segunda-feira, 4 de julho de 2011

Esquema Corporal e Imagem Corporal


O desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação
de seu corpo com os objetos de seu meio, com as pessoas e com o mundo ao seu redor.

O esquema corporal ou a noção de corpo se constitui no elemento básico indispensável à formação da criança , é a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu corpo.

1.Esquema corporal – é o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes, permitindo que o sujeito se relacione com espaços, objetos e pessoas que o circundam. As informações proprioceptivas ou cinestésicas é que constroem este saber acerca do corpo e à medida que o corpo cresce, acontecem modificações e ajustes no esquema corporal. Exemplo: a criança sabe que a cabeça está em cima do pescoço e sabe que ambos fazem parte de um conjunto maior que é o corpo.
O esquema corporal é uma aquisição que desenvolve-se desde antes do nascimento, se incrementa em forma notável desde este até o terceiro ano de vida e, logo, continua em permanente evolução adaptativa pelo resto da existência do individuo.

2.Imagem corporal – é a representação mental inconsciente que fazemos do nosso próprio corpo, formada a partir do momento em que este corpo começa a ser desejado e, consequentemente a desejar e a ser marcado por uma história singular e pelas inscrições materna e paterna. Um exemplo de como se dá sua construção é o estágio do espelho que começa aos 6-8 meses de idade, quando a criança já se reconhece no espelho, sabendo que o que vê é sua imagem refletida. A imagem, portanto, vem antes do esquema, portanto, sem imagem, não há esquema corporal.

A imagem corporal do bebê amadurece aos poucos na medida em que ele experimenta o toque, a exploração do espaço, a manipulação e contato com objetos. A idéia de separação de seu corpo de outros corpos e objetos se dá gradativamente.

Teste Psicomotores(BPM)
A criança identifica as partes do seu corpo que forem tocadas pelo examinador , sendo que crianças na faixa etária de 4 e 5 anos devem nomear oito pontos táteis (nariz ,queixo, olhos, orelha, ombro, cotovelo , mão e pé).
e as crianças na faixa etária de seis anos e acima , devem nomear 16 pontos táteis
(testa,boca, olho direito, orelha esquerda,pescoço,ombro esquerdo,cotovelo direito, joelho esquerdo, pé direito,pé esquerdo, mão esquerda, polegar, indicador, médio, anelar e mínimo direitos). Pede-se a criança que feche os olhos e em pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário