia de que os objetos e as pessoas que saem de sua visão não deixam de existir e aprendem que as ações têm conseqüências (cai no chão e faz barulho). Entre 1 e 2 anos, o comportamento é motivado pelo prazer de explorar o objeto e a criança nem entende a reprovação dos pais, pois está apenas brincando. Essa percepção fica mais clara A PARTIR 2-3 ANOS, se seu filho jogar algo no chão durante uma discussão, estará de fato provocando-a.

4 comentários:

  1. E o que fazer quando uma criança autista de 4 anos continua jogando objetos no chão? Parece se divertir com isso. Parece que o objetivo é chamar a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo é se comunicar... Querendo ou não, ele está estabelecendo uma comunicação com vc. A terapeuta do Luca nos orientou a nos adiantarmos, antes de ele fazer alguma coisa para chamar a atenção, a gente se faz presente e faz coisas lúdicas com ele, coisas que ele queira fazer... o negócio (o mais difícil) é antecipar e saber o que ele quer dizer (se for não verba)

      Excluir
    2. quando chamo a atencao do meu filho de 1 ano e 9 meses,ele joga as coisas no chao.Atualmente foi diagnosticado com suspeita de autismo.Sinto falta de materiais para lidar com essa sindrome. Acredito que a sindrome em si nao eh tao dificil de perceber se estivermos atentas aos sinais,mas como lidar com essa sindrome que eh a grande barreira.

      Excluir
    3. Meu filho kaue nunca tirou na do lugar ele é autista muito carinhoso ele só se joga no chão na escola não sei o que fazer me ajudem por favor

      Excluir