domingo, 3 de julho de 2011

Questões de toque em Crianças com Perturbações do Espectro Autista

Problemas sensoriais, muitas vezes interferem no aprendizado e no comportamento estranho ou inadequado.  
Enquanto a maioria das crianças com transtornos do espectro autista têm dificuldades de processamento  sensorial de um ou mais dos sentidos.o sensibilidade ao toque é mais comum.
Essas crianças reagem a sub ou super-estimulação com defensividade tátil.
Não querendo tocar ou ser tocado, ficando fora de abraços, e usando apenas determinados tipos de roupa caracteriza esse distúrbio sensorial.
No outro extremo, as crianças com problemas de  processamento tátil pode procurar o estimulo em excesso como-  Apego à mãe, tocar ou abraçar tudo e todos à vista, ou sem dor e repetidamente batendo a cabeça na cabeceira da cama.
O que é Transtorno Processamento Sensorial em Crianças com Autismo? 
O cérebro deixa de integrar as informações corretamente com os outros sentidos e a criança pode  perceber toque como de maneira perigosa, e reage defensivamente. um comportamento estranho ou de agressividade pode ser uma resposta inadequada do estimulo sensorial devido o transtorno.

Quando as crianças autistas são sensíveis ao toque, os sintomas podem variar de criança para criança, devido diferentes tipos de estimulos 

- dor - temperatura  -  vibração  - leve toque  - pressão  

Questões de toque em Crianças com Perturbações do Espectro Autista

   Crianças do espectro autista pode ser hipersensíveis ao toque ou hiposensível ao toque. Os seguintes sinais  - não sentir dor, recusa-se abraços, se apega demais, sempre quer apoiar em você ou te abraçar, sempre tocando coisas e pessoas, mantém a sua distância ao sentar-se com a família ou amigos, não gosta de texturas ásperas roupas, costuras, etiquetas, não quer escovar, pentear, ou lavar o cabelo, luta contra a escovar os dentes, não quer usar sapatos, gosta de fazer uma bagunça, fica irritado em pisar na grama ou areia, bate a cabeça na cabeceira da cama, chão, objetos ou pessoas e ama ou odeia brinquedos vibrando 


Nenhum comentário:

Postar um comentário