Integração sensorial refere-se ao processo de organização cerebral para eficientemente processar a recepção de informação sensorial em uma representação coerente do mundo. As crianças neurotípicas aprendem a integrar seus sentidos nos primeiros anos. Elas o fazem através de interações com as pessoas próximas e através de brincadeiras exploratórias. Na verdade, toda e qualquer ação da criança resulta em informação sensorial para o cérebro, o que contribui para o processo de organização e integração. Quando sua criança de 4 anos pula na cama, roda em torno do próprio eixo até ficar tonta ou quer que você a segure de cabeça para baixo, ela está integrando seus sentidos. O sistema vestibular (que controla o equilíbrio) continua a amadurecer até a adolescência, o que explica o porque dos adolescentes buscarem experiências intensas como as das montanhas-russas, enquanto que os adultos geralmente não as toleram fisicamente.
Crianças com autismo não são diferentes em relação a isto. Elas também recebem a informação sensorial que ajuda o cérebro a se organizar através de atividades como rodar, balançar, correr, pular, bater, tocar, mastigar, apertar, e cheirar. A diferença é que crianças com autismo geralmente necessitam fazer estas atividades por períodos maiores e de forma mais intensa do que outras crianças. Algumas delas também continuam a precisar destes tipos de estímulos engajando-se em comportamentos auto-estimulatórios que não seriam considerados “apropriados” para suas idades em nossa sociedade. Devido a comportamentos desta natureza, crianças com autismo são amplamente incompreendidas.
Movimento: Algumas crianças são hiposensiveis a sensações de movimento, e assim eles tem um grande desejo de correr, pular, girar, saltitar, pouca noção do perigo,não parece ficar tonto, e gira por um longo tempo, e parece gostar de movimento rápido como balançar. parece desajeitado, e pode tropeçar ou cair com freqüência..
Uma criança que é hipersensível ao movimento fica constantemente nervoso com mudanças posturais, se assusta facilmente, com medo do movimento.Exemplo subir/descer escadas, balanço,escorregador, cama elástica e outros.
- Torna-se ansioso ou angustiado quando os pés deixam o chão
- Evita escalar ou pular
- Evita equipamentos de playground
- Procura todos os tipos de movimento e isso interfere com a vida diária
- Assume riscos excessivos enquanto estiver jogando, não tem consciência de segurança
sábado, 25 de junho de 2011
Questões de toque em Crianças com Perturbações do Espectro Autista
Problemas sensoriais, muitas vezes interferem no aprendizado e no comportamento estranho ou inadequado.
Enquanto a maioria das crianças com transtornos do espectro autista têm dificuldades de processamento sensorial de um ou mais dos sentidos.o sensibilidade ao toque é mais comum.
Essas crianças reagem a sub ou super-estimulação com defensividade tátil.
Não querendo tocar ou ser tocado, ficando fora de abraços, e usando apenas determinados tipos de roupa caracteriza esse distúrbio sensorial. Essas crianças reagem a sub ou super-estimulação com defensividade tátil.
No outro extremo, as crianças com problemas de processamento tátil pode procurar o estimulo em excesso como- Apego à mãe, tocar ou abraçar tudo e todos à vista, ou sem dor e repetidamente batendo a cabeça na cabeceira da cama.
O cérebro deixa de integrar as informações corretamente com os outros sentidos e a criança pode perceber toque como de maneira perigosa, e reage defensivamente. um comportamento estranho ou de agressividade pode ser uma resposta inadequada do estimulo sensorial devido o transtorno.
Quando as crianças autistas são sensíveis ao toque, os sintomas podem variar de criança para criança, devido diferentes tipos de estimulos
- dor - temperatura - vibração - leve toque - pressão
Questões de toque em Crianças com Perturbações do Espectro Autista
Crianças do espectro autista pode ser hipersensíveis ao toque ou hiposensível ao toque. Os seguintes sinais - não sentir dor, recusa-se abraços, se apega demais, sempre quer apoiar em você ou te abraçar, sempre tocando coisas e pessoas, mantém a sua distância ao sentar-se com a família ou amigos, não gosta de texturas ásperas roupas, costuras, etiquetas, não quer escovar, pentear, ou lavar o cabelo, luta contra a escovar os dentes, não quer usar sapatos, gosta de fazer uma bagunça, fica irritado em pisar na grama ou areia, bate a cabeça na cabeceira da cama, chão, objetos ou pessoas e ama ou odeia brinquedos vibrando
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Problemas de Integração Sensorial - Sensibilidade ao toque
seu filho fica nervoso quando seu rosto é tocado? ele insiste em remover todas as etiquetas de todas as suas roupas? Ele é cauteloso em tocar as coisas que ele acha que pode se sentir pegajoso ou difícil? Ele prefere certos tecidos e tem uma aversão em usar outros? Seus pés são realmente sensíveis?
Se este for o caso, então o seu filho, ele tem uma sensibilidade ao toque. Este é um dos problemas de integração sensorial que pode ocorrer em crianças, e é conhecido como "defesa tátil".
Você deve saber que o toque tem um papel essencial no desenvolvimento social e emocional das crianças e que lhes permite construir sobre seus relacionamentos existentes e também ajuda-los a fazer novas conexões. Esta é a função que liga uma mãe com seu recém-nascido.
Outra função que desempenha o toque é a de ser um sistema de alerta e um indicador de dor. É devido a esta função que o nosso cérebro registra a dor. Eventos que são dolorosas pode nos alertar sobre o que está a seguir, muitas vezes obrigando-nos a tomar decisões rapidamente para evitar maiores danos.
No entanto, existem casos em que as sensações de toque são erroneamente registrado pelo cérebro devido a anormalidades no sistema tátil de uma criança sensorial. Uma criança, em tal cenário, pode acabar se sentindo ameaçado por uma sensação de toque que poderiam ser vistos como inofensivos. Se seu filho tem reações extremas em situações aparentemente inofensivo, ele poderia sofrer de sensibilidade ao toque.
Se o seu filho tem essa condição, então é muito importante que ele receba o tipo certo de cuidado e atenção. Alguma sensação física pode ser visto como uma ameaça para seu filho.
Uma sensação aparentemente lisa pode ser a causa da dor imensa a sua criança. Isso teria um efeito adverso sobre o seu comportamento .Seu filho, neste momento, poderia reagir com grito, choro ou raiva.
Este é um distúrbio de integração sensorial que pode afetar a capacidade de aprendizagem do seu filho.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Sugestões de Atividades Coordenação Motora Fina parte 26
Palito de dente e balas jujuba ( montagem de figuras geométricas)
Cortar espuma ou esponjas(em cubinhos) para uma colagem
Moldes de objetos diferentes
Alinhavo com os números
Pintura diferente (esponjas na ponta da vara de pesca) trabalhar a criatividade das crianças.
Brincadeira com areia ou feijão (uso de colheres pequenas e grandes e funil)
Cortar espuma ou esponjas(em cubinhos) para uma colagem
Moldes de objetos diferentes
Alinhavo com os números
Pintura diferente (esponjas na ponta da vara de pesca) trabalhar a criatividade das crianças.
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