domingo, 3 de julho de 2011

As bases essenciais para habilidades motoras finas.

-BOA BASE POSTURAL(POSTURA SENTADA)
-PERCEPÇÃO TÁTIL
-COORDENAÇÃO BILATERAL
-MOBILIDADE DEDOS INDICADOR,POLEGAR E ESTABILIZAÇÃO DO DEDO MÉDIO


Em primeiro lugar, a criança precisa de uma boa base postural - os músculos maiores de ombros e tronco que estabilizam o braço para que os dedos fiquem livres para se mover. Quando essa base é frágil,a criança pode apresentar dificuldade para segurar o lápis para colorir,desenhar e escrever
-pouca graduação de força na escrita
-não tem controle postural suficiente para manter a escrita
-pode ocorrer uma grande tensão no ombro(cintura escapular)
-cansa facialmente
-dores na região pescoço e ombro.
-lentidão dos movimentos
Uso do lápis ou uma tesoura de uma forma inadequada pode ocorrer devido uma pobre estabilidade da cintura escapular e dos grandes músculos do tronco.Para a criança com pobre estabilidade na cintura escapular precisa de uma grande quantidade de esforço nas habiliades motoras finas.

Em segundo lugar, a criança precisa de uma boa percepção tátil(também conhecida como a percepção ao toque).Se você não está recebendo um bom feedback dos seus dedos, é difícil uma boa precisão dos movimentos dos dedos.Exemplo:lavar os pratos com uma luva de borracha ocorre uma sensação estranha e também bastante díficil perceber e controlar os movimentos das mãos e dedos

Quando uma criança tem uma base fraca de percepção ao toque, parece que ele está fazendo tudo com luvas de borracha.Não há, provavelmente,nada de errado com as mãos e dedos, mas seu cérebro está com dificuldade de processar as informações de suas mãos corretamente e desenvolvimento motor não é o ideal.

Coordenação Bilateral é a capacidade de usar os dois lados do corpo em conjunto de forma coordenada. Algumas habilidades motoras finas,funcionam de maneira coordenada e precisa,como amarrar o cadarço do tênis, cortar com tesoura, e apertar um parafuso.

Finalmente, os músculos da mão precisam aprender a trabalhar maneira precisa.Assim a Mão tem a função Essencial é o quarta base para habilidades motoras finas. Intimamente relacionado posição do antebraço e punho,principalmente mobilidade dos dedos indicador e polegar e estabilidade dedo médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário